Quadra coberta da Humberto Barradas é entregue à comunidade escolar

ESCOLA HUMBERTO BARRADAS QUADRA INAUGURACAO - VALTER ANDRADE_MG_5984 aa

Avanços da Educação em Jaboatão são destacados na solenidade, em meio à maratona de inaugurações programada pela gestão municipal

Com apresentações culturais da própria escola – encenação, grupo coral e banda marcial – e bastante animação de alunos, professores e gestores escolares. Foi assim o ato de entrega da quadra coberta da Escola Municipal em Tempo Integral Humberto Barradas, em Jaboatão Centro, nesta terça-feira (21), em meio à maratona de inaugurações programada pela festão municipal para esta mês de junho. “Os alunos passam o dia inteiro na escola. Este é outo importante investimento na Educação”, destacou a gestora Verônica Cristina da Silva.

A coberta da quadra beneficia 461 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Foram investidos R$ 268 mil em serviços de fundação, recuperação do piso da quadra; montagem da estrutura metálica de coberta; instalações elétricas; instalações de iluminação; proteção dos pilares contra impactos; captação de águas pluviais; pintura do piso e paredes.

A canção “Amigos Para Sempre”, ao som de um trompete tocado pelo estudante Diogo Francisco da Silva, da 8ª série, homenageou os presentes e agradeceu pela obra.  “O ensino do Humberto Barradas é maravilhoso, eu estudei aqui no passado. Muita coisa mudou e, hoje, estou feliz em ter uma filha estudando aqui. Jaboatão cresceu bastante e tende a evoluir mais”, afirmou Heleno de Almeida, que prestigiou a inauguração.

AVANÇOS - O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, destacou o investimento que a atual gestão faz na área e lembrou que, além das disciplinas da grade, os alunos da Humberto Barradas trabalham questões como a sustentabilidade, inclusive ajudando a acabar com focos de lixo na comunidade.

“A mudança vem do trabalho de todos. A Educação está no seu melhor momento em Jaboatão. O mais importante não é a quadra, são as avaliações externas do Saepe (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco) e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mostrando que os nossos jovens estão aprendendo mais, ao ponto de sermos o primeiro lugar na Região Metropolitana”, resumiu o prefeito Elias Gomes em sua fala.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Prefeitura lança o Prêmio de Incentivo Pedagógico e homenageia escolas

Depois do Ideb, outra avaliação externa – agora do Saepe, do Governo do Estado – destaca o bom desempenho da Educação no município. Prefeitura lança nesta quarta (22) o Prêmio de Incentivo Pedagógico (PIB)

Com o objetivo de promover o avanço da Educação municipal, com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está lançando o Prêmio de Incentivo Pedagógico – PIP. De início, serão beneficiadas todas as escolas da rede municipal que atingiram o nível de Desempenho Básico ou Desejável, de acordo com os resultados do Saepe 2016 – o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco. Em solenidade nesta quarta-feira (22), às 9h, no auditório do Hotel Barramares, em Piedade, serão premiadas 28 escolas. Elas receberão um bônus em dinheiro destinados aos professores, secretários, supervisores e gestores escolares.

Outras 62 escolas jaboatanenses que obtiveram boa classificação também serão homenageadas no evento. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) avalia o grau de domínio dos estudantes nas “Habilidades” e “Competências” consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. As avaliações foram aplicadas nas turmas de 3º e 5º anos, e 8ª séries, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Tendo na Educação uma de suas prioridades, Jaboatão vem colhendo bons frutos na área. Em 2013, o município conquistou o primeiro lugar geral da Região Metropolitana do Recife no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativo aos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Agora, com o resultado do Saepe 2015, divulgado pelo Governo do Estado, o pódio permanece na Metropolitana Sul – o índice do município cresceu aproximadamente 5%.

AVALIAÇÃO EXTERNA – Para as turmas de 3º ano e de 8ª séries, em Língua Portuguesa e Matemática, Jaboatão ficou em 1º lugar na Metropolitana Sul, que engloba também os municípios de Moreno, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe. Nas turmas de 5º anos, nas duas disciplinas, a cidade ficou em segundo lugar, no entanto na mesma faixa de classificação (Elementar 2).

“É  importante destacar que estas avaliações são externas. Não somos nós que estamos dizendo que o ensino em Jaboatão avançou. Estes resultados demonstram o trabalho que estamos fazendo no município, não só na qualidade da aprendizagem, mas na infraestrutura também”, afirmou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Resultado final de Seleção Simplificada é divulgado

Sem título

No último sábado (18), foi publicado no Diário Oficial do Município e no portal da Secretaria Executiva de Educação os candidatos classificados e desclassificados

O processo de contratação imediata teve início no último dia 06, com a interposição de recurso no dia 17 de junho e o resultado final divulgado no último sábado (18), no Diário Oficial do Município e no portal da Secretaria Executiva de Educação. O Processo Público Simplificado de Jaboatão dos Guararapes foi para contratação de 79 profissionais nas áreas de serviços gerais, cozinheiro e motorista nas Secretarias Executivas de Educação, de Assistência Social e de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência.

Os candidatos classificados devem aguardar o contato da Prefeitura informando a data para início das funções. Após o contato os selecionados têm dois (2) dias para apresentar as documentações solicitadas. A contratação imediata é pelo período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

A maioria das vagas, 60 para serviços gerais, são direcionadas para a Secretaria Executiva de Educação, o município possui 137 escolas e mais de 55 mil alunos, e estes profissionais serão direcionados para estes prédios. As demais vagas serão subdivididas da seguinte forma: 14 serviços gerais para a Secretaria Executiva de Assistência Social; 2 cozinheiros para atendimento à Secretaria Executiva de Assistência Social; e 3 motorista para atendimento à Secretaria Executiva de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Minha Escola Mais Limpa, um projeto de sustentabilidade nota dez

13415684_1007955009312200_7968848101070000706_o

Oito escolas piloto do Jaboatão dos Guararapes já estão desenvolvendo ações do programa Escolas Sustentáveis

Minha Escola Mais Limpa. Este é o nome de um projeto que vem movimentando escolas municipais e alertando a população sobre a importância de se cuidar mais do meio ambiente de uma forma em geral, com estudantes agindo como agentes multiplicadores não só nas escolas, mas em visitas pelas comunidades. Nesta sexta-feira (17), representantes de sete grêmios estudantis (uma escola por Regional administrativa da cidade) – três estudantes de cada escola – participaram de um encontro para elaboração do Plano de Ação do Grêmio Estudantil, definindo novas ações que serão desenvolvidas nas unidades de ensino com a temática sustentabilidade. O encontro ocorreu na Escola Municipal de Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão, em Piedade.

O projeto Minha Escola Mais Limpa é fruto de uma ação integrada das Secretarias Executiva de Educação, Meio Ambiente e Gestão Urbana, e de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência. “Após a discussão sobre estratégias de otimização de recursos, pensou-se no descarte de lixo e como trabalhar esta temática nas Escolas. Foi quando surgiu o projeto e, através do pessoal do Meio Ambiente, foi desenvolvido primeiro na Escola Bartolomeu de Gusmão. A partir daí, a experiência positiva foi compartilhada com as outras escolas, com a participação dos Grêmios Estudantis”, lembrou Amanda Nascimento, assessora de Educação Ambiental da Prefeitura, acentuando que a Educação traz os estudantes para as oficinas e, assim, os jovens são preparados para agir como agentes multiplicadores.

A gerente de Gestão Educacional, Selma Melo, ressaltou que os protagonistas das ações realizadas pelo projeto são os estudantes, agentes multiplicadores da sensibilização quanto à conservação do ambiente, na perspectiva de uma escola e, consequentemente, uma cidade mais limpa e saudável. Os gremistas foram sensibilizados sobre a tarefa de multiplicar, sensibilizar, mobilizar e contagiar os estudantes com o ‘vírus Minha Escola Mais Limpa’. A Secretaria de Educação incentivou e implantou Grêmios Estudantis em 53 unidades de ensino que oferecem anos finais. “No início foi difícil, mas depois fomos nos sensibilizando socialmente e conseguimos chegar na nossa meta, que era diminuir 90 % o descarte inadequado de lixo”, completou o estudante Miguel Sales.

DESAFIO E VALORIZAÇÃO – O desafio do “Minha Escola Mais Limpa” foi lançado no final de 2015 para estimular a diminuição em 90% do descarte inadequado do lixo dentro das escolas, eliminar a depredação do patrimônio público e estimular a valorização do funcionário de limpeza. A Escola Bartolomeu de Gusmão fez o desafio em 30 dias e registrou o antes e depois. O projeto já ganhou destaque com reportagens em jornais e na TV Globo.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola primeiro lugar em ensino ganha reforma completa

CAPA NOSSA ESCOLA 14 FOTO MARCELO FERREIRA

Conquistas não só na aprendizagem, mas na infraestrutura também na Escola em Tempo Integral Nossa Escola

A comunidade das Carolinas, localizada no bairro de Candeias, festejou a entrega da reforma e ampliação da primeira escola construída na localidade há 35 anos. O evento aconteceu nesta quinta-feira (15) e contou com a presença de autoridade diversas, entre elas o prefeito Elias Gomes. Com 342 alunos matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, funcionando em horário integral, a unidade de ensino recebeu um investimento de aproximadamente R$ 650 mil.

A escola foi beneficiada com ampliação de refeitório e uma sala de aula, vestiários, revisão da coberta, instalação elétrica, instalação hidrossanitária, revestimento cerâmico nas paredes, instalação de calhas metálicas, pintura e acessibilidade. Atualmente o prédio conta com 11 salas de aula, biblioteca e pátios coberto e aberto.

NOSSA ESCOLA 13 FOTO MARCELO FERREIRA

O prefeito Elias Gomes reforçou a importância do amor na educação. “Nós viemos ao mundo para servir, o prazer de servir combinado com amor e acrescentando uma pitada de sucesso, é uma das formas de sermos felizes. A escola é um espaço que possibilita o jovem sonhar quando se vê um jovem envolvido com drogas é porque ele não teve a oportunidade de sonhar. Tem que estimular o jovem a ir à escola. Os nossos alunos são primeiro lugar no Ideb (Índice de desenvolvimento da Educação Básica) e no Saepe”, reafirmou Gomes.

A gestora da escola, Francisca de Assis, revela o segredo do sucesso da escola. “Tudo que conseguimos nessa escola é porque somos uma equipe unida, comprometida. Os pais também são ótimos, eu trato os alunos como se fossem meus filhos. E mesmo com as dificuldades durante a reforma conquistamos o melhor rendimento do Saepe (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco)”, pontuou.

“Essa gestora tem um grande amor pelos nossos filhos. Deixo meu filho aqui e digo: toma que agora o filho é teu. Confio na escola, hoje, posso dizer que tenho um grande cidadão de 15 anos em casa. As aulas de música da escola revelou muitos talentos”, afirmou a mãe Carla Patrícia Pantaleão. A aluna do 9º ano, Alice Nascimento, lembra que foram muitas mudanças. “Entrei na escola em 2013, ela passou de estadual para municipal, depois passou a ser em horário integral. Hoje, temos música, teatro, novos professores e agora esta grande reforma, e o ensino só melhorou”, destacou.

“Quando assumimos a gestão a Educação estava sucateada, hoje universalizamos para as crianças de 4 e 5 anos. Do mês passado para cá, entregamos cinco novas escolas, duas quadras cobertas e ainda vamos entregar mais. Esta escola, mesmo com os transtornos durante a obra, o professor não deixava de passar o conteúdo e ficou no primeiro lugar dos Anos Finais, no Saepe, nas escolas municipais”, destacou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

HISTÓRIA – Na década de 70, não existiam escolas na comunidade das Carolinas e nas redondezas. As crianças precisam se deslocar até Boa Viagem para estudar. Foi quando os filhos (castores) do pessoal do Lions tiveram a ideia de construir uma escola na comunidade. Fizeram um bazar a fim de angariar fundos e compraram o 1º terreno onde foi construída a primeira etapa da Nossa Escola.

A representante da comunidade e integrante do Clube Lions, Teresa Falbo, presenciou a entrega da reforma emocionada.“ Quando não tinha nada aqui e resolvemos construir a escola, eu fazia todos os finais de semana panelada para alimentar todos que ajudavam na construção. Depois, o Clube Lions assumiu o restante da obra e ergueu a escola com quatro salas de aula, uma pequena cozinha e banheiro. Nós vivíamos aqui há 42 anos esquecidos. Esse foi o único prefeito que fez alguma coisa por Jaboatão”, afirmou. A presidente do Lions Clube Recife Centro, Sidney Domingues, também prestigiou o momento.

A Escola Nossa Escola foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 1980. A partir de setembro de 2013, iniciou-se o processo de municipalização da unidade de ensino, que até então era administrada pelo Governo do Estado. Em 2014, passou a ter uma Educação de Tempo Integral que proporciona aos alunos atividades que favorecem e reforçam a aprendizagem, promovem as competências inerentes ao desenvolvimento intelectual e a formação da cidadania.

Fotos: Marcelo Ferreira

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola Paulino Menelau, em Candeias, ganha moderna quadra coberta

68290,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

Investimento é mais um importante reforço à boa estrutura que a unidade escola oferece à comunidade

A quadra coberta foi entregue à comunidade escolar da Paulino Menelau, após um investimento de R$ 272.339,00. Os recursos contemplaram serviços de fundação, instalações elétricas, iluminação, proteção dos pilares contra impactos, serviço de captação de águas pluviais, pintura do piso e paredes e a coberta.

68288,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0“Trabalho nessa escola há 10 anos. Antigamente a gente fazia cotinha para comprar produtos de limpeza para a escola. A Educação mudou muito em Jaboatão, hoje essa escola parece mesmo um colégio particular, tem tudo. A merenda é boa, tudo é ótimo. O espaço onde foi construída a quadra era só lama e mato, agora tem essa quadra para os alunos”, afirmou a merendeira Carla Lins.

A mãe voluntária Regivânia da Silva esbanjava orgulho no ato de inauguração. “Sou voluntária, ajudo a servir a merenda. Eu penso que a escola é como se fosse a nossa casa, ela oferece tudo de bom para os nossos filhos. Meu filho estuda aqui e já participou de vários passeios e das olimpíadas de matemática. Até bolsa em curso de inglês ele já ganhou”, destacou.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, afirmou que os avanços na Educação são muitos no município, destacando que Jaboatão está em primeiro lugar no Saepe (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco). “E não tenho dúvidas que também seremos primeiro no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) também. Até o final deste ano teremos 21 escolas com quadras cobertas”.

O prefeito Elias Gomes ressaltou que a escola tem que ser um “lugar acolhedor” para as comunidades e que a gestão desde o início, prioriza a Educação. “Saímos do zero de escolas integrais em Jaboatão para 10. Esta é uma mudança muito importante, é a escola que queremos. Estamos vivendo uma crise no pais, escolas e comércios estão fechando, mas temos que continuar investindo em Educação, para o futuro dos nossos filhos”, disse.

O gestor da Paulino Menelau, Eduardo Botelho, reforçou que a unidade tem toda a estrutura necessária, inclusive laboratório de informática, e que agora está planejando uma biblioteca, em parceria com a comunidade. A escola oferece ensino dos anos finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no total são 630 alunos.

Fotos: Valter Andrade

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão divulga resultado parcial de seleção simplificada

O processo de  contratação imediata teve início no último dia 06 e o dia para a interposição de recurso é 17 de junho

O resultado parcial do Processo Público Simplificado de Jaboatão dos Guararapes para contratação de 79 profissionais nas áreas de serviços gerais, cozinheiro e motorista nas Secretarias Executivas de Educação, de Assistência Social e de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência, foi divulgado hoje (16). A lista dos classificados está disponível no Diário Oficial do município no link http://goo.gl/t9pxxd e no portal da Secretaria Executiva de Educação no link http://goo.gl/9GH8BI. A interposição de recurso é no dia 17 de junho e o resultado final no dia 18 de junho. A contratação imediata é pelo período de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

A maioria das vagas, 60 para serviços gerais, são direcionadas para a Secretaria Executiva de Educação, o município possui 137 escolas e mais de 55 mil alunos, e estes profissionais serão direcionados para estes prédios. As demais vagas serão subdivididas da seguinte forma: 14 serviços gerais para a Secretaria Executiva de Assistência Social; 2 cozinheiros para atendimento à Secretaria Executiva de Assistência Social; e 3 motorista para atendimento à Secretaria Executiva de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência.

A interposição do recurso será dirigida ao Presidente da Comissão, sendo protocolado na Secretaria Executiva de Educação, situada na Rua Antônio Ferreira Campos, 2718 – Candeias. No dia 17 de junho, das 8h às 12h.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educação integral com nova quadra esportiva

Oferecer um ensino com integralidade, esta é a proposta da política educacional do município de Jaboatão dos Guararapes

Localizado no centro do município de Jaboatão dos Guararapes, o Colégio em Tempo Integral Humberto Barradas, ganha quadra poliesportiva coberta para prática esportiva dos 461 alunos matriculados, dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), que passam o dia na unidade de ensino com atividades pedagógicas do ensino regular e extracurriculares, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. A entrega oficial acontecerá na próxima terça-feira (21), às 15h com a presença de autoridades. O investimento total da construção da quadra foi de R$ 267.508,72.

De acordo com o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, outras quadras serão entregues. “Esta semana já entregamos duas quadras cobertas, e até o final deste ano de 2016, serão 15 quadras entregues. Foi um grande salto, pois quando assumimos a gestão em 2009 apenas seis escolas tinham esta estrutura”, destacou.

Todas as quadras receberam, além da cobertura, serviços de fundação; recuperação do piso da quadra; montagem da estrutura metálica de coberta; instalações elétricas; instalações de iluminação; proteção dos pilares contra impactos; captação de águas pluviais; pintura do piso da quadra; e pintura das paredes.

Serviço:

Entrega de quadra coberta do Colégio em Tempo Integral Humberto Barradas

Endereço: Praça do Professor, s/n. Engenho Velho

Data: 21/06

Horário: 15h

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola integral é contemplada com reformas e ampliação em Candeias

67179,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0
A Nossa Escola atende a mais de 300 estudantes e oferece três refeições diárias. A reforma será entregue à comunidade nesta quinta-feira (16)

Um investimento de aproximadamente R$ 650 mil beneficiou a Escola em Tempo Integral Nossa Escola, de Candeias, com a ampliação do refeitório e construção de uma nova sala de aula, além de reformas no vestiário, coberta, instalação elétrica, instalação hidrosanitária, revestimento cerâmico nas paredes, instalação de calhas metálicas, pintura e acessibilidade. A entrega do prédio reformado e ampliado para a comunidade escolar acontece nesta quinta-feira (16), às 15h.

A Nossa Escola funciona em horário integral. Os mais de 300 estudantes chegam às 7h30 e permanecem até às 17h. Além das aulas do ensino regular, os alunos fazem atividades extracurriculares e têm aulas de música e teatro. A modalidade de ensino oferecida é Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

Serviço:

Entrega de reforma e ampliação da Escola em Tempo Integral Nossa Escola

Endereço: Rua Manoel Felipe Santiago, 700 – Candeias

Data: 16/06

Horário: 15h

Foto: Marcelo Ferreira

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Entrega de reforma e ampliação de escola

b25a8814-2a10-4dd0-9c31-d785ad4171d3

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados