Jaboatão celebra o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição

Quatro unidades de ensino do município, concorrentes ao selo Escolas Associadas da UNESCO-PEA, recebem cônsules da África 

As grimas do maculelê bateram ritmadas com as batidas dos corações de quem esteve presente na comemoração do Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição em Jaboatão. Teatro, dança, capoeira e muita música não faltaram na comemoração, a data de celebração é 23 de agosto, mas a festa aconteceu na manhã de hoje (28/08), na escola Municipal em Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão, em Piedade. Também participaram do evento as Escolas São Sebastião, Josefa Batista e Oscar Moura, as unidades de ensino fizeram apresentações diversificadas com referência a data. Estas escolas, em breve, receberão o selo de Escolas Associadas da Unesco – PEA, por desenvolverem práticas de sustentabilidade, cultura de paz e estudos étnico-raciais.

Os cônsules do Cabo Verde, Dr Ricardo Galdino Alosho, e do Senegal, Dr Ênio Castellar, prestigiaram o evento e levaram o projeto Bandeiras da Paz, ação organizada pela Missão Permanente da Costa do Marfim nas Nações Unidas que foi iniciado em 2009, no momento em que a Costa do Marfim enfrentava um conflito interno e os estudantes clamavam por paz nas escolas. As bandeiras  itineraram por escolas africanas, americanas e foi enviada ao Brasil para chegar às escolas Brasileiras, inciando por Jaboatão dos Guararapes.

“Jaboatão está de parabéns, eu nunca fui tão bem recebido como fui aqui. O evento foi plural, contou com várias apresentações. E o nosso povo é assim, diverso. Cabo Verde e Senegal são os países mais próximo do Brasil, também foram colônias. Há muitas semelhanças, é preciso estreitar mais as relações’, pontuou o cônsul do Senegal, Dr. Ênio Castellar, acrescentando que a experiências vivenciada em Jaboatão dever ser levada para outras escolas.

O cônsul do Cabo Verde, Dr. Ricardo Galdino, agradeceu o convite e afirmou que deseja voltar. “O Cabo Verde é um arquipélogo muito pequeno nem aparece direito no mapa. É um país que não tem riquezas como petróleo, ouro ou diamante, mas tem a maior riqueza do mundo que a população, o seu povo. Temos que aproximar mais o Brasil da África. Este vôo que temos hoje é um desejo antigo”, concluiu.

O prefeito Elias Gomes ficou encantado com o momento. “A nossa diversidade cultural não existiria sem a contribuição do povo africano. A história do nosso país e desses países têm muitas coincidências, eles foram construídos por muitas mãos. Temos orgulho de dizer que a educação de Jaboatão passou de 11º lugar da região metropolitana de Recife para primeiro lugar”, ressaltou.

Para o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, a educação vai além do ensino formal. “Esse trabalho é um recorte do que fazemos em toda a rede de ensino do município. Os gestores e professores não medem esforços para prestar o serviço educacional.Trabalhamos não apenas com a prática pedagógica do ensino e aprendizagem, mas também com as questões socioculturais. Jaboatão está se consolidando como cidade da aprendizagem. Isso está sendo reconhecido por órgãos externos”, enfatizou.

“Aqui tivemos o resgate de muitas coisas. A educação faz parte da vida deste alunos. A integração das disciplinas, a geografia e históra resgatando a nossa cultura com a participação de todos”, pontou a secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento. Emocionada a gestora da Escola anfitriã, Maria Zacarias, reforçou a qualidade do ensino. “Esta semana um aluno disse que estava orgulhoso da escola, pois ela está sendo procurada e visitada. Aqui sempre temos pessoas querendo matricular o filho. Isso é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo”, disse.

“O Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e de sua Abolição  foi instituido pela Unesco, com o objetivo de pedir ao mundo que celebre a diversidade cultural e lute contra o preconceito e a discriminação racial não apenas neste dia, mas em estado perene”, destacou a gerente de Relações Internacional de Jaboatão, Giovanna Melo.

A data é uma iniciativa da Unesco para marcar a luta e vitória dos negros escravizados, homenageando as vítimas que batalharam incessantemente por justiça. Essa busca  por  liberdade e pelos direitos humanos é simbolizada pela revolta de escravos em Santo Domingo, que ocorreu na noite de 22 para 23 de agosto de 1791. Este ano de 2015 marca o início da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024).

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Chá literário incentiva leitura e anima escola municipal

IMG-20150827-WA0071

Tarde de literatura e poesia na Escola Municipal em Tempo Integral José Rodovalho, em Dom Helder

A entrada do Chá Literário foi três livros de literatura infantil para a biblioteca da escola, já o aprendizado é infinito. O gosto pela leitura ultrapassa possíveis obstáculos do dia a dia e leva o mundo da imaginação aos estudantes da Escola em Tempo Integral José Rodovalho, em Dom Helder. O evento aconteceu nesta quinta-feira (27/08) e envolveu todos os estudantes da escola com apresentações teatrais, sussurros poéticos, músicas e pesquisa com entrevistas.

A professora Vivian Martins produziu uma peça com personagens da literatura como os do Sítio do Pica Pau Amarelo e Alice no País das Maravilhas, a encenação mostrava a importância da leitura e os seus benefícios.  “Temos aqui na escola o projeto Leitura em Toda Parte, que teve início quando um aluno chegou contando que a mãe dele o colocou de castigo copiando e lendo. A partir disso começamos a incentivar a leitura e conversamos com os pais para não fazerem isso, para não desestimular. Conversamos com os alunos sobre como é bom ler, como é prazeroso, que através da leitura podemos viajar e podemos ler em qualquer lugar: nas praças, nas ruas, nos parques…”, pontuou a educadora.

A gerente de Ensino, Leydejane Neves, ficou encantada. “Essa ação me lembra o poema Minha Escola, de Ascenso Ferreira, que fala do professor carrancudo e compara a escola com prisões, colocando as brincadeiras como as únicas coisas boas. Essa escola mostra o oposto disso, apresenta como ler pode ser muito prazeroso”, enfatiza. A estudante Manuela Vitória, do 7º ano, proclamou o poema Coração Apaixona, de sua autoria. “Ler é muito bom, a poesia deveria ser seguida por tosos. Através dela a gente aprende muitas coisas. Ela nos ajuda a caminhar”, disse.

A secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento, prestigiou o evento. “Fico feliz em ver este trabalho, dá orgulho de ver o que vem sendo feito. Educação é prioridade nessa gestão, não medimos esforços”, pontuou.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Secretaria de Educação convida creches comunitárias para parcerias

DSC_0148

Entidades que atendem crianças de 0 à 3 anos poderão participar de Chamada Pública para receber recurso

Com objetivo de ampliar o atendimento às crianças com idades de 0 à 3 anos, através de parcerias com organização não governamentais, a Secretaria Executiva de Educação convidou entidades para propor convênios. O encontro aconteceu na manhã de hoje (26/08), no Espaço de Formação, em Piedade. Atualmente o município atende mais de 500 crianças nessa faixa etária em quatro creches da rede de ensino.

Até 15 de outubro deste ano a Chamada Pública deverá ser publicada, as entidades devem estar atentas e conferir o edital que será publicado no portal da Secretaria Executiva de Educação e no Diário Oficial. É importante estar com as documentações em dia.

“Estamos construindo três proinfâncias e começaremos a construção de mais 13. A meta do MEC da universalização da educação infantil, atendendo crianças de 4 e 5 anos,  já antecipamos. Após esta etapa, focaremos nas creches, mas para isso temos que ter estrutura. Enquanto viabilizamos isso estamos buscando parceiros para conveniar e atender esta demanda de crianças de 0 à 3 anos”, destacou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim

A representante da Creche Nossa Sra. Piedade, Tânia Ramos, aprovou a iniciativa. “Nós somos uma entidade sem fins lucrativos, vivemos de doações. Tem mês que tem muita doação e tem mês que não tem. É uma busca incansável. Com essa parceria com a prefeitura podemos ter um recurso certo todo mês. Atendemos 60 crianças de 0 à 4 anos”, afirmou.

Participaram deste primeiro momento as seguintes organizações: Clube de Mães e Creche Lar Esperança, Creche Nossa Sra. Piedade, Casa da Esperança, Lar dos Pequeninos de Jesus, Lar de Cáritas, Associação Getsêmane, Associação dos Moradores de Buenos Aires, Educandário Caminho Seguro, Creche Tia Socorro, Clube de Mães Nossa Senhora das Candeias, Lar de Clara, Associação S.O.S.  Pessoas Carentes, e Centro Educacional e Social das Marinas ( Cesmar).

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educação apresenta resultado de avaliação a gestores escolares

DSC_0149

A prova do programa Aprova Jaboatão é direcionada para estudantes do 5º ano e 8ª série

Com o objetivo de monitorar a aprendizagem dos estudantes e prepará-los para avaliações externas, a Prefeitura de Jaboatão, através da Secretaria Executiva de Educação lançou o programa Aprova Jaboatão, e uma das linhas de trabalho foi a aplicação de provas de matemática e de língua portuguesa no início do mês de agosto para os estudantes do 5º ano e da 8ª série da rede municipal. Neste terça-feira (25/08),  a Secretaria apresentou aos gestores escolares das Regionais de Jaboatão Centro e de Cavaleiro os resultados alcançados.

O retorno para as unidades de ensino continua até a próxima quinta: na quarta para as regionais de Praias e Prazeres, no Centro de Formação, em Piedade. E na quinta para as Regionais de Curado, Muribeca e Guararapes, na sede da Regional de Muribeca. O encontro é direcionado para gestores e supervisores, cada um participa da ação no seu horário de trabalho. Os resultados foram apresentados por disciplinas, turmas, regionais e o geral do município.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, parabenizou os envolvidos na ação e destacou algumas medidas. “Estes resultados nos dão uma radiografia do ensino e aprendizagem no município. Com eles, poderemos fazer intervenções para melhorar os índices, antes do final do ano. Um dos pontos que estamos analisando é as faltas dos professores, tivemos casos de professores que tiveram mais de cem faltas em um ano. Nesse caso, o aluno ficou prejudicado. Não iremos mais permitir isso, iremos abrir sindicância e demitiremos, se for preciso. O nosso papel é cuidar do direito de estudar do aluno”, enfatizou.

A superintendente de Ensino da Secretaria Executiva de Educação, Edilene Soares, pontuou a importância das formações. “Agora no mês de setembro já iremos realizar formações com os professores das disciplinas de português e matemática direcionadas. Com os formadores orientando como eles devem trabalhar em sala de aula. Iremos fazer intervenções maiores nas unidades de ensino que os resultados não foram tão bons”, ressaltou.

“A Secretaria de Educação está de parabéns. Não é em todo lugar que o secretário vem até nós. Esse contato e retorno são muito importantes”, relatou a supervisora da Escola Dom Pedro de Alcântara, Tânia Valéria. Na aplicação das avaliações foram envolvidos 360 profissionais de educação na ação direcionada para 230 turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e 87 turmas dos anos finais do ensino fundamental.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Prefeitura e Polícia Militar unem forças em prol de paz

11888651_1111727528855926_1434084653402693410_o

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) irá atender cerca de 10 mil estudantes, em 36 escolas municipais

Fortalecer uma cultura de paz nas escolas, diminuindo a violência, combatendo o uso indevido de drogas está entre as ações do governo municipal e para o sucesso desse objetivo foi firmada uma parceria com a Polícia Militar do Estado de Pernambuco para executar o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o pontapé inicial da ação aconteceu hoje (25/08), na Escola São Sebastião, que representou com maestria as nove unidades de ensino que participaram da primeira etapa do programa. Para o evento de abertura não poderia ter escolha melhor do que apresentação da reprodução da música Heal The World, de Michael Jacson, em português, cantada pelos estudantes.

“Esse trabalho está sendo realizado de forma integrada com parceria das Secretarias de Segurança Cidadã, de Meio Ambiente, de Assistência Social e Direitos Humanos. Estamos construindo a quadra desta escola, realizando o programa Educação em Debate em várias escolas. Queremos elevar o nível de consciência da população e propagar a cultura de paz”, destacou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

A secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento, prestigiou e se emocionou com a ação. “O trabalho nessa escola é maravilhoso. O que temos hoje nas escolas é muito diferente de quando chegamos no município, a prefeitura estava sucateada. Parabéns aos estudantes e a gestora. Em Jaboatão, educação é prioridade”, pontuou. “Tudo isso acontece porque a equipe escolar trabalha unida, os professores são ótimos. Estamos montando a rádio escola e tocaremos muitas músicas que estimulam a paz”, completou a gestora da escola, Fátima Couto. Na ocasião o padre  José Ventureli Edu a benção a abertura do programa.

No total serão 36 escolas, inicialmente são nove atingindo, mais de 1400 estudantes. São dez encontros com as crianças do 5º e 7º ano, na didática estão: palestras, teatro, livros, brincadeiras, ludicidade e música. O programa está iniciando nas escolas: Marizia dos Santos Melo, em barra de Jangada; Oscar Moura e Visconde de Suassuna, ambas em Piedade; São Sebastião, Dom Bosco e José de Queiroz, em Jaboatão Centro; Estelita Maria Mendes, em Muribeca; Valdemiro Vieira de Albuquerque, em Vila dos Palmares; e Alberto Luiz Russo, em Jardim Muribeca.

PROERD

O Proerd acontece com encontros semanais com material produzido para o aluno discutir e assimilar conteúdos relacionados à autoestima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.

A atuação dos Instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial comunidade, dentro do modelo de Gestão Integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escolas Municipais elegem grêmio estudantil

11219236_849349691839400_4729306053681440336_nEstudantes das Escolas Municipais José Queiroz e Dr. Maurício Martins de Albuquerque participam de eleição para presidente do corpo discente

Por Aline Rodrigues

Em uma prévia da democracia que vivenciarão durante toda a sua vida, mais de 1000 alunos participam como eleitores na disputa pela presidência do grêmio estudantil de duas escolas locais, na manhã e tarde desta segunda-feira (24). As unidades participantes foram as escolas municipais Dr. José Queiroz e Dr. Maurício Martins de Albuquerque, em Jaboatão Centro (Regional 1). O objetivo do evento é que estudantes sejam eleitos a presidente e, se engajem trabalhando por melhorias na escola, além de exercer a cidadania.

Na escola Dr. José Queiroz, na Usina Bulhões, foram inscritas duas chapas, sendo cada uma composta por seis alunos. Já na Maurício Martins, na Usina Jaboatão, foram quatro chapas. Embora somente alunos do 6º ao 9º participem das votações, toda a escola esteve envolvida na mobilização, para que o processo eleitoral tivesse sucesso.

A gestora da Escola Municipal José Queiroz, Regineide Oliveira, falou sobre a importância de desenvolver uma votação para presidente na escola. “Trabalharmos constantemente para o desenvolvimento dos alunos e da escola, mas é importante que os estudantes participem ativamente, propondo melhorias e consolidando o sentimento da democracia. Aprendendo a argumentar e a se defender com respeito uns aos outros”, explicou.

Os alunos do 6º e 9º ano, de diferentes chapas, também opinaram sobre a dimensão que isso promove para todos os envolvidos da escola. “Minha ideia é mudar a estrutura da escola e também fazer com que os alunos mudem o comportamento. Fazendo que eles entendam que ela é a nossa segunda casa”, disse a estudante de 11 anos, Nayane Vitória.

Já para Emanoel David, 14 anos, a meta é “fazer da escola um local de diversão, além da instrução e educação, claro, que é o mais importante”, disse. “Estou confiante, mas independente de quem ganhar, sei que vamos trabalhar por um único objetivo”, concluiu.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Lição 1: aprender, desde cedo, a cuidar do meio ambiente

IMG-20150821-WA0026-660x330

Projeto Escolas Sustentáveis transforma alunos de Jaboatão em agentes multiplicadores de educação ambiental

Por Felipe Pinheiro

Existe uma fórmula mágica para salvar o mundo da poluição ou o plano para salvar o planeta é simplesmente cuidar bem do meio ambiente? Essa é a reflexão que o Projeto Escolas Sustentáveis leva aos alunos das escolas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. O projeto realiza ações contínuas de educação ambiental nas escolas, focando nos resíduos sólidos domiciliares e sua correta destinação. Na quinta-feira (20), os alunos dos anos iniciais da Escola Augusto Pereira Júnior, em Jaboatão Centro, participaram da ação de sensibilização.

Os alunos assistiram o filme educativo “Um plano para salvar o planeta”, da Turma da Monica. Na película, Franjinha – personagem da turma de Maurício de Souza – desenvolve uma poção que deixa tudo que está sujo limpo e perfumado. Com a descoberta, Monica, Cebolinha, Cascão, Magali e o resto da turma acham que podem ajudar o planeta. O que a garotada dos quadrinhos e os alunos da Escola Augusto Pereira Júnior descobriram foi que adotar hábitos ambientais saudáveis é o principal meio de contribuir com a redução da poluição do planeta.

Redução, reutilização e reciclagem de todo resíduo foram os temas do debate, que aconteceu logo após à exibição do  filme. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente propôs às crianças um “plano de ações” diárias nas suas casas, na escola e no bairro, que contribuirão com o zelo pelo meio ambiente. No final, os alunos criaram desenhos sobre as atitudes corretas em relação à preservação ambiental. As pinturas ficaram expostas em um mural na instituição.

O projeto envolve alunos da educação infantil até o ensino de jovens e adultos, em todas as escolas do município. A lição passada é simples: a rua é uma extensão da casa onde moramos. Cuidar dela é fundamental para salvar o planeta. Adotar hábitos como o de colocar o lixo no ponto de recolhimento somente próximo ao horário em que o caminhão da coleta costuma passar, evitando que animais espalhem os restos e atraiam doenças para a comunidade é apenas uma forma de contribuir com o meio ambiente. Os alunos da Escola Augusto Pereira Júnior tinham entre 6 e 11 anos e, com a ação, passarão a ser multiplicadores de boas ações no seu bairro.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

CTR Candeias realiza trabalhos de meio ambiente em Três escolas Municipais

 meio ambiente

Em parceria com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a CTR Candeias, está trabalhando com o Projeto Fazer. A Escola Municipal Compositor Luiz Gonzaga, foi a primeira a receber os coletores seletivos

Por Carlos Júnior

Os alunos da Escola Municipal Compositor Luiz Gonzaga, localizada em Marcos Freire, tiveram uma aula bem diferente na manhã desta quarta-feira (19). A CTR Candeias – Central de Tratamento de Resíduos, implantou dois coletores seletivos, sendo um na parte externa da escola e outro na parte interna. De forma bem descontraída, os alunos estiveram bem atentos, no pátio da escola, ao que foi ensinado sobre reciclagem, como cuidar melhor do meio ambiente.

A ação faz parte do Projeto Fazer “Ações coletivas e Sustentáveis”, que desenvolve temas relevantes para conscientização quanto ao descarte adequado dos resíduos, proteção e sustentabilidade. Com uma parceria firmada com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o Projeto Fazer, trabalhará em três escolas do município que estão em torno da CTR Candeias, são elas: Escola Municipal Nícea Cahú, Escola Municipal Compositor Luiz Gonzaga e Escola Municipal Barão da Muribeca.

Roseane Assis, gestora da escola Luiz Gonzaga, aprova a conscientização ambiental com os alunos “Estamos tendo coleta seletiva, essa conscientização servirá para diminuir a quantidade do lixo, tanto em casa como na escola. O projeto também atua na implementação de uma horta fitoterápica, onde os alunos vão plantar ervas medicinais. Cerca de 30 alunos participam na horta” contou Roseane.

“A escola é a fonte de informação, principalmente para essa juventude que irá se formar em breve. A CTR teve essa preocupação de escolher três escolas para implantar os coletores. Essa foi a primeira”, contou o consultou de sustentabilidade da CRT – Candeias, Diniz Campos.

O Projeto Fazer tem várias ações que serão realizadas este ano e no ano que vem, sempre na mesma temática do meio ambiente. Além disso, o projeto deverá realizar concurso com a temática ambiental. “Teremos um concurso para escolher um mascote que irá virar um boneco arte educador para percorrer as escolas, continuando o processo de educação ambiental”, salientou Campos.

CORES E MATERIAIS ESPECÍFICOS

Verde- Vidro
Amarelo- Metal
Azul- Papel
Vermelho- Plástico
Cinza- Não reciclável

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola comemora o Dia do Estudante com jogos e cultura

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Professores participam de Semana do Patrimônio Histórico de Pernambuco

Iniciativa integra o programa de Formação Continuada oferecida pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Por Rose Albuquerque

Jaboatão dos Guararapes também está sediando a VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Nesta quarta-feira (19/08), os professores de História e Geografia da rede municipal de ensino tiveram uma palestra sobre Educação Patrimonial com a arquiteta do Iphan/PE, Márcia Hazin. A iniciativa, que aconteceu na Faculdade Guararapes, também integra o programa de Formação Continuada oferecida aos docentes da rede de ensino pela Secretaria Executiva de Educação. Os professores do programa “Mais Educação” também participaram do momento como convidados.

A Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco começou na segunda-feira (17) e terá programação até a próxima sexta-feira (21). Esta edição tem como tema “Práticas sustentáveis e territórios de sociabilidades”. O público que terá acesso livre aos debates poderá conhecer um pouco mais sobre as mais diversas questões voltadas para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais. Além de Jaboatão, mais seis municípios do Estado vão sediar esse evento.

Todas as palestras e debates acontecerão no auditório da Faculdade dos Guararapes, rua Comendador José Didier, 27 – Piedade. Ainda dá tempo de participar. Veja a programação:

20 de agosto:

·        Das 9h às 11h30 – Visita técnica ao Parque Histórico Nacional dos Guararapes – PHNG Saída: Universidade Católica de Pernambuco – Unicap;

·        Das 14h às 17h – Mesa redonda – Gestão de Parques Históricos: do planejamento à prática Apresentação do Plano de Gestão do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti – PMAHC Cristiane Feitosa – Fundarpe; A Gestão Compartilhada do Parque Histórico Nacional dos Guararapes – PHNG Gisela Montenegro – Arquiteta do Iphan/PE A Gestão dos Sítios Históricos na Região das Missões/RS: o processo de implantação do Parque Histórico Nacional Das Missões Eduardo Hahn – Superintendente do Iphan/RS

21 de agosto:

·         Das 9h às 11h30 – Palestra sobre Educação Patrimonial Palestrante: Márcia Hazin – Arquiteta do Iphan

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados