Projeto Nas Ondas da Leitura: Prefeitura realiza formação para professores

CAPACITACAO-PROFESSORES-EDUCACAO-FOTO-VALTER-ANDRADE_MG_7132-aa-texto-660x330

O evento aconteceu nesta quarta (27), na Faculdade Metropolitana. O objetivo foi aprimorar o projeto, que incentiva a leitura nas escolas.

Por Camila de Barros

Despertar nas crianças o gosto pela leitura: foi com esse objetivo que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reuniu, nesta quarta-feira (27), os professores do quarto e quinto ano da Rede Municipal de Ensino, no auditório da Faculdade Metropolitana. A formação teve como mote o aprimoramento prático do Projeto Nas Ondas da Leitura.

O projeto é realizado pela Prefeitura em parceria com a Editora Imeph e funciona da seguinte forma: todos os alunos do quarto e quinto ano recebem, gratuitamente, uma mochila com cinco livros de literatura infantojuvenil. Em sala, os professores trabalham com as temáticas das histórias de variadas maneiras. Neste ano, 12 mil alunos participam do projeto.

Segundo Michely Almeida, chefe de Ensino Fundamental dos anos iniciais, “é importante incentivar as crianças a começarem a ter o prazer de ler e, consequentemente, escrever”, disse.

O professor Robson Teles, doutor em Literatura e Cultura, foi quem deu a palestra. Ele destacou a melhoria da escrita como um dos benefícios do programa. “Os alunos devem se sentir donos do seu texto. Para isso, precisam ser orientados a transformarem seus sentimentos e experiências em palavras”, comentou.

Da parte dos professores, o sentimento é de satisfação. “Meus alunos melhoraram até o comportamento. É um verdadeiro mergulho na criatividade e interação”, disse Kátia Carneiro da Silva, professora do quinto ano da Escola Municipal Profª. Tecla Teixeira de Arruda, em Marcos Freire.

Marilene Cristina, professora do quinto ano da Escola Municipal Santa Edwirges, em Candeias, compartilhou como desenvolve o projeto em sala de aula. “Oriento os alunos a escreverem cartas e bilhetes para os personagens dos livros. Eles se divertem muito e melhoram a interpretação de texto e redação”, explicou. Marilene também aprovou o evento. “Gostei muito da formação. Achei importante a mensagem de que temos que deixar fluir a criatividade particular de cada aluno”, contou.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Secretarias se unem para incentivar Cultura de Paz

P1060859

P1060857

Escolas Municipais estão entre os principais canais de mobilização social em prol de segurança pública

Tarde de reflexões e parceria entre os secretários executivo de Educação, Francisco Amorim; municipal de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Elmo Freitas; executiva de Segurança Cidadã, Karla Vieira; e consultor do Jaboatão em Ordem, professor Júlio César.  A reunião aconteceu na última quarta (27), na Secretaria Executiva de Educação. Também participou do encontro a superintendente de Gestão Escolar, Carminha Mendes.

“A educação é o caminha para trazer a população para refletir segurança pública. As pessoas têm que entender que o problema não se resolve colocando guardas nas escolas. Outras medidas podem ser tomadas. Em breve a nova guarda municipal estará tomando posse e poderá contribuir com outras ações também. Podemos intensificar rondas em áreas de mais vulnerabilidade e conscientizar a sociedade”, destacou o secretário Elmo Freitas.

A proposta é formar uma comissão com a equipe técnica da Secretaria Executiva de Educação e outro grupo de formadores de opinião que serão multiplicadores, composto por representatividade de diversos segmentos de cada uma das sete regionais. “Após trabalharmos estratégias com estes grupos teremos um seminário geral sobre a segurança pública e o Jaboatão em Ordem. Será trabalhando um método meu: o ANE, Anseio-Necessidades-Expectativa. Jaboatão é uma cidade que tem exemplos exitosos e serve como piloto”, consultor do Jaboatão em Ordem, professor Júlio César.

“Já estamos trabalhando o empoderamento da sociedade nas escolas. Os programas Educação em Debate, Fórum de Pais, Proerd, Escola Legal, Escola Protegida, entre outros, vem ganhando espaço e trazendo os pais para perto da gestão. Esta iniciativa chega para somar”, enfatizou o secretário Francisco Amorim.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Creche municipal recebe palestra sobre alimentação saudável

IMG-20150527-WA0002

A I Semana do Bebê de Jaboatão, realizada em parceria com a Unicef e o Instituto Jaboatão Criança, tem programação diversificada

A criança que tem uma alimentação saudável a partir dos 6 meses de vida tem maior facilidade no aprendizado e melhor crescimento, além de  prevenir a obesidade infantil. Nesse sentido a I Semana do Bebê de Jaboatão, cujo tema é “Todos juntos pela primeira Infância” não poderia deixar de reservar um momento para discutir alimentação saudável. Na manhã de hoje (27), a Creche Municipal Mundo Encantado, no Curado IV, recebeu a Gerência de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Executiva de Educação para discutir a temática e apresentar opções de refeições.

As mães presentes assistiram o vídeo 10 passos para uma alimentação saudável, do Ministério da Saúde que esclarece as alimentações por fases desde a amamentação, os alimentos indicados e os que devem ser evitados, e a importância de diversificar os alimentos oferecidos ao longo do dia.

A gerente de Nutrição e Alimentação Escolar, Alessandra Jucene, ensinou o preparo de uma refeição equilibrada que pode ser oferecida para crianças a partir dos 6 meses de vida. “É importante que nas principais refeições a gente trabalhe os três principais grupos de alimentos. Nesta receita de creme de feijão com arroz, legumes e frango, temos a proteína, o legume e a leguminosa”, detacou.

As mães tiraram dúvidas e ganharam um livro com receitas saudáveis. “Eu achei a palestra muito boa. O vídeo mostrou muita coisa que eu não sabia. Eu pensava que não podia dar brócolis para não engasgar, mas agora vou dar. Aqui na creche a comida é ótima, tem várias coisas, é bom que eles aprendem a comer de tudo. E as professores são muito atenciosas, cuidam muito bem deles”,  pontuou  a mãe de gêmeos com 10 meses de idade, Fabiana Siqueira.

Dentro da programação, as creches municipais também estão recebendo contações de histórias e oficina de massagem shantala com as mães, que proporciona mais calma, menos cólica e melhor sono. A semana do Bebê começou na última segunda (25) e segue até a sexta (29), no Hotel Dorisol, em Piedade, além das ações descentralizadas.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

UFPE aplica projeto educacional em Jaboatão

P1060849

Com recorte no atendimento de estudantes de 15 a 17 anos que estão fora da faixa etária o projeto irá contemplar três unidades de ensino

Diminuir a vulnerabilidade e trabalhar estratégias para conclusão da educação básica para os jovens com idades de 15 a 17 anos estão entre os objetivos do Projetos de Vida, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  e Ministério da Educação. Jaboatão está entre os 14 municípios que irão fazer parte da ação, serão contempladas as Escolas Municipais José Rodovalho, Bartolomeu de Gusmão e Oscar Moura, totalizando 220 alunos atendidos. Na manhã de hoje (26), o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, recebeu os professores pesquisadores da UFPE Jonatan Bezerra, Pedro Renato de Souza e Suzano Aquino Guimarães, para apresentação do projeto que será executado em 24 meses. O grupo também visitou a Escola Bartolomeu de Gusmão, em Piedade.

O projeto considera o quadro brasileiro da distorção idade-série na última etapa da Educação Básica: cerca de 80% dos jovens entre 15 e 17 anos frequentam as escolas, embora apenas 52.25% destes estejam no Ensino Médio. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD/2011), 1,6 milhão de jovens nessa faixa etária estão fora da escola. Outro ponto relevante são os homicídios que são as principais causas de morte entre jovens negros, do sexo masculino, moradores de periferia, de baixa escolaridade com idades entre 15 e 29 anos no Brasil.

“Toda parceria é bem vinda, principalmente se for para beneficiar a aprendizagem dos estudantes do município. Muitos jovens têm dificuldades que vão além dos muros das escolas, dependem de fatores externos e interferem no sucesso da conclusão da educação básica. Investir na educação destes jovens possibilita uma inclusão social e uma melhor qualidade de vida destas famílias. Esta parceria da UFPE vai ser muito positiva para o município”, afirmou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim. A equipe pedagógica que vai executar o projeto é composta por 1 Coordenador-Geral, 1 Coordenador Adjunto, 8 Professores Pesquisadores (UFPE) e 10 Professores Supervisores (municípios).

O objetivo geral é a produção de materiais e oferta de formação de natureza teórico-metodológica para professores do Ensino Fundamental, como subsídios ao planejamento e à execução de atividades pedagógicas inovadoras e diferenciadas, que atendam a demandas de aprendizagem específicas de jovens de 15 a 17 anos em situação de multirrepetência, evadidos ou ainda matriculados no ensino fundamental, tendo em vista seu ingresso no Ensino Médio. A iniciativa irá beneficiar os professores municipais com acompanhamento pedagógico; coordenadores e professores comunitários do Programa Mais Educação com encontro de formação. Para elaboração do material será feito um mapeamento e pesquisa sobre as práticas desenvolvidas.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão terá bebê prefeita por um ano

64591,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

Alycia Liz nasceu de parto normal e recebeu o título que simboliza a afirmação de políticas públicas voltadas para a primeira infância

Por Rose Albuquerque

Com 3,185 kg e medindo 47 centímetros, veio ao mundo, às 12:20 da última segunda-feira (25/05), a primeira bebê prefeita de  Jaboatão dos Guararapes. Alycia Liz recebeu o título porque foi a primeira criança nascida no município, por parto normal, após a abertura oficial da I Semana do Bebê, feita pelo prefeito Elias Gomes. A criança, que nasceu no Hospital Memorial, em Prazeres, permanecerá com o título por um ano. Além disso, ela recebeu um enxoval completo, preparado especialmente para ela.

Na manhã desta terça-feira (26/05), a secretária municipal de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento, fez a entrega das chaves da cidade e do certificado à mãe da menor. “Esse é um marco importante porque formaliza a política voltada para os cuidados com os bebês. Além disso, representa as ações que marcam esse cuidado que se deve ter com o recém-nascido, como o fato de ter nascido de parto normal e estar recebendo o leite materno”, afirmou a gestora.

A mãe de Alycia, Andreza Carla, 25, ficou emocionada. “Estou desempregada e nem pude organizar a melhor recepção para minha filha. Esse título e todos esses presentes chegaram em um excelente momento”, afirmou Alycia. Ela também contou que fez o pré-natal acompanhada pela Equipe do Saúde da Família, em Barra de Jangada, e que, mesmo com algumas complicações, durante a gestação, o parto normal nunca deixou de ser desejado. “Fui bem acompanhada e aqui o atendimento é excelente”, concluiu.

Jane Santos, coordenadora do escritório da Unicef em Recife, aproveitou o momento para divulgar a I Semana do Bebê de Jaboatão dos Guararapes. “Essa semana foi pensada para debater os cuidados que garantam a saúde dos bebês, desde a sua concepção: o acompanhamento às mães gestantes, o estímulo ao parto normal, a orientação para o aleitamento materno. Enfim, todos os direitos que devem ser garantidos a pessoa em sua primeira infância e que garantam um desenvolvimento pleno e saudável”, destacou Jane.

SEMANA DO BEBÊ

Com o tema “Todos juntos pela primeira Infância”, Jaboatão dos Guararapes realiza, pela primeira vez, a Semana do Bebê. O evento, que também conta com a organização Instituto Jaboatão Criança e do Unicef, acontecerá no Hotel Dorissol, em Piedade, e contará com diversas atividades, como palestras, apresentações culturais, oficinas, fóruns, contações de história, rodas de diálogo, exposições e a realização da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaboatão dos Guararapes. Este será realizado no Espaço Criança Esperança, no bairro de Socorro.

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Encontro da Unesco sobre Educação será realizado em Jaboatão

I Workshop Internacional sobre o Desenvolvimento de Cidades da Aprendizagem será nos dias 2 e 3 de junho, na Faculdade dos Guararapes, em Piedade

Por Tiago Brito

Nos dias 2 e 3 de junho, Jaboatão dos Guararapes sediará o I Workshop Internacional sobre o Desenvolvimento de Cidades da Aprendizagem, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  O encontro, destinado a prefeito e gestores de Educação do Brasil, tem o foco de incentivar a implementação de políticas públicas para a Educação, baseadas na redução de vulnerabilidades sociais e no combate às desigualdades. O encontro seerá na Faculdade dos Guararapes, em Piedade.

Foram convidados representantes de 150 municípios brasileiros, além de prefeitos da América Latina, a exemplo da Cidade do México, cuja presença já está confirmada. Os debates darão subsídios para a II Conferência Internacional, que será realizada na Cidade do México, no segundo semestre deste ano. Desta forma, o workshop tem o objetivo de estimular as cidades para que sejam um instrumento de inclusão e de justiça social, com ações que incentivem o cidadão além do ambiente escolar.

A solenidade de abertura, marcada às 9h do dia 2, contará com a presença de diversas autoridades, entre eles o diretor representante Permanente da Organização de Estados Ibero-Americanos, Luís Mariá Scasso; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o diretor do Institute for Lifelong Learning (UIL – UNESCO), Raúl Valdés Cotera, e o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes.

Entre as atividades confirmadas na programação, haverá palestras do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, sobre o tema “O Novo Modelo de Desenvolvimento e o Federalismo Cooperativo”, e de Inês Miskalo, do Instituto Ayrton Senna, abordando  “O Papel do Município na Qualificação da Educação Pública”.

“Esse evento reforça a parceria entre Jaboatão e a Unesco. A cidade possui o Espaço Criança Esperança, em Jaboatão Centro, uma parceria entre a Globo e a Unesco que envolve o município, e tem a candidatura de quatro escolas municipais para o selo do programa Escolas  Associadas, do organismo das Nações Unidas”, destaca a gerente de Relações Internacionais da Prefeitura, Giovanna de Melo.

SELO E FINANCIAMENTO

O financiamento de projetos, a exemplo do programa Escolas Associadas (Pea), é uma das importantes  ações da Unesco. Em Jaboatão, quatro escolas municipais se candidataram para o recebimento do selo, destinado às instituições em reconhecimento às ações exitosas

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão realiza a I Semana do Bebê

semana do bebÊ

Programação vai do dia 25 a 29 de maio com uma extensa programação

Por Rebeca Tavares

Com a proposta de articular a gestão e a sociedade civil para olhar com mais cuidado para a primeira infância, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está realizando durante essa semana de 25 a 29 de maio a I Semana do Bebê. Será uma semana extensa de atividades no município.

Essa ação é uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com a Secretaria de Desenvolvimento e Mobilização Social, Instituto Jaboatão Criança e o Unicef. Durante a semana serão de atividades como palestras, debates, roda de diálogos, atividades lúdicas, entre outras.

A ideia é discutir o desenvolvimento infantil e a proteção integral das crianças com até 06 anos de idade, beneficiando mais de 8 mil crianças de 0 a 6 anos, dos quais 5.652 estão matriculadas na Educação Infantil e 3.150 no 1º ano do Ensino Fundamental.

“Essa ação é de extrema importância para o município discutir públicas que atendam a primeira infância. Para isso, estamos articulando as secretarias para assegurar os direitos da criança e do adolescente”, explicou Fernando Silva, Secretário Executivo de Coordenação da Gestão.

A programação também inclui a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaboatão dos Guararapes, que acontecerá na sexta (29/05), no Espaço Criança Esperança em Jaboatão Centro. Na ocasião serão apresentadas as propostas dos Grupos de Trabalho, além de eleger delegados para IX Conferência Estadual.

“Essa semana significa para nós uma semana de valorização da vida. Vamos despertar os olhares para a primeira infância, chamar a sociedade civil e o Estado para refletir e resgatar o sentido da família. É um momento de sensibilidade e reflexão”, destacou o prefeito Elias Gomes.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Crianças aprendem a importância da reciclagem

64557,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

Com participação de estudantes, oficina foi realizada nesta sexta (22), na Escola Municipal Vereador Antônio de Januário, em Prazeres

Por Carol Moura

Compreender a importância da reciclagem tem sido essencial para o futuro das novas gerações. E as crianças têm um papel importante nesse processo. Para isso, estudantes do 4º e 5º Anos da Escola Municipal Vereador Antônio de Januário, em Prazeres, participaram, nesta sexta-feira (22), da Eco – Oficina de Artesanato, a partir da reutilização de materiais recicláveis. A ação foi desenvolvida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

“É mais fácil trabalhar a consciência ambiental com as crianças. E elas são multiplicadores do que aprendem, ensinando dentro de suas casas a fazer a separação correta do lixo correta e a reciclar”, afirmou Schircleide Santana, técnica em meio ambiente da Secretaria Executiva de Gestão Urbana e Meio Ambiente.

O estudante do 5º Ano Thiago Rodrigues, nove anos, era um dos mais empolgados durante a oficina. “Vou mostrar a minha mãe o que aprendi hoje: que a gente tem que separar o lixo certinho para ajudar o meio ambiente”, disse.

Durante a oficina, os estudantes aprenderam a fazer um “puxa-saco” (recipiente onde se colocam sacolas plásticas) de garrafa pet e um porta lápis com garrafinha de água mineral. Além disso, aprenderam a separar o lixo para melhorar tanto o recolhimento e para juntar material reciclável.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão promove I Semana do Bebê do município

Evento movimentará todo o município entre os dias 25 e 29 de maio, com atividades voltadas para adultos e para as crianças com idades entre 0 e 6 anos

Por Rose Albuquerque

Com o tema “Todos juntos pela primeira Infância”, Jaboatão dos Guararapes realiza, pela primeira vez, a Semana do Bebê. O evento, que se iniciará na próxima segunda-feira (28/05), acontecerá no Hotel Dorissol, em Piedade, e contará com diversas atividades, como palestras, apresentações culturais, oficinas, fóruns, contações de história, rodas de diálogo, exposições e a realização da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaboatão dos Guararapes. Este será realizado no Espaço Criança Esperança, no bairro de Socorro. A Semana do Bebê tem o apoio do Instituto Jaboatão Criança e do Unicef.

“O objetivo é promover palestras, debates, roda de diálogos, atividades lúdicas das ações públicas (políticas, programas, projetos) sobre o desenvolvimento infantil e a proteção integral das crianças com até 06 anos de idade. E a inspiração é o Artigo 227 da Constituição Federal, que preconiza a prioridade absoluta para crianças e adolescentes, numa responsabilidade compartilhada entre a Família, a Sociedade e o Estado”, detalhou Fernando Silva, secretário executivo de Coordenação de Gestão do município.

Entre os convidados para debater diversos assuntos relacionados a essa primeira infância, estão especialistas da Universidade Federal de Pernambuco, do Programa Mãe Coruja Pernambucana, de Grupos de Pesquisa, da Universidade Católica, do Observatório da Família e Capacita/SUAS, da Plan Internacional e outros. Já as atividades que terão como público alvo, crianças de 0 a 6 anos, terá uma programação descentralizada.

A abertura da I Semana do Bebê acontecerá às 9h, no Hotel Dorissol, em Piedade, na próxima segunda-feira (25/05). Além de uma Apresentação Cultural, haverá uma assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e o Unicef: construção de indicadores para as crianças e os adolescentes no município .

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Segurança no trânsito: tema para a sala de aula

64555,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

No Maio Amarelo, Prefeitura estimula professores da rede municipal a tratar do tema nas escolas, preparando os alunos a focar na prevenção

Por Crisly Castro

Maio é o mês escolhido pela ONU para chamar a atenção da população mundial sobre a segurança no trânsito.  A campanha do “Maio Amarelo” promove ações voltadas à educação de trânsito, como palestras e debates sobre como tornar o trânsito mais seguro.  A cor foi escolhida em  alusão à sinalização de advertência e atenção nos semáforos.

Em contribuição ao Maio Amarelo, e com o objetivo de fazer com que os alunos da rede municipal de ensino tornem-se, durante todo o ano, agentes multiplicadores na prevenção de acidentes, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, esta semana, um seminário com 500 professores da rede municipal de ensino. Numa iniciativa das secretarias de Mobilidade e Educação, a capacitação foi realizada no Centro de Formação dos Professores de Jaboatão, em Piedade.

No seminário, foram apresentados mecanismos para que os docentes possam interligar a questão da segurança no trânsito com as temáticas vivenciadas cotidianamente na sala de aula. Desta forma, Jaboatão passa a inserir de forma transversal o tema educação para o trânsito. Ou seja, os professores que participaram da formação trabalharão o tema ao longo do ano, relacionando com as disciplinas da grade curricular.

“As atividades no ambiente escolar serão realizadas de acordo com a faixa etária dos alunos. Para os dos Anos Iniciais, por exemplo, serão feitas atividades mais lúdicas. O mais importante é que cada disciplina abordará a segurança no trânsito dentro das suas especificidades” explicou o gerente de Comunicação da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Humana, Ivan Lima.

Somente em Pernambuco, são gastos cerca de R$ 21 bilhões com vítimas de acidentes de trânsito, de acordo com os registros.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados