Cuidado com a saúde dos profissionais da educação é destaque

A Secretaria Executiva de Educação oferece atendimento fonoaudiológico e psicológico através da Coordenação de Assistência à Saúde dos Profissionais da Educação (Caspe)

“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”, Paulo Freire. É indiscutível o quão são valiosos os profissionais da educação, possuem papel indissociável da construção dos seres humanos como cidadãos de direitos e aprendizes, no entanto estes quase “heróis” em primeiro lugar são gente. Na correria do dia a dia, no uso constante da voz e nas jornadas de trabalho ampliadas, por vezes professores adquirem doenças. Pensando na saúde destes profissionais e na qualidade do ensino oferecido para os estudantes, a Secretaria Executiva de Educação oferece atendimento fonoaudiológico e psicológico (individual ou em grupo).

“Tive problemas de saúde, procurei vários psicólogos e não deu certo. O Caspe é muito bom, fui muito bem recebida, passei dois anos em tratamento. Mudou a minha vida, sou outra pessoa e estou feliz. Na época eu trabalhava na Escola Iraci Rodovalho e solicitei um trabalho na escola também, passaram o dia lá. Precisamos nos conhecer quanto gestores e conhecer e ver a necessidade da equipe e ajudar”, pontuou a gestora da creche Ciranda Cirandinha, Abimali Soares.

Já a gestora da Escola em Tempo Integral Josefa Batista, Geane Ribeiro, a procura foi pelo cuidado com a voz. “Fiz o tratamento e minha voz está bem melhor. Sempre indico professores que também estão precisando. O apoio que este setor oferece é muito importante, hoje em dia temos profissionais com problemas com alcoolismo e o atendimento também ajuda”, enfatizou. “Em 2014 conseguimos atender 85 escolas, ainda faltam 40. Indiquem e solicitem o nosso serviço, estamos de braços abertos para receber os servidores”, destacou a a coordenadora da Caspe, Ubirajane Oliveira.

O atendimento acontece na Coordenação de Assistência à Saúde dos Profissionais da Educação (Caspe), de segunda a sexta, das 7h às 18h. Em 2014 foram atendidos 223 servidores. Recentemente o espaço passou por reforma e recebeu pintura, retirada de infiltrações e reparos nas partes elétrica e hidráulica. A ação foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o proprietário do imóvel.

SERVIÇO – CASPE

Endereço:. Rua José Nunes da Cunha – nº 4479, em Candeias (por trás da Livraria MEC de Candeias). Fone: 3469-3813

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educação abre processo seletivo para Projovem Urbano

São mais de 20 vagas, além de cadastro de reserva para educadores para ministrar aulas e merendeira

A Secretaria Executiva de Educação abre seleção simplificada para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, as inscrições estarão abertas no período de 29 e 30 de janeiro de 2015, no horário de 08h às 13h, na Secretaria Executiva de Educação, situada na Rua Antonio Ferreira Campos, nº 2718 – Candeias – Jaboatão dos Guararapes – Antigo Colégio Paulo Paiva. Toda documentação exigida no edital deve ser entregue em envelope lacrado.  Para os cargos de Educador do Ensino Fundamental, Educadores da Participação Cidadã, Educador da Qualificação Profissional, Tradutor e Intérprete de Libras e Merendeira, a carga horária é 30 horas semanais. A carga horária é de 20 horas semanais, para o cargo de Educador para Monitoramento do Acolhimento.

Edital: http://see.jaboatao.pe.gov.br/63199%20EDITAL%20PJU%202015.pdf

Sem título

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Em clima de carnaval Jaboatão realiza abertura do ano letivo

O encontro irá reunir gestores e secretários escolares com foco principal ações de 2015

Ao som do chorinho e samba de Danda e Seu Regional, artista local, aproximadamente 250 profissionais da educação, entre gestores e secretários escolares, estarão reunidos nesta quinta-feira (29/01), no Espaço Criança Esperança, em Socorro, a partir das 8h30, para abertura do ano letivo de 2015. Trata-se da primeira reunião administrativa do não da secretaria Executiva de Educação com a gestão escolar para abordar o tema do ano letivo deste ano que é Cidade Leitora, informar ações e tirar dúvidas.

Entre os temas que serão abordados estão equipamentos para as escolas e Conferência Municipal de Educação de 2015. As aulas iniciarão nas unidades de ensino na próxima segunda-feira (02/02). Algumas unidades de ensino ainda estão realizando matrículas e mais de 60% dos prédios onde funcionam escolas municipais estão passando por reparos para melhor receber os estudantes. O Espaço Criança Esperança está localizado na Travessa Terceira Gal. Manoel Rabelo, nº 25, Socorro.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educação divulga resultado final de seleção para professor

Processo foi lançado em dezembro de 2014 para contratação de 20 professores, além de cadastro de reserva

Foi publicado no diário oficial de hoje (23/01), o resultado final da seleção simplificada para professor. Foram 20 vagas, além de cadastro de reserva, para Professor II – Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Educação Física, para o exercício do magistério nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA); e de Professor I, para o exercício de magistério nas turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, anos iniciais, EJA, professor de libras, Brailistas e professor de programas de correção de fluxo escolar.

As inscrições foram feitas nos dias 15 e 16 de dezembro. O número de inscritos on line foi de 4.284; mas apenas 1.974 entregaram a documentação. A previsão é começar a chamar a partir da próxima semana. No diário oficial também está a lista dos desclassificados por nota, não entrega ou conformidade de documentos.

“Inicialmente chamaremos um quantitativo menor e de acordo com o surgimento das vagas iremos convocando o restante. A proposta é iniciar o ano letivo com o corpo docente da rede municipal completo, garantindo que não irá faltar professore em nenhuma escola”, declarou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escolas ainda dispõem mais de 5 mil vagas

Desde 5 de janeiro as unidades de ensino de Jaboatão estão fazendo matrículas escolares 

Compreendendo educação como prioridade nas ações do governo, este ano de 2015 o número de matrículas novas foi de 18 mil, além das já existentes em 2014, que foi de aproximadamente 55 mil. O período de matricula foi de 5 a 20 de janeiro, nas próprias unidades de ensino. No entanto restam quase 6 mil vagas em todas as sete regionais da cidade, algumas escolas já preencheram as vagas existentes. Os responsáveis que não realizaram matrículas ainda podem se dirigir para as unidades de ensino próximas a sua residência para verificar onde há disponibilidade com toda a documentação do estudante e fazer a matrícula.

“Ainda temos escolas com vagas, algumas escolas encerraram o quantitativo, mas os responsáveis podem se dirigir a outras na mesma localidade. A Secretaria Executiva de Educação garante vagas para todos que desejam se matricular na rede municipal. Em alguns casos os pais querem determinadas escolas especificamente, mas devem verificar se há disponibilidade na mesma”, enfatizou o secretário Executivo de Educação Francisco Amorim.  No total, o município tem 131 escolas e atende educação infantil, ensino fundamental nos anos iniciais e finais, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

VAGAS POR REGIONAIS E MODALIDADES:

vagas

 

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Obras aceleradas nas escolas para receber os estudantes

Oscar Moura (1)

Oscar Moura (3)

São mais de 60 unidades de ensino que estão passando por obras e entre as benfeitorias estão: reparos elétricos e hidráulicos, pinturas e reformas estruturais

A 9 dias para o início do ano letivo, empresas contratas, equipe das Regionais do programa Comunidade que Faz, equipe da Secretaria Executiva de Educação e mutirão com as comunidades trabalham continuamente para deixar as escolas municipais com uma melhor infraestrutura para receber aproximadamente 60 mil alunos no dia 3 de fevereiro. Atualmente o município possui 131 escolas e no início deste ano de 2015 mais de 60% estão recebendo melhorias.

A Secretaria Executiva de Educação disponibiliza os materiais necessários para as escolas que organizam mutirões com as comunidades para reparos estruturais. “Procuramos sempre realizar melhorias nas nossas escolas para receber os alunos de forma adequada. Possibilitando a melhor prática pedagógica dos professores e contribuindo para o aprendizado das crianças e adolescentes. Hoje temos 114 escolas com carga horária estendida sendo 7 em Tempo Integral e  107 Semi-Integral. E este ano de 2015 teremos mais duas escolas que passarão a ter educação em tempo integral”, destacou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

A Escola Oscar Moura, em Piedade, está entre as grandes reforma. Agora o prédio conta com quadra poliesportiva com vestiário, ampla biblioteca, sala multifuncional, sala multimídia, sala de música, sala para atividades do Programa Mais Educação, 9 salas de aula, além de revestimento em cerâmica. A gestora da escola, Rose Rocha, não esconde a satisfação com a obra. “A escola está linda. A procura por matricula foi grande, passamos de 840 para 920 alunos. Os pais querem os filhos na escola e estão contentes com a nova estrutura. Os estudantes não depredam mais a escola, não picham, são parceiros. Tudo fruto de um trabalho de conscientização feito pelos professores e pela satisfação de ver a escola bonita. Também estamos implantando rádio web, já estamos com os equipamentos”, enfatizou.

Desde 2009 o governo municipal vem investindo na educação de Jaboatão dos Guararapes. Foram adquiridas 9 escolas, 12 escolas construídas, 12 tiveram grandes reformas e ampliação, somando mais de R$ 28.000.000,00, até o final de 2014, saltando de 109 escolas para 131.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola Nina de Oliveira, em Barra de Jangada, recebe melhorias do Comunidade que Faz

Os estudantes da escola, que fica na comunidade de Novo Horizonte, iniciarão o ano letivo com a unidade reformada

Por Camila de Barros

Na comunidade de Novo Horizonte, em Barra de Jangada, a Escola Municipal Nina de Oliveira começou a receber os serviços do plano de melhorias das escolas da Prefeitura do Jaboatão Guararapes para o início do ano letivo de 2015. Uma equipe do programa Comunidade que Faz já começou a pintura da parte interna da escola.

Na Regional 6 – Praias, seis unidades receberão uma força do Comunidade que Faz para que os alunos recomecem os estudos numa escola bem cuidada. Ao todo, em Jaboatão, o número cresce para 14. Sem contar com as outras três frentes de trabalho, que somam 50 unidades de ensino beneficiadas. Os serviços são de pinturas, retelhamento e manutenções.

“Estamos muito felizes, toda ajuda é bem vinda. A escola estava precisando de pintura e reparo do telhado”, conta Lúcia Célia Santana, gestora da Escola Nina de Oliveira. No lançamento de plano de obras, a superintendente de Planejamento, Administração, e Finanças da Secretaria Executiva de Educação de Jaboatão, Ednalda Martins Cezar, comentou que “o objetivo é atingir o maior número de escolas, melhorando e ampliando a rede física delas”.

Foto: Jefferson Silva

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Caspe é reformado e entregue aos profissionais da Educação

Caspe

Centro atendeu apenas em 2014 um total de 223 servidores municipais. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h às 18h

Por Rose Albuquerque

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes disponibiliza para os seus profissionais da Educação a Coordenação de Assistência à Saúde dos Profissionais da Educação – Caspe. Após um mês fechado para reforma e melhorias na estrutura, a Caspe está retomando o atendimento e em horário estendido: das 7h às 18h, de segunda a sexta. A unidade está localizada na Rua José Nunes da Cunha – nº 4479, em Candeias.

Foram feitas melhorias na pintura, retirada de infiltrações e reparos nas partes elétrica e hidráulica. A ação foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o proprietário do imóvel. De acordo com Ubirajane Oliveira, coordenadora da Caspe, a medida foi necessária para oferecer mais conforto aos servidores que procuram o centro diariamente. “Estamos aqui neste imóvel há três anos, e era necessário”, afirmou.

A Caspe existe desde 2010, e todos os servidores da Educação do município que precise de atendimento fonoaudiológico e psicológico (individual ou em grupo) pode procurar o centro. “Diariamente, nossos profissionais podem atender até 32 servidores. E o atendimento é feito por meio da procura espontânea ou por encaminhamentos da junta médica ou do gestor na unidade escolar. Podem nos procurar qualquer servidor da pasta, desde o porteiro ao gestor da escola”, contou Ubirajane.

Quando o profissional chega à Caspe com problemas que necessitam de tratamento de fisioterapia, ele é encaminhado à Secretaria Executiva de Saúde. Além disso, o servidor que necessite de um tratamento prolongado e que tem mais um vínculo empregatício, a Secretaria Executiva de Educação substitui o profissional. “Há tratamentos que podem durar até seis meses, e nossa preocupação é com a saúde dele. Por isso temos cuidado para não interromper o tratamento”, destacou a coordenadora.

DADOS

A Caspe atendeu 223 servidores em 2014. Ao todo, foram 85 escolas contempladas. O maior número de servidores atendidos no ano foi da Regional 6 – Praias. No entanto, a Regional 1 – Jaboatão Centro –  concentra o maior número de escolas beneficiadas.

SERVIÇO – CASPE

Endereço:. Rua José Nunes da Cunha – nº 4479, em Candeias (por trás da Livraria MEC de Candeias). Fone: 3469-3813

Fotos: Marcelo Ferreira

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão reforma 64 escolas para o início do novo ano letivo

reforma nas escolas

Plano de obras foi definido com quatro frentes de trabalho, incluindo a parceria (mutirão) com as comunidades. Rede municipal conta com 131 unidades escolas

Por Rose Albuquerque

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está preparando a estrutura das escolas municipais para melhor receber os alunos no início do ano letivo de 2015,em fevereiro. Com um parque escolar de 131 unidades, apenas neste mês de janeiro, 64 escolas estão passando por reparos: pinturas, retelhamento, manutenção elétrica e/ou esgoto. Sem contar que, em alguns casos, as escolas estão sendo ampliadas.

Para o bom andamento dos serviços, foi organizado um plano de obras com quatro frentes de trabalho: contrato de manutenção com empresa licitada (13 escolas); mutirão com a comunidade (25 escolas); equipes dos núcleos regionais do programa Comunidade que Faz 14 unidades escolares); e equipe de manutenção da Secretaria Executiva de Educação (12 escolas). “O objetivo é atingir o maior número de escolas, melhorando e ampliando a rede física delas”, explicou Ednalda Martins Cezar, superintendente de Planejamento, Administração, e Finanças da secretaria.

A Escola Oscar Moura, em Piedade, está na segunda etapa da reforma, feita por uma empresa contratada por licitação. Agora, são as salas multifuncionais e de música que estão sendo adaptadas para receberem os estudantes. Além disso, os banheiros estão sendo adaptados à acessibilidade, a rede de esgoto está sendo totalmente refeita e os corredores estão ganhando luz natural. “Até o final da próxima semana a obra será entregue”, afirmou Rose Rocha, gestora da escola.

Ano passado, a Oscar Moura também passou por uma reforma. E a gestora conta que o investimento na infraestrutura foi um dos aliados para envolver ainda mais a participação de pais e estudantes no cuidado com a escola. “A evasão escolar diminuiu, a aprovação aumentou e os pais participam mais das atividades”, comemorou Rose Rocha. “Esse olhar, essa preocupação da gestão municipal faz a diferença. Sem dúvida, a Educação só tem a melhorar”, completou.

Outra unidade escolar que será totalmente reformada é a Porto da Cidadania, de Lagoa das Garças. Para isso, a Secretaria Executiva de Educação mobilizou a equipe técnica para adaptar um imóvel em Sotave, Prazeres, e garantir o início do ano letivo. Estão sendo construídas oito salas de aula climatizadas. Para Maria do Carmo Mendes, superintendente de Gestão da Educação, a iniciativa amplia as condições de trabalho,  ampliando as possibilidades de melhoria na qualidade da educação.

Foto: Marcelo Ferreira

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão anuncia resultado preliminar de seleção para professor

O resultado está publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (16/01), no site da Prefeitura. São oferecidas 20 vagas para contrato temporário

Por Rose Albuquerque

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes divulgou, nesta sexta-feira (16/01), o resultado preliminar da seleção simplificada para a contratação de 20 professores de níveis médio e superior. Na próxima segunda-feira (19/01), os candidatos que não concordarem com o resultado podem entrar com recursos, na sede da secretaria, como orienta o Diário Oficial do dia 11/12/2014.

De acordo com a Secretaria Executiva de Educação, o número de inscritos on line foi de 4.284; mas apenas 1.974 entregaram a documentação. O número divulgado de aprovados foi superior ao número de vagas porque “à medida que as vagas forem surgindo, eles serão chamados”, informou Maria do Carmo Mendes, superintendente de Gestão da Educação. “Não temos esse total de vagas (40), mas precisávamos criar um banco de dados”, destacou.

As inscrições foram feitas nos dias 15 e 16 de dezembro. Ao todo, foram oferecidas 20 vagas para contrato temporário: de Professor II – Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Educação Física, para o exercício do magistério nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA); e de Professor I, para o exercício de magistério nas turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, anos iniciais, EJA, professor de libras, Brailistas e professor de programas de correção de fluxo escolar.

 

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados