Escola Rural recebe projeto piloto da CPRH

IMG-20160630-WA0016

A Unidade de Conservação de Gurjaú, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH/PE),  firmou parceria com a Educação de Jaboatão

O projeto Mata Atlântica: Estudo, Conheço, Quero Bem, da CPRH, foi lançado na última quarta-feira (29/06), na Escola Municipal Rural Professor Paulo Freire. Entre os presentes no evento estavam representantes da Unidade de Conservação de Gurjaú, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana, da Secretaria Executiva de Educação, da Escola e comunidade, na ocasião apresentações culturais foram realizadas pelos estudantes.

O objetivo do projeto é aproximar as comunidades escolares localizadas no Refúgio de Vida Silvestre Gurjaú e de seu entorno, das temáticas relacionadas à Mata Atlântica com ênfase nos ecossistemas presentes no refúgio, contribuindo para o desenvolvimento de posturas sustentáveis em relação à área.

A CPRH apresentou alguns pontos da situação encontrada, como: conflito fundiário; apoio a pesquisa científica; fiscalização integrada entre os municípios Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno; área de mananciais hídricos; e ocupação por agricultores de sub-existências.

“A gestão escolar e equipe pedagógica da Escola Municipal Rural Prof. Paulo Freire recebeu de braços abertos equipe da CPRH para efetivar parceria. Os técnicos da CPRH ficaram lisonjeados com a receptividade, participação e integração da escola com a comunidade”, destacou a gerente de Gestão Educacional, Selma Melo.

A CPRH age no controle de fontes poluidoras, na proteção e conservação dos recursos naturais, na educação ambiental como ferramenta para a gestão ambiental, bem como no desenvolvimento de pesquisas voltadas para a melhoria da qualidade ambiental. Para exercer as suas funções, a CPRH atua mediante os seguintes instrumentos de política ambiental: licenças ambientais e autorizações, fiscalização, monitoramento e educação ambiental.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Reforma e ampliação na Escola Municipal Ubaldino Figueiroa

reforma Ubaldino

Em todo o município, a Secretaria Executiva de Edificações e Manutenção de Prédios Públicos executa obras em cerca de 18 escolas

Por Felipe Pinheiro

Hoje, 15 salas de aula, biblioteca, salas de informática e de professores, refeitório, bateria de banheiros, quadra de esportes e outros espaços formam a Escola Municipal Ubaldino Figueiroa. Localizada na Rua Coronel Dário Ferraz de Sá, em Candeias, a instituição é mais uma das escolas do município que passam por intervenções de reforma e ampliação. Ao todo, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza, entre reforma e ampliação, obras em cerca de 18 escolas municipais. O investimento na Ubaldino Figueiroa é de R$ 600 mil, e a previsão é que a obra seja totalmente concluída antes do final de julho.

reforma Ubaldino 2

Em visita ao local das obras, o secretário Executivo de Edificações e Manutenção de Prédios Públicos, Givaldo Calado, falou sobre o investimento. “Temos executado diversas obras, tanto na parte de reforma e ampliação, quanto pela Secretaria Executiva de Pavimentação e Drenagem, graças ao pagamento do contribuinte. Temos revertido toda renda, principalmente, para a Educação. Mas, as outras áreas do Governo Municipal também não param. São diversas melhorias sendo feitas na Saúde, na infraestrutura e em outras frentes do governo”, disse.

A Ubaldino Figueiroa foi municipalizada pela atual gestão municipal. Antes, a instituição era do Governo do Estado e, em 2011, ainda em parceria com o Estado, a Prefeitura executou a primeira intervenção no local. Agora, nesta nova investida, duas novas salas de aula (antes, eram 13), um novo refeitório, acessibilidade, reformas no piso e na coberta da quadra, nova bateria de banheiros (um banheiro com diversas cabines e mictórios), e área de lazer foram construídos. Reparos nas instalações elétricas, hidráulicas e hidrossanitárias também fazem parte do projeto do Governo Municipal.

As escolas municipais Walfrido Coelho, Antônio Januário, José Rodovalho, Paulo Menelau e Vidal de Negreiros, todas entre Piedade e Barra de Jangada, também passam por obras de reforma e ampliação. Na última semana, o prefeito Elias Gomes entregou a Nossa Escola, também em Candeias. A previsão é que, durante o mês de julho, novas escolas sejam contempladas pelos serviços. Uma das escolas na programação é a Djacy Glicério, em Cajueiro Seco.

Foto: Valter Andrade

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Novos Conselheiros Escolares participam de formação

IMG-20160628-WA0027

Durante cinco dias, nos dois turnos, a Secretaria Executiva de Educação, em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência, prevê capacitar cerca de 500 conselheiros

No total serão três encontro formativos até setembro, entre os dias 27 de junho e 05 de julho está acontecendo de forma regionalizada a primeira formação cujo tema é A Função Pedagógica do Conselho Escolar. O objetivo é nortear os novos conselheiros tutelares que passaram pelo processo de Eleição Unificada no último dia 27 de maio. As formações são direcionadas para quatro conselheiros por escola, sendo um deles o gestor escolar, são 10 turmas, subdivididas nos turnos da manhã e da tarde.

No dia 27 de junho foi o dia dos Conselheiros Escolares da Regional de Jaboatão Centro, na Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos. Já no dia 28 a formação aconteceu para os membros das Regionais de Cavaleiro e do Curado, na Igreja Batista de Cavaleiro. Nesta quarta (29), as Regionais de Muribeca e de Guararapes, estão reunidas na sede da Regional de Muribeca.  Na próxima sexta (01/07) é o dia da Regional Praias, na própria sede da regional. E na terça (05), o último dia da formação, será para a Regional de Prazeres, no Espaço de Formação da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a Sandra Regina Rodrigues, responsável pelos Conselhos Escolares de Jaboatão. “Esta formação para os novos conselheiros, é um desdobramento das oficinas de otimização também. Estamos trabalhando o contrato de gestão, recentemente assinado pelos gestores escolares, compartilhando com eles. Mostramos o envolvimento dos conselheiros com os gestores, mostrando alguns pontos, de forma que o contrato possa ser cumprido”, declarou.

“Estamos envolvendo cada vez mais a população nas ações governamentais, estamos empoderando as pessoas sobre direitos e deveres. E as eleições unificadas para os conselheiros e as formações são parte desse desenvolvimento”, afirmou o secretário Executivo de Educação. Francisco Amorim.

O curso tem certificado com carga horária de 12h e é realizado em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência, que participa das oficinas com Fernando Torelli. Na próxima quinta-feira (30) os Gestores das Escolas participam de formação continuada com a temática O Projeto Político Pedagógico e Sua Interface Com o Conselho Escolar.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Vidal de Negreiros é vencedora municipal do Ler Bem

IMG-20160629-WA0019

Sete estudantes do 4º ano, um por Regional, participaram da etapa municipal, a vencedora foi classificada para próxima etapa representando o município na etapa estadual

A edição de 2016 do Projeto Aspa de Incentivo à Leitura já deu a largada e Jaboatão dos Guararapes já selecionou a estudante que vai representar o município na etapa estadual, que acontecerá no dia 5 de agosto, na Fábrica da Vitarella, na BR 101. Na manhã de hoje (29), no Espaço de Formação, em Piedade, a aluna Willayne Vitória da Silva dos Santos, da Escola em Tempo Integral Vidal de Negreiros, foi escolhida entre os sete participantes. Na próxima etapa irão concorrer 18 municípios.

Este ano participaram as escolas que obtiveram o melhor resultado na sua Regional na avaliação do SAEPE 2015, nas turmas do 3º ano. “Estas unidades de ensino realizaram a seleção interna de um aluno do 4º ano, que realizasse leitura fluente, para representar a escola na etapa municipal”, pontuou Michely Almeida, coordenadora do Ensino Fundamental. A comissão julgadora é formada por educadores e gestores de escolas, que atribuem notas após avaliar o desempenho da leitura feita por cada candidato, seguindo critérios específicos da comunicação oral.

“O município possui diversos projetos de incentivo à leitura como Ondas da Leitura, Pralapracá, Via Escola, entre outros. Muitos desenvolvidos em parceria com outras organizações. Este é mais um que veio para somar com as nossas atividades. Ações que incentivam à leitura são sempre bem vindas”, declarou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

Concurso

A Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA) realiza o Concurso Ler Bem, através do Projeto Aspa de Incentivo à Leitura, anualmente para alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas municipais. O objetivo é despertar o prazer de ler entre estudantes da rede municipal de ensino, dando a eles uma visão melhor de futuro a partir do hábito da leitura como meio de aprendizagem, amadurecimento e desenvolvimento de senso crítico. A premiação aos alunos inclui tablets, notebooks e participação no Encontro Aspa, evento de confraternização e aprendizado profissional realizado anualmente pela entidade.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Salas Temáticas: uma nova rotina escolar

HUMBERTO BARRADAS LABROATORIO CIENCIAS - FOTO VALTER ANDRADE_MG_6053 aa

Ambiente acolhedor e equipado somado a alunos energizados, combinação perfeita para prática pedagógica

Torso, esqueleto, olho de resina, tabela periódica e banners pedagógicos, tudo isso e muito mais em seu devido lugar, prontos esperando os estudantes para as aulas de ciências, químicas e física, assim como todas as outras disciplinas que também têm suas “ferramentas” em suas salas fixas. O Colégio Municipal em Tempo Integral Humberto Barradas, no centro e Jaboatão, inovou e criou as salas temáticas, a iniciativa mudou a rotina da unidade de ensino e caiu no gosto de todos.

Com 631 alunos, 15 salas de aula com turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e funcionando na modalidade de ensino integral, cujos estudantes chegam as 7h30 e permanecem no espaço até 17h, o Colégio Municipal em Tempo Integral Humberto Barradas intercala o ensino regular com as atividades extracurriculares, oferecendo três refeições diárias.

“Quando cheguei aqui na gestão da escola pensei que seria bom se cada um criasse a sua sala. Fizemos e deu muito certo. Está maravilhoso”, afirmou a gestora do colégio, Verônica Cristina da Silva. “Os alunos de adaptaram bem e a mudança de salsa também movimenta um pouco os alunos”, concluiu.

HUMBERTO BARRADAS LABROATORIO CIENCIAS - FOTO VALTER ANDRADE_MG_6056 aa

A professora Cristina Barreto aprovou a ideia. “Quando temos a sala da gente, arrumamos do jeito que a gente quer. Sou professora há 36 anos, eu gosto de ensinar. Sempre incrementei minha sala. Trabalho com material de laboratório, a teoria é colocada em prática, trago um pouco da realidade deles. Fazemos desinfetante, aromatizante de ambiente, perfume e sorvete. Vou além do pedagógico, toco também no empreendedorismo. Na escola integral passamos mais tempo com os alunos, para aprendizagem é melhor”, afirmou.

Na próxima quarta-feira (29), o Colégio estará realizando uma caminhada sobre sustentabilidade pelas ruas do centro de Jaboatão, a concentração será as 14h30, no Colégio, situado na Rua Praça do Professor, Engenho Velho.

Fotos: Valter Andrade

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Aulas ao ar livre incentivam a sustentabilidade

13419047_136705080067135_6825817345816958430_n_204272

Escola municipal adota praça pública para prática pedagógica e mobiliza a comunidade para preservar o espaço

Projeto A Praça é Nossa, da Escola Municipal Padre Aurino Caracciolo, em Jaboatão Centro, vem movimentando a comunidade de Vila Rica. A unidade de ensino reuniu familiares dos estudantes, que moram no entorno da escola, para apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos na sala de aula e para mobilizar a sociedade sobre os cuidados com o espaço público.

“Estamos em um ano focado no meio ambiente, pensando na sustentabilidade. Trabalhamos a temática no conteúdo pedagógico. Fizemos as crianças trabalharem sobre a praça que querem e sobre os cuidados para não jogarem lixo no chão”, apontou a gestora da escola, Tassiana Paes. Entre os trabalhos desenvolvidos estão: maquetes, paródias e histórias em quadrinhos. A praça também é utilizada pelos professores durante as aulas, vivenciando o conteúdo na prática.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, visitou a escola e marcou um novo momento na próxima terça-feira (28). “A escola está aplicando as atividades do dia a dia, envolvendo a sociedade. É importante a escola ser um espaço de discussão, não só de ensino/aprendizagem. Vamos nos reunir com outras Secretarias responsáveis pela manutenção da praça para viabilizar a revitalização”, declarou.

“Moro aqui há 42 anos, a praça nem existia, era só lama. Hoje a praça está uma bagunça, acontece assalto e as pessoas jogam lixo. Está ação é muito importante”, declarou a moradora Marli Espíndola.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educação: Jaboatão é destaque da Metropolitana Sul no Saepe 2015

EDUCACAO PREMIACAO SAEPE - FOTO VALTER ANDRADE_MG_6325 aa

Dos seis municípios da Região, Jaboatão ficou em primeiro lugar na avaliação externa que analisa habilidades e competências

Um misto de emoção, com a satisfação do dever cumprindo, tomou conta do auditório do Hotel Barramares, em Piedade, nesta quarta-feira (22), na solenidade de premiação das escolas jaboatanenses que alcançaram em 2015 o nível de Desempenho Básico ou Desejável no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe). Durante o evento, o Prêmio de Incentivo Pedagógico (PIP) foi entregue oficialmente pela Prefeitura e contemplou gestores, supervisores, professores e secretários de 28 escolas que atingiram o nível desejável com um bônus – no total são cerca de 330 profissionais. Delas, as primeiras colocadas do 3º, 5º e 9º anos (10 escolas) ganharam notebooks e datashows.

EDUCACAO PREMIACAO SAEPE - FOTO VALTER ANDRADE_MG_6260 aa

As 62 escolas da cidade que conquistaram os níveis de Desempenho Básico ou Desejável receberam uma placa certificando o resultado alcançado. O PIP tem como objetivo promover o avanço da Educação municipal, através da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas escolas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) avalia o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. As avaliações foram aplicadas nas turmas de 3º e 5º anos, e 8ª séries, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Emocionada, a superintendente de ensino de Jaboatão, Edilene Soares, pontuou que os resultados são para comemorar. “É um momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido nas nossas escolas. Temos metas estabelecidas, planos e metas de aprendizagem. Nasque passaram por esta mensuração, os alunos chegaram bem no final do ciclo em mais de 70% das escolas. Isso significa que estão fazendo o dever de casa direitinho”, afirmou.

CONTRATO - A solenidade também foi marcada pela assinatura do Contrato de Gestão. A superintendente de Gestão Educacional, Carminha Mendes, explicou que as escolas do município estão num crescente dinamismo, desde o início da atual gestão, em 2009, e que um exemplo disso é o Pacto pela Educação. “O Contrato de Gestão é para que a gente repactue as nossas ações com um único objetivo: a aprendizagem do aluno. É um documento de extrema importância”, explicou. “Esta conquista é dos gestores, mas principalmente dos professores e supervisores que estão nas salas de aula”, completou afirmou Regineide de Oliveira, que discursou em nome de todas as gestoras das escolas premiadas.

O evento teve ainda falas do secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, que apresentou os resultados das provas e do fluxo escolar e destacou o investimento que Jaboatão vem fazendo na Educação, inclusive com a realização de concurso, e do prefeito Elias Gomes, que destacou alguns dos avanços que a cidade vem alcançando. “Nós éramos o 4º município em número de homicídios de jovens, e já saímos dessa classificação. Tínhamos um lixão que enterrava vidas, muitas crianças eram desviadas para lá, numa situação degradante. Conseguimos, com muita pressão, tirar  o lixão da nossa cidade. Na medida em que as nossas escolas estão crescendo, os nossos meninos vão vencendo. As escolas estão salvando muitas vidas. Tem escolas que alcançaram no Idepe a meta colocada no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do Ministério da Educação) para 2021. É muito gratificante ver estes resultados”, disse emocionado.

OS AVANÇOS NOS ÍNDICES - Em 2013, Jaboatão conquistou o primeiro lugar geral do Ideb da Região Metropolitana do Recife, nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Agora, com o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe) 2015, divulgado pelo Governo do Estado, o pódio permanece, na Metropolitana Sul. e Jaboatão aumentou o índice do município em relação a 2013, nos Anos Iniciais 16,3% e nos Anos Finais cerca de 15%. Além de Jaboatão, a Metropolitana Sul engloba Moreno, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Fotos: Valter Andrade

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Quadra coberta da Humberto Barradas é entregue à comunidade escolar

ESCOLA HUMBERTO BARRADAS QUADRA INAUGURACAO - VALTER ANDRADE_MG_5984 aa

Avanços da Educação em Jaboatão são destacados na solenidade, em meio à maratona de inaugurações programada pela gestão municipal

Com apresentações culturais do próprio Colégio – encenação, grupo coral e banda marcial – e bastante animação de alunos, professores e gestores escolares. Foi assim o ato de entrega da quadra coberta do Colégio Municipal em Tempo Integral Humberto Barradas, em Jaboatão Centro, nesta terça-feira (21), em meio à maratona de inaugurações programada pela festão municipal para esta mês de junho. “Os alunos passam o dia inteiro na escola. Este é outo importante investimento na Educação”, destacou a gestora Verônica Cristina da Silva.

A coberta da quadra beneficia 461 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Foram investidos R$ 268 mil em serviços de fundação, recuperação do piso da quadra; montagem da estrutura metálica de coberta; instalações elétricas; instalações de iluminação; proteção dos pilares contra impactos; captação de águas pluviais; pintura do piso e paredes.

A canção “Amigos Para Sempre”, ao som de um trompete tocado pelo estudante Diogo Francisco da Silva, da 8ª série, homenageou os presentes e agradeceu pela obra.  “O ensino do Humberto Barradas é maravilhoso, eu estudei aqui no passado. Muita coisa mudou e, hoje, estou feliz em ter uma filha estudando aqui. Jaboatão cresceu bastante e tende a evoluir mais”, afirmou Heleno de Almeida, que prestigiou a inauguração.

AVANÇOS - O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, destacou o investimento que a atual gestão faz na área e lembrou que, além das disciplinas da grade, os alunos do Humberto Barradas trabalham questões como a sustentabilidade, inclusive ajudando a acabar com focos de lixo na comunidade.

“A mudança vem do trabalho de todos. A Educação está no seu melhor momento em Jaboatão. O mais importante não é a quadra, são as avaliações externas do Saepe (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco) e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mostrando que os nossos jovens estão aprendendo mais, ao ponto de sermos o primeiro lugar na Região Metropolitana”, resumiu o prefeito Elias Gomes em sua fala.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Prefeitura lança o Prêmio de Incentivo Pedagógico e homenageia escolas

Depois do Ideb, outra avaliação externa – agora do Saepe, do Governo do Estado – destaca o bom desempenho da Educação no município. Prefeitura lança nesta quarta (22) o Prêmio de Incentivo Pedagógico (PIB)

Com o objetivo de promover o avanço da Educação municipal, com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está lançando o Prêmio de Incentivo Pedagógico – PIP. De início, serão beneficiadas todas as escolas da rede municipal que atingiram o nível de Desempenho Básico ou Desejável, de acordo com os resultados do Saepe 2016 – o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco. Em solenidade nesta quarta-feira (22), às 9h, no auditório do Hotel Barramares, em Piedade, serão premiadas 28 escolas. Elas receberão um bônus em dinheiro destinados aos professores, secretários, supervisores e gestores escolares.

Outras 62 escolas jaboatanenses que obtiveram boa classificação também serão homenageadas no evento. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) avalia o grau de domínio dos estudantes nas “Habilidades” e “Competências” consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. As avaliações foram aplicadas nas turmas de 3º e 5º anos, e 8ª séries, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Tendo na Educação uma de suas prioridades, Jaboatão vem colhendo bons frutos na área. Em 2013, o município conquistou o primeiro lugar geral da Região Metropolitana do Recife no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativo aos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Agora, com o resultado do Saepe 2015, divulgado pelo Governo do Estado, o pódio permanece na Metropolitana Sul – o índice do município cresceu aproximadamente 5%.

AVALIAÇÃO EXTERNA – Para as turmas de 3º ano e de 8ª séries, em Língua Portuguesa e Matemática, Jaboatão ficou em 1º lugar na Metropolitana Sul, que engloba também os municípios de Moreno, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe. Nas turmas de 5º anos, nas duas disciplinas, a cidade ficou em segundo lugar, no entanto na mesma faixa de classificação (Elementar 2).

“É  importante destacar que estas avaliações são externas. Não somos nós que estamos dizendo que o ensino em Jaboatão avançou. Estes resultados demonstram o trabalho que estamos fazendo no município, não só na qualidade da aprendizagem, mas na infraestrutura também”, afirmou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Resultado final de Seleção Simplificada é divulgado

Sem título

No último sábado (18), foi publicado no Diário Oficial do Município e no portal da Secretaria Executiva de Educação os candidatos classificados e desclassificados

O processo de contratação imediata teve início no último dia 06, com a interposição de recurso no dia 17 de junho e o resultado final divulgado no último sábado (18), no Diário Oficial do Município e no portal da Secretaria Executiva de Educação. O Processo Público Simplificado de Jaboatão dos Guararapes foi para contratação de 79 profissionais nas áreas de serviços gerais, cozinheiro e motorista nas Secretarias Executivas de Educação, de Assistência Social e de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência.

Os candidatos classificados devem aguardar o contato da Prefeitura informando a data para início das funções. Após o contato os selecionados têm dois (2) dias para apresentar as documentações solicitadas. A contratação imediata é pelo período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

A maioria das vagas, 60 para serviços gerais, são direcionadas para a Secretaria Executiva de Educação, o município possui 137 escolas e mais de 55 mil alunos, e estes profissionais serão direcionados para estes prédios. As demais vagas serão subdivididas da seguinte forma: 14 serviços gerais para a Secretaria Executiva de Assistência Social; 2 cozinheiros para atendimento à Secretaria Executiva de Assistência Social; e 3 motorista para atendimento à Secretaria Executiva de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados