Gestores escolares participam de formação continuada

P1060923

P1060924

Serviço de merenda e monitoramento do rendimento escolar dos alunos foram as temáticas trabalhadas no encontro

Os gestores escolares das 129 unidades de ensino de Jaboatão dos Guararapes participaram de mais encontro do Programa de Formação de Gestores nesta terça-feira (30/06), no Espaço de Formação, em Piedade. A formação aconteceu nos dois turnos, pela manhã para as Regionais 1, 2 e 3, e durante a tarde para as Regionais  4, 5 e 6. A reunião foi subdividida em duas turmas com temáticas distintas: “Otimização dos serviços prestados pela Gerência de Nutrição e Alimentação da Rede Escolar” e “Acompanhamento do Rendimento Escolar e Cumprimento dos Prazos na entrega dos Documentos”.

As nutricionistas da Secretaria Executiva de Educação, Rosália Martins e Iris Campos, abordaram as possibilidades de como otimizar o serviço de merenda nas escolas, tanto na questão de qualidade quanto na pontualidade.  A superintendente de Ensino, Edilene Soares, destacou a importância de monitorar a aprendizagem dos estudantes. “Estamos apresentando uma análise do primeiro bimestre. Temos que ter estratégias para diminuir as dificuldades na aprendizagem. Os gestores e supervisores juntos aos professores buscam a melhor forma de trabalhar a prática pedagógica com sucesso”, pontuou.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, visitou a formação. “Estas formações são fundamentais para ampliar o conhecimento dos profissionais. Estamos buscando melhorar cada vez nosso serviço, através dos colóquios vimos a necessidade de avaliar o nosso atendimento na Secretaria. Implantamos uma ferramenta para avaliar a satisfação do público que vai até lá. Em agosto estaremos pagando o BDEJAB individual”, enfatizou. O secretário também informou sobre uma novidade na Educação municipal, a partir do segundo semestre aproximadamente 600 estudantes do 9º ano farão um curso preparatório aos sábado para escolas técnicas.

Espaço de Formação – A Prefeitura inaugurou um centro de formação para os profissionais da educação neste primeiro semestre. O espaço é composto por oito salas climatizadas e possui todos os equipamentos necessários para as capacitações. O prédio está localizado na Rua Professora Sílvia Ferreira, nº 568, Piedade.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Mais educação ambiental nas escolas municipais

Equipe de educação ambiental da Prefeitura desenvolve atividades com crianças da Escola Municipal São Sebastião, no Lote 92, em Jaboatão Centro

Por Carol Moura

Estudantes do 5º Ano da Escola Municipal São Sebastião, localizada no Lote 92, em Jaboatão Centro, aprenderam, nesta segunda-feira (22), a cuidar mais do meio ambiente. Uma equipe de educação Ambiental, da Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura, apresentou a política dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), além da coleta seletiva  e como separar o lixo corretamente.

As atividades fazem parte do Programa de Educação Ambiental, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana, e buscam incentivar os estudantes das escolas municipais a serem cidadãos mais conscientes quanto à preservação da natureza

Durante as atividades, as crianças assistiram a um curta metragem sobre reciclagem e responderam, através de desenho, à seguinte a pergunta: Como colaborar com o meio ambiente?. Eles também participaram de um quiz sobre o assunto e os vencedores ganharam um jogo de trilha ecológica.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

O primeiro São João no Cantinho da Leitura

64845,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

A primeira festa junina do projeto, desenvolvido na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, animou estudantes da Escola Municipal Liliosa Ramos

Por Aline Rodrigues

Com bastante animação, os matutinhos e matutinhas da Escola Municipal Liliosa Ramos marcaram presença na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, nesta segunda-feira (22), para a primeira apresentação do “Arraiá do Cantinho da Leitura”. Mais uma vez, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico, promoveu momentos de diversão a crianças jaboatanenses.

As apresentações ficaram por conta dos alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º anos. Pouco mais de 30 estudantes participaram dos festejos juninos. Demonstrações de danças juninas, sorteios e escolha do rei e rainha do milho foram executados pelas crianças, com a ajuda dos professores e familiares, que  ficaram muito orgulhosos com as apresentações dos filhos.

E os pequeninos não foram à festa só para se apresentar, não! Muitos deles se instalaram no Cantinho da Leitura para aprender mais sobre a cultura histórica através da leitura. Foi o caso do estudante Júlio Henrique, de oito anos. “Os livros são minha inspiração, eles trazem muitas coisas importantes e divertidas. Sem eles não saberíamos ler, falar, nem escrever. Além da festa de São João, ler é muito bom”, disse muito animado o matutinho Júlio.

“Um dos objetivos é poder conciliar a leitura, forró e diversão. Fazer com que as crianças se sintam bem com os livros, compreender que as obras também são cultura, assim como o São João. E o Cantinho está aqui, não só para servir às crianças, mas todos aqueles que sentirem o desejo de ler. A Casa da Cultura sempre estará de portas abertas”, disse a professora Mirtes, coordenadora de Equipamentos Culturais, ao falar da festa.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Conselheiros escolares participam de formação

P1060907

As palestras aconteceram nos dias 18 e 19 de junho, para todos os segmentos dos conselhos

A Secretaria Executiva de Educação, através da Superintendência de Gestão Educacional, realiza trimestralmente formações para os conselheiros escolares.  O último seminários aconteceu nesta quinta (18) e sexta (19), o primeiro dia foi para as Regionais 4, 5, 6 e 7, no Colégio Divino Mestre, em Piedade. Já o segundo dia foi para as Regionais  1, 2 e 3, na Escola Estadual Nestor Gomes. No total mais 120 pessoas participaram.

De acordo com a superintendente de Gestão Educacional, Carminha Mendes, a ação faz parte de um governo participativo. “O nosso modelo de gestão traz a sociedade para discutir educação, dentro de um viés democrático. Não se trata de um projeto de governo, mas sim de todos os profissionais que estão na escola, da equipe gestora. É importante a sociedade participar da construção junto à gestão”, enfatizou.

O seminário contou com a palestra A participação da família e da comunidade na escola, ministrada pela doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Iágrici Lima, pesquisadora na área de conselhos escolares no município de Jaboatão dos Guararapes.

“Eu apresento quais as contribuições dos conselhos escolares para a construção de uma gestão democrática. É fundamental a participação dos pais na dinâmica das escolas. Essa gestão trouxe uma maior abertura, incentiva os conselhos escolares. Os pais têm várias possibilidades dentro da escola, eles devem pensar de forma mais autônoma”, pontuou Iágrici.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola Nossa Senhora do Carmo é entregue repaginada

64790,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

São quase 350 estudantes beneficiados na unidade de ensino localizada em Cajueiro Seco

O prefeito Elias Gomes concluiu no final da tarde, desta terça-feira (16/06), a maratona de entrega de escolas reformadas. A última unidade de ensino entregue foi a Nossa Senhora do Carmo, em Cajueiro Seco. A reforma foi completa: pintura, retelhamento, cobertura nova, piso, cerâmica, e reparos elétricos e hidráulicos, além de grafitagem no muro. A escola atende quase 350 estudantes e oferece as modalidades de anos iniciais do Ensino Fundamental  e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A nossa educação não é só aparência, a mudança é mais profunda. Jaboatão está mudando a essência. Nossa principal obra não é a praça, a avenida, os prédios… Muitos criticam, porque não têm a sensibilidade de entender que a mudança é de dentro para fora. O reconhecimento da educação no município de Jaboatão dos Guararapes vai além de infraestrutura, a qualidade do ensino já é destaque na região metropolitana, onde conquistamos o primeiro lugar do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Governos anteriores tratavam muito mal nossas crianças. Hoje temos crianças em fase de leitura que lêem cerca de 40 livros por ano”, lembrou o Prefeito Elias Gomes

Para a gestora da escola, Karla Cavalcanti, o fundamental é a parceria. “Eu só tenho que agradecer a paciência dos pais. Tudo isso é fruto de um trabalho realizado em parceria. Peço que as famílias continuem junto a escola”, destacou.  Já a aluna do EJA, Francisca Soares, falou do orgulho que tem da escola onde estuda. “O município teve muitos avanços. Eu vou ao posto de saúde e sou atendida e consigo meus medicamentos. A escola está muito boa, nunca uma escola foi tão bem cuidada. Temos uma escola feliz. Todos atendem muito bem”, disse.

A secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento, enfatizou que o trabalho não para. “Na próxima sexta estaremos entregando cinco Unidades Básicas de Saúde. Vão ser mais equipamentos para  a população, estamos entregando escolas, o trabalho é constante. A prefeitura não trabalha sozinha a gente precisa da população também”, pontuou.

No decorrer do dia também foram entregues as Escolas Municipais Professor Costa Pinto, no Curado IV; Gildo Veríssimo, em Cavaleiro; Professora Luziana Maria Pereira da Silva, em Jardim Jordão. No total, foram 1,5 mil estudantes beneficiados.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Maratona de entrega de escolas reformadas chega à Regional 7

64787,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0
Prefeito Elias Gomes comemora um dia marcado por investimentos na educação municipal

Educação é prioridade em Jaboatão dos Guararapes, nesse sentido a Prefeitura entregou na tarde desta terça-feira (16/06), mais duas escolas reformadas. A primeira foi a Escola Municipal Professora Luziana Maria Pereira da Silva, em Jardim Jordão, que passou por retelhamento, pintura, reparos elétricos e hidráulicos, ganhou mais duas novas salas de aula e muro novo. O coral da escola emocionou a todos.

A unidade de ensino oferece Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no total são 380 estudantes. A gestora da escola, Leandra Bianco, enfatizou que a ampliação era necessária. “Esta escola é nova e desde do início a procura por matrículas era grande. Com estas duas novas salas de aula conseguimos aumentar o número de alunos”, destacou.

“Eu tenho dois filhos deficientes que são muito bem acolhidos aqui. Nessa escola são muitas crianças com necessidades especiais e todas com apoio, eu só tenho que agradecer porque os outros Prefeitos não davam atenção para estas crianças. Antes de existir essa escola a gente tinha que descer a ladeira para os meninos estudarem ou pagar escolinha particular aqui em cima, mas para a gente fica muito pesado”, disse, sem conter a alegria, a mãe Sandra Maria de Souza.

A secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento, pontuou as prioridades na gestão. “Educação sempre em primeiro lugar. Estas crianças terão mais chances de serem vencedoras, quando a criança estuda é bom para a família, é bom para o desenvolvimento de uma cidade”, ressaltou.

“Jaboatão é reconhecido internacionalmente na área educacional. Na semana passada recebemos um encontro da Unesco sobre Cidades Leitora. O workshop aconteceu aqui devido ao trabalho que estamos realizando. Quando entrei nessa escola postei uma foto do coral no meu twitter e imediatamente uma amiga francesa, que mora no Rio de Janeiro, disse que quer vir aqui conhecer as escolas e dar aulas de teatro e francês. E eu já afirmo que quando ela vier, o trabalho dela vai começar por aqui”, concluiu o Prefeito Elias Gomes. Em seguida o gestor seguiu para entregar mais uma escola em Cajueiro Seco.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola Gildo Veríssimo é entregue reformada à população

64778,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

Investimento afetará cerca de 1,5 mil estudantes da rede municipal de ensino

Por Rose Albuquerque

Ainda na manhã desta terça-feira (16/06), o prefeito Elias Gomes visitou o bairro de Cavaleiro para entregar a Escola Gildo Veríssimo reformada aos jaboatanenses. A escola, que conta com seis salas de aula, biblioteca, entre outros espaços, teve telhado, piso e banheiros refeitos e uma nova pintura. Apenas na sede, são 597 estudantes distribuídos no Ensino Fundamental (anos finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a estudante Carmem Gabriela, do 6º ano, os alagamentos agora é coisa do passado. “Nossa escola passava por muitos problemas. As aulas eram prejudicadas porque não tinha condições de funcionar. Além de alagamentos, eram quentes e sujas. Agora temos uma escola com aula normal”, afirmou a estudante.

O prefeito Elias Gomes lembrou a importância da reforma da unidade de ensino. “Foi quase uma nova construção. E assim como esta, encontramos todas as escolas do município em estado de abandono, quando assumimos a gestão municipal. Mas avançamos, reformando escolas, valorizando professores e oferecendo uma educação melhor para todos. E quem afirma isso não somos nós, mas os números que avaliam a nossa Educação, que estava na lanterna e agora desponta na frente, na Região Metropolitana do Recife”, destacou o gestor.

A gestora da Escola Gildo Veríssimo, Gilvanete Batista de Oliveira, contou que os estudantes demonstram mais animação e satisfação com a escola. “Eles estão mais interessados pelas aulas. Também, com um ambiente mais agradável, qualquer um se sente mais motivado, não é?”, indagou sorrindo a gestora.

Na parte da tarde, o gestor seguiu para mais duas unidades escolares. Em Jardim Jordão, a Escola Municipal Luziana Maria Pereira da Silva foi reformada e ampliada, já em Cajueiro Seco, a Escola Municipal Nossa senhora do Carmo também recebeu importante intervenção. Ao todo, mais de 1.500 estudantes serão beneficiados diretamente com esse investimento.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola municipalizada e reformada é entregue aos moradores do Curado IV

Costa Pinto 2

Escola Costa Pinto

Escola Costa Pinto conta com mais de 400 estudantes, distribuídos nos dois turnos diurnos

Por Rose Albuquerque

O prefeito Elias Gomes iniciou na manhã desta terça-feira (16/06), uma maratona de entrega de escolas reformadas à população. A primeira unidade escolar foi a Costa Pinto, no Curado IV, que antes pertencia ao Estado. Após a transferência de competência, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes iniciou a reforma do prédio. O ato desta manhã marcou, não apenas a entrega da obra, mas também a municipalização da unidade.

O gestor do Executivo aproveitou o momento para destacar os avanços e conquistas do município mesmo em meio a crise econômica. “Reduzimos gastos para fazer o que tem que ser feito: investir em saúde e educação. E estamos fazendo o melhor e com qualidade, porque queremos oferecer uma educação melhor para todos”, afirmou. “Para comprovar que estamos no caminho certo, temos os números que comprovam o quanto estamos avançando”, completou, fazendo referência aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O estudante Alan Vinícius, do 8º ano, destacou as melhorias que a escola obteve com a municipalização. “Tínhamos muitos problemas que pareciam difíceis de serem resolvidos. Agora tudo melhorou”, falou o estudante. A dona de casa Lúcia Nestor de Paula, mãe de aluno, aprovou a reforma. “Melhorou muito. Estou muito feliz!”, afirmou. Já a aposentada Socorro Vieira, 65 anos, contou que está satisfeita com a nova gestão da escola. “A gestora é determinada”, enfatizou.

MUNICIPALIZAÇÃO

A Escola Costa Pinto, que pertencia a Rede Estadual de Educação, entrou no processo de municipalização em 2013. Desde então, a gestora Vilma Lúcia Ribeiro assumiu a gestão da unidade. “Foi um tremendo desafio”, afirmou Vilma. “Estava sozinha em meio aos professores da rede estadual, conversando e explicando para os pais a mudança”, detalhou.

A unidade escolar conta com sete salas de aula; salas de direção, secretaria e de professores; cozinha; pátio para apresentações e refeições; banheiros; e área para realização de atividades físicas. São 425 estudantes distribuídos nos turnos da manhã e da tarde, no Ensino Fundamental, com 22 professores.

REFORMA

A unidade escolar do Curado IV foi beneficiada com pintura, retelhamento, cerâmica nova, manutenção em rampas de acessibilidade, grades de acesso, reparos elétricos e hidráulicos, e grafitagem. A Secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento, participou do ato e convidou pais, professores, gestores e estudantes para zelarem pelo patrimônio público. “Estamos cumprindo o que elegemos como prioridade, mas convido a todos para se unirem nesta luta, que é de todos nós: melhorar cada vez mais a educação do município”, afirmou Conceição.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola Cláudio Agrício destaca preservação do meio ambiente

11412453_952225598175462_4937389790550548738_n

Por Andréa Araújo

Na ultima sexta-feira (12/06), os alunos da Escola Municipal Cláudio Agrício  realizaram apresentações sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula relacionados ao meio ambiente. O aluno do 4º ano, José Eric Ramos Cavalcante Campos, inventou um mini ventilador com materiais reciclados, como: CD velho, garrafa Pet, motor velho de vídeo game e uma bateria de celular . “ É muito importante reaproveitar materiais que não são mais usados e transformá-los em coisas novas”, disse.

“Trabalhamos sempre com este tema. Fazendo os estudantes entenderem a importância de preservar o meio ambiente, incentivando o consumo consciente”, disse Priscila Silvestre coordenadora da escola.

Alunos do 7º ano fizeram experimentos utilizando bicarbonato de sódio, vinagre, detergente e colorau, a partir destes ingredientes produziram uma pequena erupção de vulcão.  “Até remédios podemos encontrar no meio ambiente, através das plantas medicinais”, destacou o estudante Eleiton Antonio, 13 anos, explicando um pouco sobre ervas medicinais.

A Escola Municipal Cláudio Agrício fica na Estrada Velha do Jordão e foi entregue toda reformada para a comunidade escolar no dia 06 de maio deste ano. A Escola oferece ensino fundamental (anos iniciais e finais) e atende cerca de 900 estudantes.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Prefeitura entrega quatro escolas reformadas para população

A próxima terça (16/06) será um dia marcado por comemorações nas Regionais de Cavaleiro, Curado, Guararapes e Prazeres

Em um único dia serão quatro escolas repaginadas entregues para a população jaboatanense. Na próxima terça-feira (16/06) a maratona começa com a entrega da EscolaProfessor Costa Pinto, localizada no Curado IV, às 9h, municipalizada recentemente. A unidade de ensino passou a ser responsabilidade do município no segundo semestre de 2013 e agora foi beneficiada com pintura, retelhamento, cerâmica nova, manutenção em rampas de acessibilidade, grade de acesso e reparos elétricos e hidráulicos.

“De 2009 para cá assumimos 10 escolas que eram do estado. Este processo de municipalização passou a responsabilidade pelo ensino fundamental para os municípios. Mas não basta apenas receber a estrutura física, tem que deixá-la com condições adequadas para que as crianças assistam as aulas. Nesta terça iremos entregar outras três unidades de ensino  reformadas, além desta”, salientou o secretário Executivo de Educação Francisco Amorim. A Escola Gildo Veríssimo, em Cavaleiro, será entregue, às 10h30, e foi beneficiada com retelhamento, pintura, reparos elétricos e hidráulicos.

De tarde, às 14h30 será a vez da Escola Luziana Maria ferreira, em Jardim Jordão, além das benfeitorias realizadas nas demais escolas, esta unidade ganhou mais duas novas salas de aula e muro novo. E no final da tarde às 16h, será a Escola Nossa Senhora do Carmo, em Cajueiro Seco, que recebeu pintura, retelhamento, cobertura nova, piso, cerâmica e reparos elétricos e hidráulicos. Mais de 1500 estudantes serão beneficiados.

Serviço:

09h – Escola Municipal Professor Costa Pinto. Rua 15, s/n, Curado IV – 3ª Etapa

10h30 – Escola Municipal Gildo Veríssimo.  Rua Joaquim Tenório, s/n, Cavaleiro

14h – Escola Municipal Luziana Maria Pereira da Silva. Rua Ipanema, s/n, Jardim Jordão

16h- Escola Municipal Nossa senhora do Carmo. Rua Frei Caneca, 42, Cajueiro Seco

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados