Estudantes de Jaboatão serão inseridos na prática do beisebol

A partir do ano que vem, aproximadamente 50 alunos da Escola Municipal Antônio Januário começarão a treinar

Com o objetivo de ampliar e popularizar a prática esportiva do beisebol, projeto piloto chega à Jaboatão. Na manhã de hoje (29/10), na Secretaria Executiva de Educação, a Superintendente de Ensino, Edilene Soares, e o gestor de beisebol do Náutico, Eduardo Menezes, se reuniram para dar mais alguns ajustes sobre a formação em beisebol que irá iniciar no próximo ano, na Escola Municipal Antônio Januário.

“Além da capacitação de três professores de educação física, o grupo também será responsável por todo o material necessário. É  importante esta  parceria para contribuir com a prática esportiva”, destacou a superintendente de Ensino, Edilene Soares. O projeto é realizado através da parceria da Major League Baseball (MLB), entidade responsável pela liga dos profissionais de beisebol, Náutico Beisebol e Governo Municipal.

A proposta é oferecer as aulas para aproximadamente 50 estudantes com idades entre 8 e 12 anos. Serão duas turmas com duas semanais cada, totalizando 16 h/a por mês. Ainda para o mês de janeiro de 2015 está prevista a visita do jogador profissional brasileiro, André  Rienzo , no Aflitos e os estudantes participaram deste momento como forma de aproximar de algumas referências.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Reunião discute sobre salas com recursos multifuncionais

P1060197

O encontro reuniu 25 unidades do ensino de Jaboatão dos Guararapes que recebe os equipamentos

A ação integrada das Gerências de Planejamento, Gestão e Ensino reuniu 25 escolas do município que recebem materiais pedagógicos e de acessibilidade, na última quinta-feira (23/10), na Faculdade Metropolitana, em Piedade. O programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais disponibiliza equipamentos para a realização do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização.

De acordo com a gerente de Gestão da Educação, Selma Melo, a reunião é para esclarecimentos. “Às vezes as escolas recebem equipamentos mão não dominam muito bem a ferramenta, ficam na dúvida onde usar e como usar. Para que o material tenha um destino correto e os estudantes sejam atendidos adequadamente estamos fazendo está capacitação. Contamos com um a pessoa que trabalha especificamente com as pessoas com necessidades especiais”, destacou.

O Ministério da Educação, através da Secretaria de educação Especial, oferece equipamentos, mobiliários e materiais didático-pedagógicos e de acessibilidade para a organização das salas de recursos multifuncionais, de acordo com as demandas dos Planos de Ações Articuladas (PAR). O programa visa atender alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação que tenham estas características registradas no Censo Escolar.

 

 

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

A arte da contação de histórias é tema de formação

P1060195

P1060192

Professores readaptados que desempenham trabalho em bibliotecas estão participando da capacitação promovida pela secretaria Executiva de educação

“Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?”. Este foi um dos trechos trabalhados com música na manhã de hoje (23/10), na Faculdade Metropolitana, na Formação em Contação de Histórias, para 25 professores readaptados que estão desempenhando função nas bibliotecas. O material foi do livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.

“São quatro encontros com duração de 4h, mais 4h de estudo em casa, totalizando 20 horas de aula. Trata-se de um mini curso, teórico e prático, com certificado para que estes profissionais possam desenvolver atividades nas bibliotecas das escolas municipais envolvendo os alunos”, destacou a professora responsável pelo projeto, Drica Shinohara.

A professora da Escola Gildo Veríssimo, Izelia Franco, está na biblioteca há 3 anos. “A formação é maravilhosa, a contadora de histórias é muito boa. As técnicas apresentadas são ótimas, como por exemplo, a utilização de instrumentos musicais durante a leitura das histórias e outras ferramentas. Com certeza vou aplicar na escola que trabalho”, destacou.

Drica Shinohara- Pedagoga, contadora de histórias, brinquedista, escritora e especialista em ludicidade.

 

 

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão terá prática de beisebol nas escolas

beisebol

Projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Liga Americana de Beisebol e o Consulado dos Estados Unidos no Recife

Por Juliane Menezes

Você já se imaginou jogando beisebol em terras brasileiras? O que para muitos pernambucanos não seria possível nem em sonho, vem aos poucos se tornando realidade, com a introdução dessa “nova” prática esportiva. E, agora, isso será possível também em Jaboatão dos Guararapes. Ao menos para os alunos da rede de ensino do município. É que a Prefeitura está firmando uma parceria com a Liga Americana de Beisebol e o Consulado dos Estados Unidos no Recife, para que o esporte seja levado para escolas jaboatanenses. Na tarde desta sexta-feira (17/10), o coordenador de marketing internacional da Liga Americana de Beisebol, Caleb Santos-Silva, reuniu-se com o prefeito Elias Gomes na Escola Municipal Vereador Antônio Januário, em Massaranduba, para fazer o “reconhecimento do ambiente”.

A Liga Americana de Beisebol desenvolve projetos similares ao que será desenvolvido em Jaboatão, para divulgação do beisebol, em países como Austrália, Canadá, África do Sul, China, Índia e também no continente europeu. No próximo dia 29, às 9h, na sede da Secretaria Executiva de Educação, em Candeias, será apresentado e discutido o projeto piloto que será adaptado à realidade local.

Na ocasião, o prefeito Elias Gomes salientou o investimento em Educação na sua gestão, afirmando que não só o ensino de sala de aula deve ser reforçado, mas também os esportes e a cultura. “Sem dúvida, a Educação é algo integrado. O conhecimento intelectual tem que ser somado a diversas outras formas que integram e que fazem a vida. A prática de esportes é uma delas. Associada à questão da cultura, da arte, enfim, da sensibilidade humana nas suas diversas aptidões de habilidades”, afirmou. Também estavam presentes na reunião o secretário executivo de Educação, Francisco Amorim, e o vereador do Recife André Régis.

O coordenador de marketing internacional da Liga Americana de Beisebol, Caleb Santos-Silva se mostrou bastante animado com a parceria, e afirmou que o primeiro passo será a formatação do projeto e a capacitação dos professores. “Capacitando os professores e trazendo os equipamentos que são usados no beisebol, já podemos começar a realizar aulas nas escolas”, explicou.

O projeto já existe no Clube Náutico Capibaribe, no Recife,  e, por isso, a equipe do clube irá auxiliar na sua instalação em Jaboatão. “O objetivo aqui em Jaboatão é que nós ajudemos a capacitar os treinadores e os professores de educação física, para que possam desenvolver projetos com as crianças. Nós também vamos ajudar, coordenando essa entrega de equipamentos e nos treinamentos ”, informou o gestor de beisebol do Náutico, Eduardo Menezes, também presente no encontro.

Fotos: Valter Andrade

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Professores jaboatonenses comemoram seu dia em grande estilo

P1060172

P1060163

Fim de tarde e início da noite da ultima sexta-feira (17/10) repleto de alegria com direito a sorteios e muita música

A festa do professor de 2014, promovida pela Secretaria Executiva de Educação naultima sexta-feira (17/10), no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismug), em Barra de Jangada, teve grandes motivos para comemorar. Além do comes e bebes os educadores receberam a notícia da aprovação no legislativo da lei do BDEJAB (Bônus por Desempenho Educacional) e que receberão ainda este ano a bonificação. Na ocasião foi feita a entrega simbólica do kit voz, que irá contribuir para saúde dos professores e na qualidade do ensino em sala de aula. Cada unidade de ensino irá receber um cronograma com as datas de entrega dos aparelhos que será por grupos que passarão por capacitação para utilizá-los.

Os sorteios foram de aparelhos celulares a notebooks. “Eu não tinha computador, foi ótimo ganhar este notebook. Vai me ajudar muito a preparar meu trabalho. Para mim este premio foi o melhor da festa”, declarou risonha a professora comunitária do programa Mais Educação da Escola Henrique Dias, em Massaranduba, Maria Elizabete de Melo.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, parabenizou a todos. “Temos que saudar todos os professores, eles são os responsáveis por esta transformação na educação municipal. Somos o melhor  Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da Região Metropolitana do Recife. As ações que vão da secretaria a escola são responsáveis por este grande salto. E vamos continuar crescendo e investindo na qualidade da educação”, enfatizou.

A professora da Escola Municipal Maria Feijó, em Muribeca, Rivanilda Silva Pereira, recebeu em nome dos educadores da rede de ensino o kit voz. “Este instrumento é excelente. A maioria dos professores tem carga horária estendida. Tirar o giz foi um grande beneficio e a gora com este microfone será melhor ainda. A gente sempre comentava que seria ótimo se tivesse, está sendo um sonho realizado”, declarou.

BDEJAB – Bônus por Desempenho Educacional, vinculado a Secretaria Executiva de Educação, que tem por objetivos incentivar e promover a qualidade do ensino, bem como valorizar os servidores titulares dos cargos efetivos de Professor 1 e Professor 2 e Servidores Administrativos Educacionais em exercício no sistema municipal de ensino, de acordo com metas e condições fixadas em decreto do Poder Executivo Municipal. O Bônus será para as unidades que alcançarem o Índice de Desenvolvimento Educacional do Jaboatão dos Guararapes (Idejab).

 

 

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Eleição de Grêmios Estudantis marcam mês de outubro

Foto0136

Força Jovem e Futuro Melhor foram os grêmios escolhidos das Escolas Natividade Saldanha e Benjamim Constant respectivamente

Com duas chapas concorrendo o Grêmio Estudantil Força Jovem da Escola Municipal Natividade Saldanha, em Cajueiro Seco, a vencedora, com 87% dos votos, foi a encabeçada pelo Rafael Severo do 7ª B. A ação é viabilizada pela Secretaria Executiva de Educação, através do Núcleo de Fóruns Educacionais, com a parceria da unidade de ensino. Em breve a gestão escolar marcará a data da posse.

Já a Escola Municipal Benjamim Constant, em Jaboatão Centro, fez a posse da chapa vencedora, Futuro Melhor, no Espaço Criança Esperança. Na escola só houve uma escola inscrita, encabeçada pelo aluno Kaio Vinícius Viana, que foi conduzida em Assembleia Geral para o biênio out/2014 a out/2016.

“A Secretaria Executiva de Educação faz todo acompanhamento das eleições dos grêmios nas escolas. A participação dos alunos foi total. Culminando um processo que passou por elaboração e aprovação de Estatuto, e campanha eleitoral”, enfatizou o chefe do Núcleo de Fóruns Educacionais, Marcelo Pereira.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Uma sexta-feira de festa para os professores de Jaboatão

festa dos professores

A tarde desta sexta (17/10) será de comemoração para os profissionais da rede municipal de ensino. Além de atração cultural e sorteio de brindes, a confraternização terá a entrega simbólica do “Kit Voz” para os professores

Por Rose Albuquerque

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Educação, promove, na tarde desta sexta-feira (17/10), a festa em homenagem aos professores da rede municipal de ensino – categoria que comemora seu dia no 15 de Outubro. A festividade, que acontece a partir das 16h, contará com apresentação musical, sorteio de brindes e acesso a bebidas e comidas, gratuitamente. Na ocasião, o secretário Francisco Amorim fará uma entrega simbólica do “Kit Voz”, equipamento que será distribuído a todos os docentes da rede de ensino. O kit contará com um microfone e uma caixa amplificadora de som.

“Faremos a entrega do Kit Voz aos professores, mas também vamos oferecer formações para o uso adequado do equipamento, bem como, vamos promover atividades de orientação de cuidados com a voz que os docentes devem ter”, ressaltou Francisco Amorim. Quanto às festividades, o secretário destacou o reconhecimento aos profissionais da Educação do Jaboatão dos Guararapes. “Esse momento é de confraternização. É um reconhecimento e valorização do professor que, efetivamente, está fazendo a transformação na Educação do município”, afirmou.

O local que receberá os professores será a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismug), que fica na Rua Cruzeiro do Sul, S/N, em Barra de Jangada. As aulas na escolas municipais, excepcionalmente hoje, terminam às 15h. Em seguida, todos os profissionais podem se encaminhar para o local da festa. As senhas, que darão acesso às comidas e bebidas, serão entregues na hora.

BÔNUS

O secretário Executivo de Educação também fará o anúncio do pagamento do bônus aos profissionais das escolas que atingiram as metas do Idejab (Índice de Desenvolvimento da Educação de Jaboatão). A lei que regulamenta a ação foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A expectativa agora é que ela seja publicada no Diário Oficial. Segundo Francisco Amorim, o objetivo é que o bônus seja pago até o final de dezembro.

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Parceria entre a Polícia Militar e Governo Municipal reduzir a violência

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS 7

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS 3 PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS 5

Aula inaugural do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) levou cerca de 200 pessoas ao lançamento da ação

Professores, gestores, estudantes, pais e policiais militares deram vida ao encontro de lançamento do Proerd em Jaboatão, que aconteceu na manhã de hoje (16/10), no Hotel Barramares, em Piedade. Interação, ludicidade e informação fizeram parte do evento, cujos estudantes já puderam ver as regras e o que vai ser trabalhando durante os 10 encontros semanais em suas escolas. No total serão 36 escolas, nas turmas de 5º e 7º anos, a meta é de chegar a 20 unidades de ensinos até dezembro deste ano. As cartilhas produzidas pela coordenação do programa da Policia Militar também foram entregues na ocasião.

O secretário Municipal de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Elmo Freitas, participou da solenidade. “O Proerd vem como uma ação muito importante. Estamos com bastante programas implementados no município para combater a violência, como o PP Vida, e este vem para somar”, destacou. O major PM Roselito Delmiro explanou sobre a iniciativa. “Este programa foi iniciado nos Estados Unidos e aqui em Pernambuco existe há 14 anos. Ele prevenir e reduzir o uso de drogas assim como a prática da violência. O Proerd aproxima a PM da população, como polícia comunitária. Desta forma desenvolve laços mútuos de confiança e respeito”, enfatizou.

“Há vinte anos eu não imaginava que segurança seria tratada assim. Quando vi o resultado do sucesso do programa nas três escolas do município, mudei minha visão. Hoje em dia fazemos um esforço imenso com ações diversificadas. Muitas coisas têm ligação com drogas, como: bullying, arrombamentos e depredação. Quando protegemos a escola cuidamos das crianças”, afirmou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim. “A gente observa muitas pessoas colocando a necessidade de combater a droga com repressão, com mais policia nas ruas. Mas precisamos trabalhar a prevenção, o investimento é menor e o retorno muito maior”, ponderou a secretária de Políticas Sociais Integradas, Karla Menezes.

Para Rayane Thaysa, do 7º ano da Escola Professora Eunice Félix Silva, em Jardim Jordão, o Proerd vai ser bom. “Lá na escola às vezes tem uns meninos que querem ficar brigando. O Proerd vai ajudar bastante”, disse. Já a gestora Ana Lúcia de Oliveira, da Escola Nova Divinéia, em Cajueiro Seco, não escondia a alegria. “Desde a primeira reunião e fiquei encantada. Quando eu vi os outros gestores falando dos resultados fiquei querendo logo na minha escola. O fato de trabalhar prevenção é maravilhoso. E a participação dos pais é muito boa, traz eles para dentro da escola”, declarou. A aula inicial ficou por conta da sargento PM Edna que apresentou algumas dinâmicas, danças e material didático .

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

IMC foi foco da atividade da Semana da Alimentação Saudável

P1060158

P1060157

De olho no prato para equilibrar a balança, cálculo envolvendo peso e altura revela se o Índice de Massa Corporal (IMC) está ideal

Entre centímetros e quilos foi amanhã no hall de entrada da Secretaria Executiva de Educação. Quem passava pelo local, logo via um aglomerado de gente e se juntava ao grupo que estava se pensando e conferindo a altura para verificar o IMC, o cálculo é o peso dividido pela altura ao quadrado. Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, Gerência de Nutrição e Alimentação da Rede Escolar vem promovendo ações diversificadas de conscientização

De acordo com o resultado do índice (normal ou acima do peso) uma equipe de nutricionistas orientou. A sobre como ter uma saúde melhor através de exercícios e alimentação adequada. Além das dicas de mastigar bem para melhor digestão, inclusão de fibras na alimentação e beber no mínimo 2 litros de água por dia.

“Esta ação é extremamente importante. Às vezes a gente não considera que uma atividade simples como esta promova uma tomada de consciência nas pessoas. As nutricionistas são ótimas, elas são discretas com as pessoas e dão uma boa orientação de como mudar a alimentação. Coisas como descer duas paradas de ônibus antes e caminhar ajudam bastante. Viver com saúde é muito melhor, Fiquei feliz com o meu IMC”, frisou a gerente de Gestão Educacional, Selma Melo.

Na próxima quinta-feira (16/10) das 8h30 às 12h30, acontecerá a Plenária Alimentação Escolar, na Faculdade Guararapes.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão é destaque nacional em Congresso de Fonoaudiologia

digitalizar0022

digitalizar0023 A Liga de Atenção à Saúde Vocal da Região Metropolitana de Recife conquista pela segunda vez consecutiva o primeiro lugar em melhor campanha de voz do Brasil

Pernambuco esteve presente no 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em Joinville/SC, através da Liga de Atenção à Saúde Vocal da Região Metropolitana de Recife, na qual o município de Jaboatão dos Guararapes está representado pelas fonoaudiólogas da Secretaria Executiva de Educação, Ubirajane Oliveira e Tatiana Cavalcanti. E pela segunda vez consecutiva a campanha da Voz organizada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (CREFONO 4) conquistou o prêmio de melhor campanha da voz do Brasil cujo trabalho teve o slogan Seja Amigo da Sua Voz.

“Há dois anos o Crefono 4 resolveu unir as ações dos municípios de Jaboatão e de Recife, além das do Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco e do Hospital do Câncer de Pernambuco, para as ações ganharem mais força e pode participar dos congressos. Isso foi muito bom e estamos conquistando prêmios. Anualmente faço a semana da saúde vocal nas escolas de Jaboatão” destacou a coordenadora de Assistência a Saúde dos Profissionais de Educação, Ubirajane Oliveira.

A liga realiza triagens vocais e exames laringológicos, ale, de orientações com distribuição de cartazes, panfletos, palestras e entrevistas. Foram inscritas 19 campanhas, mas como finalista ficaram nove para o Prêmio Melhor Campanha da Voz 2014, organizado todos os anos pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

Jaboatão

Na Secretaria Executiva de Educação oferece tratamento fonoaudiológico e psicológico na Coordenação e Assistência a Saúde dos Profissionais de Educação (Caspe). O serviço beneficia mais de 200 servidores mensalmente com atendimentos individuais ou/e em grupos. Todos os anos a coordenação desenvolve a Jornada da Saúde Vocal, em consonância ao Dia Mundial da Voz, na ocasião uma equipe formada por profissionais e estagiários de fonoaudiologia fazem mutirão em algumas escolas e realizam uma triagem com os educadores, os casos de alterações detectados são encaminhados para fonoaudiólogos e otorrinos, os exames de videolaringoscopia são realizados no Hospital IMIP e o tratamento no Caspe.

CASPE

End. Rua José Nunes da Cunha – nº 4479, Candeias – Jaboatão dos Guararapes. Fone: 3469-3813

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados