Pacto pela Educação realiza ultima reunião do ano

P1060547 P1060544

Avaliar as metas propostas para 2014, o calendário de 2015 e analisar o formato do comitê fizeram parte da pauta

Entre os segmentos que fazem parte do “Pacto pela Educação – Todos Educando a Cidade” está o de escola privada, representado pelo proprietário do Colégio Divino Mestre, Marcial Oliveira. O qual se firma como grande parceiro do governo municipal e abriu as portas do seu colégio para receber a reunião colegiada do comitê do Pacto nesta terça-feira (23/12). Entre as decisões apresentadas foi a reativação dos grupos temáticos: Valorização do Magistério; Infraestrutura Física e Tecnológica das Escolas Municipais; Universalização do Ensino, Acesso e Permanência dos Estudantes na Escola com Sucesso; e Gestão Democrática do Ensino. Os encontros ordinários mensais acontecerão toda quarta sexta-feira do mês.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, fez um breve relato do que foi realizado em 2014 diante das metas planejadas. “Queremos envolver a sociedade na educação municipal, buscando sempre a melhoria da aprendizagem das crianças. Só neste ano mais de 3700 pessoas passaram por formações, de todos os segmentos. Foram professores, gestores, serviços gerais, supervisores, entre outros. Aumentamos a aprovação nas escolas de tempo integral. É importante também aumentarmos a participação no Pacto, inclusive dos estudantes. Temos que ampliar a cultura dos estudantes participarem das discussões sobre políticas públicas nos espaços adequados”, destacou o secretário.

“Algumas ideias discutidas no Pacto implementei aqui na escola. Já fui professor de matemática e é muito bom voltar a contribuir com a educação pública.Me senti incluído quando comecei a participar deste comitê. Não existe diferença de estudantes de escolas públicas ou privadas. Temos que defender educação como um todo. Um grande problema é a mídia que influência os jovens ao consumo e trabalha 99% de coisas ruins das escolas públicas, enquanto as coisas boas não mostram. Jaboatão cresceu muito”, destacou Marcial Oliveira.

Outro ponto colocado pela gerente de Gestão da Educação, Selma Melo, foi o de os segmentos trazerem para a discussão o que está acontecendo nas suas representatividades. Como forma de ampliar o debate nas reuniões e oxigenar a gestão sobre a realidade, além de incorporar ideias inovadoras.  A superintendende de Gestão da Educação, Carminha Mendes, acrescentou que a Secretaria Executiva de Educação ampliou os canais de comunicação com a sociedade, através dos Grêmios Estudantis, Conselhos Escolares, Conferências Municipais, Fórum de Pais e Programa Educação em Debate.

Pacto Pela Educação

Lançado em dezembro de 2012, tem como objetivo a construção participativa da educação na cidade e o intuito de cada vez mais elevar a consciência política da população. Fazem parte do comitê representantes de diversos seguimentos como: pais, escolas privadas, Câmara de Dirigentes Lojista de Jaboatão e representatividades religiosas.

Calendário 2015

30/01 – Plano Municipal de Educação – Qual a cidade que queremos para 2024

27/02 – Cidade Educadora

27/03 – Resultados de 2014

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola Santa Edwirges, em Candeias, ganha nova sede

Escola Santa Edwirges Escola Santa Edwirges 1

Com o investimento, os cerca de 1.200 estudantes da unidade iniciarão o ano letivo de 2015 em um único lugar, no Conjunto Catamarã. Antes, a escola funcionava em dois prédios

Por Rose Albuquerque

O ensino público municipal do Jaboatão dos Guararapes ganha, a cada dia, novos aliados para oferecer uma educação melhor para os jaboatanenses. Nesta quinta-feira (18/12), o secretário executivo de Educação, Francisco Amorim, participou, junto aos estudantes, pais e professores, da entrega do novo espaço da Escola Santa Edwirges. Fundada em 2005, a escola não tinha sede única, funcionando em dois locais. Agora, de casa nova, a Escola vai reunir todos os 1.200 estudantes num só lugar.

De acordo com a gestora da escola, Simone Arruda da Silva, essa foi a melhor coisa. “Agora podemos dizer que este espaço é nosso e não vamos ter que compartilhar com mais ninguém”, comemorou. O estudante Luécio Davi, do 8º ano, também comemorou a conquista. “Gosto muito daqui. E até recebi propostas para sair, mas preferi ficar porque acredito na educação oferecida aqui e nas amizades que conquistei”, afirmou.

O secretário Francisco Amorim destacou o avanço que ganha a unidade escolar com a nova sede. “Essa ação oferece qualidade e mais prazer para que o estudante permaneça na escola. Assim, estamos garantindo acesso, permanência e sucesso na vida escolar desse estudante”, falou Amorim. “Nosso objetivo é que as crianças aprendam certo e na idade certa”, completou.

A escola Santa Edwirges oferece as modalidades de ensino de Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No próximo ano, os estudantes já iniciarão as aulas num espaço adequado com 16 salas de aula, biblioteca, sala multimídia e quadra. A Escola funcionava em outro local, que só permitia a mesma ter aulas em dois turnos. Desde o início de 2014, a Secretaria Executiva de Educação alugou um novo prédio, no bairro de Candeias, que possibilitou a escola funcionar em três turnos com um espaço mais amplo.

Fotos: Felipe Leite

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Creche recebe doação de presentes do Instituo Jaboatão Criança

P1060532 P1060530

Entre familiares e sorrisos, mais de 80 crianças, com idades entre zero e três anos e 11 meses, atendidas pela Creche Ciranda Cirandinha, em Jaboatão Centro, receberam brinquedos

As comemorações natalinas sempre remetem a união familiar, e não foi diferente na Creche Ciranda Cirandinha, Jaboatão Centro. Em meio ao calor materno e paterno (com presença expressiva) as mais de 80 crianças atendidas receberam do Natal Solidário, realizado pelo Instituto Jaboatão Criança (IJC), em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, brinquedos que foram doados por servidores e parceiros. Na ocasião, estavam representando o IJC a Roberta Caldas e Talita Corrêa.

“O Interesso do Instituto é ser amigo da criança. Fazer com que as creches cresçam, tenham melhores estruturas e profissionais mais reconhecidos. O Instituto vem para dar este suporte”, declarou Talita Corrêa. O pai Antônio Guilherme aprovou a iniciativa. “Deixo minha filha aqui desde seus quatro meses de vida, hoje ela tem 2 anos e 3 meses. Aqui é muito bom, quando tem algo que não gosto converso com a gestora e professora. Tenho que agradecer de ter um lugar como este para deixá-la para ir trabalhar. Sempre participo das reuniões e festas daqui. Esta entrega de presente de hoje foi muito boa”, afirmou.

P1060527O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, prestigiou o evento. “Entre março e abril de 2015 estaremos iniciando uma reforma e ampliação nesta creche. E em 2016 já estaremos atendendo crianças de 4 e 5 anos aqui. Desta forma as crianças podem passar mais um tempo nesta creche. Também estaremos matriculando as crianças a partir de 2 anos e meio nos Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Quando as crianças entram na escola mais cedo elas têm um melhor desenvolvimento e chegam no ensino fundamental alfabetizadas”, enfatizou.

No total, Jaboatão atende 420 crianças em creches das 7h às 17h. Já receberam o Natal Solidário do IJC as Creches Marcos Freire, em Marcos Freire; Mundo Encantado, em Curado; e Alaíde Maria da Conceição, em Cavaleiro.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão recebe seminário do programa Via Escola

P1060522

A troca de experiências dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho aconteceu no Espaço Criança Esperança, em Socorro

A quarta edição do Seminário Intermunicipal de Socialização de Boas Práticas do Programa Via Escola, que contempla Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, reuniu gestores escolares, supervisores e representatividade de professores, durante esta quinta (18/12), no auditório do Espaço Criança Esperança em Socorro. Há mais de três anos, o município é contemplado com o Programa Via Escola – Um pacto pela educação, realizado através da parceria entre aConcessionária Rota dos Coqueiros e o Instituto Chapa Educação e Pesquisa, cujo objetivo é melhorar a leitura e a escrita dos estudantes. O Programa Via Escola contempla cinco escolas piloto e 30 escolas âncoras em Jaboatão dos Guararapes, totalizando 35 unidades de ensino.

P1060515

Na ocasião estavam presentes a diretora pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), Giovana Cristina Zen; a formadora do Instituto Chapada, Ridalva da Silva; e a coordenadora do Via Escola pela Rota dos Coqueiros, Roberta Nunes. O encontro possibilita os profissionais refletirem sobre as práticas exitosas dos colegas e a inovação nas ações já implantadas.

“Um vídeo de uma instituição privada mostrando os nossos resultados é muito bom. Isso representa o resultado concreto da nossa rede, a ação e responsabilidade do supervisor. O trabalho do professor na sala de aula e o monitoramento da equipe técnica da Secretaria. Trabalhar como romper a nossa prática docente na sala é importante. O resultado do nosso aluno, também é o da nossa escola”, enfatizou a superintendente do Desenvolvimento do Ensino, Edilene Soares.

Roberta Nunes da Rota dos Coqueiros destacou a satisfação da empresa. “Todos nós ficamos felizes em ver os resultados alcançados. Jaboatão teve um ótimo IDEB e é bom saber que p programa contribui para isso”, afirmou. A supervisora da Escola Ubaldino Figueirôa, em Candeias, Helga Oliveira, apresentou os resultados positivos. “O professor reorganizou a rotina na sala de aula, repensou e fez com que os alunos aprendessem mais. Temos que instrumentalizar o professor, são eles que estão lá na ponta. Tem coisas que não aprendemos nem na faculdade, nem na especialização, só na prática mesmo. Fizemos dados comparativos bimestrais na área de ditado, texto e segmentação e a evolução foi muito grande depois da reorganização  da rotina”, declarou.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Gestores e equipe da Educação participam de confraternização

10863492_1741195919439446_1253855200_n

Tarde de descontração com sorteios e música de qualidade animaram a comemoração dos profissionais

O Sindicato dos Servidores Municipais de Jaboatão (SINSMUJG), em Barra de Jangada, abriu as portas para a confraternização da Secretaria Executiva de Educação na tarde desta terça (17/12). Gestores escolares e equipe da Secretaria participaram de sorteios e dançaram ao som de Allan Carlos que tocou MPB e hits dos anos 80. Os prêmios forma de cestas natalinas a tablets.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, desejou boas festas a todos com gostinho de vitória na educação. “Temos que agradecer primeiramente a Deus. Só em acordarmos, em estarmos respirando, temos que agradecer. Quando analisamos de dezembro de 2013 até hoje, podemos ver que muito fizemos. E daqui a um ano veremos que teremos feito mais ainda, superamos obstáculos e avançamos. A educação é o vírus do bem para contagiar nossas escolas”, enfatizou.

10857976_10152444799796524_6719749872026120004_n

A secretária de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Mirtes Cordeiro, prestigiou a festa. “Estamos investindo mais do que os 25% destinados para Educação. Vocês estão avançando a qualidade do ensino. Estão contribuído para o desenvolvimento do município.  Em janeiro estaremos pagando o bônus e vamos buscar mais recursos para que nossas políticas cresçam”, declarou.

10492375_575270762605156_8828936796260971795_n

“Adorei a festa, principalmente porque fui sorteada. Vou usar o presente para fazer um lanche para os amigos da Secretaria. E Allan Carlos como sempre com uma ótima apresentação”, destacou a servidora que foi sorteada com uma batedeira, Aline Barros.

Este ano a novidade da comemoração foi a festa dos gestores escolares ser junto com a da equipe da Secretaria Executiva de Educação. “Achei muito positiva a iniciativa da Secretaria em fazer esta comemoração por causa da integração. O trabalho realizado é fruto de todos juntos. Portanto é importante esta união na confraternização”, afirmou a gestora da Escola Natividade Saldanha, em Cajueiro Seco, Edilene Braga.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão terá mais 18 mil vagas na rede municipal de ensino em 2015

61745,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

Com o aumento, total de vagas nas creches, educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos passará de 65 mil. Inscrições para os novatos serão de 5 a 16 de janeiro

Por Rose Albuquerque

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes definiu o cronograma de matrículas 2015 para os novatos da rede municipal de ensino. As matrículas serão realizadas entre os dias 5 e 16 de janeiro. Serão disponibilizadas 18 mil novas vagas, das quais 164 para creches e 3.555 para a Educação Infantil. O restante será para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a rede de ensino de Jaboatão já tem, em números aproximados, 53 mil alunos matriculados, incluindo os que estão concluindo a formação e não voltam em 2015.

As matrículas dos novatos poderão ser feitas diretamente nas escolas municipais. Mas é preciso levar o  registro de nascimento da crianças, um comprovante de residência e, se não for aluno da Educação Infantil ou do primeiro ano do Ensino Fundamental, ainda será necessário levar a  transferência provisória da escola que estudou anteriormente.

De acordo com Francisco Amorim, secretário executivo de Educação de Jaboatão, o aumento das vagas para a Educação em Jaboatão é para garantir que nenhuma criança fique fora da escola. “Ampliamos o número de vagas nas escola municipais, com o foco nas Educação Infantil. Nosso objetivo é universalizar essa modalidade de ensino, ou seja, garantir vaga na escola para todas as crianças entre 4 e 5 anos de idade”, explicou Amorim.

Os estudantes que já estudam na rede já estão com as matrículas renovadas para o ano letivo de 2015, que terá a abertura oficial no dia 4 de fevereiro.

BUSCA ATIVA

O Busca Ativa é um programa desenvolvido pelo município para garantir a matrícula e permanência de todas as crianças em sala de aula. Na primeira edição, realizada em abril deste ano, agentes municipais, em parceria com diversos órgãos do município, fizeram a visita casa a casa, em todas as Regiões Administrativas da cidade para garantir que toda criança entre 4 e 5 anos fosse matriculada na escola.

Na segunda edição, iniciada em julho deste ano, a Prefeitura lançou uma ação inovadora: acionados por gestores das escolas municipais, motoqueiros passaram a visitar as casas dos pais de crianças que estão faltando às aulas. Com isso, o número de evasão escolar diminuiu consideravelmente.

Foto: Marcelo Ferreira

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Culto ecumênico: momento de agradecer as conquistas de 2014

P1060505 P1060499

P1060512

Como de costume a Secretaria Executiva de Educação realiza culto ecumênico para reunir funcionários e convidados como confraternização de Natal

Este ano, o culto ecumênico da Secretaria Executiva de educação contou com a participação especial do Coral Municipal Jaboatão Canta, formado por funcionários da Prefeitura e quem vem encantado a todos nas apresentações. Gestores, representantes de Secretarias governamentais e equipe da Secretaria Executiva de Educação se reuniram no Culto Ecumênico para orarem e agradecer por todas as graças alcançadas e pela vida.

“Que neste Natal as pessoas possam se doar mais. Doar um abraço, um ombro amigo, uma palavra de conforto, um sorriso”, destacou a representante espírita, Adriana Oliveira. Para representar os católicos Sergio Paiva da comunidade Lua Nova proferiu algumas palavras. “A educação é um ato de amor. A prática pedagógica é mais sucedida se for feita com amor. Se o nosso papel de professor for feito com amor talvez a gente não receba na comunidade tanto jovem usuário de drogas por falta de amor”, enfatizou.

“O essencial para nós é abrir a porta do nosso coração para Jesus, muita gente deixa fechado”, pontuou o pastor Williams Santos. “A tua boca pode profetizar bênçãos e maldições. Profetizem benções. Temos que agradecer por estarmos aqui vivos, respirando entre nossas famílias. Com todas as dificuldades vencemos o ano de 2014 e o próximo ano será melhor do que este que passou”, concluiu o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

Este ano a participação da equipe da Secretaria Executiva de Educação no culto foi expressiva, os dizeres e as canções contaram com os funcionários. Ainda na manhã de hoje (15/12) os motoristas e serviços gerais receberam uma cesta natalina. “Todo o nosso trabalho só funciona por que somos uma equipe e estes profissionais (motoristas e serviços gerais) são fundamentais para isso. Vejo isso quando estão aqui limpando nosso prédio para receber as pessoas, quando assino um empenho e o motorista sal correndo para entregar a tempo. O trabalho integrado desta equipe é que faz tudo acontecer”, acrescentou Francisco Amorim.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão com seleção simplificada para professor

programa de leitura

Serão 20 vagas para professores I e II para o exercício do magistério na Educação Infantil, Educação Fundamental e EJA. As inscrições serão feitas na segunda e terça (15 e 16/12)

Por Rose Albuquerque

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anuncia uma seleção simplificada para professores de nível médio e superior. As inscrições acontecerão nos dias 15 e 16 deste mês (segunda e terça), apenas pelo site  http://see.jaboatao.pe.gov.br Ao todo, são oferecidas 20 vagas e o contrato será temporário, nas vagas de Professor II: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Educação Física, para o exercício do magistério nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Professor I, para o exercício de magistério nas turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, anos iniciais, EJA, professor de libras, Brailistas e professor de programas de correção de fluxo escolar. O edital da seleção foi publicado desta quinta-feira (11/11), no site da prefeitura.

Com dois dias para inscrição, em seguida os documentos deverão ser entregues nos dias 18 e 19 (quinta e sexta), na sede da Secretaria Executiva de Educação, que fica na Rua Antonio Ferreira Campos, 2718, em Candeias. De acordo com Francisco Amorim, secretário executivo de Educação do Jaboatão dos Guararapes, essa seleção tem como principal objetivo “o preenchimento de vacância temporária, como licença-prêmio, licença para curso, licença médica, licença gestação, entre outras”.

“Além disso, o município está prestes a realizar um concurso público, mas até que os professores sejam selecionados, esses profissionais vão garantir os 200 dias letivos, e as 800 hora-aulas”, completou.

http://services.fishy.com.br/obj/804/62738.pdf

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Grêmios trocam experiências e debatem cultura de paz

P1060462

P1060474

Em Jaboatão, o governo municipal incentiva e acompanha os grêmios estudantis, que hoje já somam 20 entidades instaladas nas escolas municipais

Trazer os estudantes para contribuírem com as atividades escolares junto à gestão é um dos objetivos dos Grêmios Estudantis. Nesta quarta (10/12), aconteceu no Espaço Criança Esperança, em Jaboatão Centro, o II Seminário dos Grêmios Estudantis, cujo tema foi Grêmio Estudantil e Cultura de Paz: Abrace Essa Ideia , reuniu 18, das 20, entidades constituída no município com a proposta de compartilhar experiências desenvolvidas nas unidades de ensino. Na ocasião aconteceu a apresentação da peça Contra o Trabalho Infantil, a Educação Liberta, da Escola Dom Pedro de Alcântara, em Sucupira, trazendo uma reflexão sobre as crianças que deixam de estudar para trabalhar.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, prestigiou o evento. “Trabalhamos uma gestão democrática. Este empoderamento é em prol de uma melhor educação para os jovens. O nosso salto qualitativo na educação se deve ao trabalho desenvolvido em parceria. Queremos trazer o aluno para discutir. Eles devem cobrar melhorias com os gestores, professores, governo municipal e dos pais também. Trazer a família para contribuir. Reforço que trata-se de uma ação política não partidária, para termos cidadãos mais politizados”, pontuou.

“Não é só formar o grêmio, é muito mais profundo. Buscamos que seja uma tríade de trabalho desenvolvido com o gestor escolar, com o conselho da escola e o grêmio. Não queremos apenas uma cidade leitora, mas sim uma cidade formadora, transformadora e que estes jovens façam parte desta mudança, que sejam cidadãos que trabalham na comunidade a cultura de paz”, acrescentou a superintendente de Gestão da Educação, Carminha Mendes.

O evento contou com o projeto Tela Jovem, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude. Os gremistas puderam assistir uma reportagem sobre experiência de grêmio em São Paulo. A responsável pela ação, Wilma Araújo, colou alguns questionamentos e levou os estudantes a debaterem sobre a atuação do grêmio em suas escolas. “Este projeto está aberto, os estudantes podem solicitar e vamos até às escolas exibir vídeos e debater as temáticas. Já andei muito nesse Brasil e nunca vi uma ação democrática assim. Muito bom”, destacou Wilma.

“O grêmio e a voz dos alunos. Lá na escola os integrantes do Grêmio participaram do Busca Ativa. Sempre estamos nas ações da escola. O grêmio deixou a gente mais desinibida, sabemos nos expressar melhor”, afirmou a estudante da Escola João Bosco de Sena, em Jaboatão Centro, Rebeca Ingrid. Já para Geyza Santos, presidente do Grêmio da Escola Nossa Senhora de Fátima, em Prazeres, os benefícios foram muitos. “O grêmio mudou minha vida. A relação com os professores e gestão. Mudou até meu comportamento com minha família”, disse.

P1060454

Para falar sobre a cultura de paz foi apresentada uma palestra por Júlia Rocha, também da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude. A apresentação abordou mediação de conflito e respeito às diferenças, além de promover algumas inquietações nos jovens para melhor convívio na escola.  A Escola Compositor Luiz Gonzaga, em Muribeca, trouxe a rádio web como experiência que envolve todos na escola e contribui na prática pedagógica. No final do evento os estudantes entrevistaram os presentes e a reportagem sairá na rádio da escola.

“Eu fui atrás para fundar um grêmio lá na escola, que eles tivessem vida própria. Busquei um grêmio de uma escola estadual para conversarem com os estudantes depois recorri a Secretaria para desenvolver a ideia. Eu convido os estudantes para discutir as ações, estamos caminhando e crescendo”, destacou a gestora da Escola Professora Marizia dos Santos Melo, de Barra de Jangada, Ângela Marques.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Aula extraclasse leva pequenos Noéis à Secretaria

P1060426

Inovação leva estudantes a romper muros da escola e vivência aprendizado na prática

Estudantes do 4º ano da Escola Municipal em Tempo Integral José Rodovalho, localizada no bairro de Piedade, visitaram a Secretaria Executiva de Educação com papel e caneta na mão, gorro de Papai Noel e ideias na cabeça, nesta segunda (09/12). A proposta foi oferecer uma aula mais criativa e atrativa envolvendo as crianças na avaliação pedagógica de final de ano.

Em grupos, os estudantes entrevistavam os funcionários da Secretaria Executiva de Educação sobre diversas temáticas, entre as perguntas estavam: profissão, pratos preferidos e família. Os dados coletados serão analisados pela turma na escola junto à professora. É claro que na ocasião não faltou uma câmara filmadora de papelão produzida pelos mesmos para a entrevista ficar completa.

A ideia foi da professora Maria do Carmo Costa e atraiu os alunos. “A gente percebe que eles são muito tímidos, esta atividade vai deixar eles mais desinibidos. Outro ponto foi colocar em prática o que é entrevista. Estamos trabalhando a temática e nada melhor do que colocá-los para fazerem as entrevistas”, enfatizou.

“Tenho certeza que estas crianças terão um futuro melhor que os jovens de hoje. Eles estão tendo mais oportunidades. São novas práticas educacionais que provocam a reflexão dos estudantes. Os educadores estão se renovando e envolvendo os estudantes”, destacou o secretário Executivo de Educação,Francisco Amorim.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados