Nossa Escola recebe visita de representante do Lions Clube de Aracaju

65186,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

Entidade é parceira da unidade desde a sua fundação

Por Monaliza Brito

O governador do Lions Clube de Aracaju, José Iroil do Rego Léo, esteve, na última quinta-feira (31), na unidade educacional Nossa Escola, em Candeias, para uma visita de cortesia. A entidade é parceira da escola, uma das nove unidades de ensino integral mantidas pelo Governo Municipal, desde a sua fundação.

Na oportunidade, também foi apresentado o projeto “Cultura de paz nas Escolas”, desenvolvido pelo município para trabalhar a conscientização de que a cultura de paz começa com cada cidadão. Jaboatão dos Guararapes tem investido em ações preventivas, de conscientização e de empoderamento dos jaboatonenses, para garantir um futuro mais justo e sustentável para todos.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Alunos da Rede Municipal serão avaliados pelo Aprova Jaboatão

Cerca de 300 profissionais estão sendo capacitados para aplicar, em agosto, as provas de Língua Portuguesa e Matemática

Por Camila de Barros

Em agosto, pela primeira vez em Jaboatão dos Guararapes, alunos do quinto ano e oitava série da Rede Municipal de Ensino terão seus desempenhos em Língua Portuguesa e Matemática avaliados por um simulado interno: o Aprova Jaboatão. A Prefeitura está capacitando profissionais para aplicação da prova. Na manhã desta terça-feira (28), 66 coordenadores educacionais participaram da formação. Nesta quarta (29), será a vez dos mais de 200 supervisores.

O Aprova Jaboatão será aplicado nos dias 5 e 6 de agosto. Segundo Edilene Soares, superintendente de Desenvolvimento de Ensino de Jaboatão, os resultados que serão obtidos na avaliação irão redirecionar as ações da Secretaria Municipal de Educação. “Sabendo o nível de proficiência dos alunos nessas duas disciplinas, iremos pautar nossas estratégias educacionais, com foco no cumprimento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explicou.

Outro benefício do Aprova Jaboatão é a preparação dos cerca de 8,5 mil alunos para avaliações externas de larga escala, como a Prova Brasil, exame nacional que faz parte do Ideb. No primeiro dia (5), será realizada a prova de Língua Portuguesa. No dia seguinte (6), os conhecimentos em Matemática serão testados. Os alunos devem fazer o simulado na própria escola na qual estuda.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Estudantes jaboatanenses participam de avaliação online

A ação faz parte do Programa Mente Inovadora e está acontecendo entre os dias 27 e 31 de julho em três escolas municipais

Com o intuito de avaliar o quão os jogos de raciocínios, do Programa Mente Inovadora, contribuem para o aprendizado da matemática, consequentemente para a Prova Brasil, que será aplicada no final deste ano de 2015, está sendo aplicada, entre os dias 27 e 31 de julho, uma avaliação online para os estudantes do 5º ano e da 8ª série, das Escolas Humberto Barradas, em Jaboatão Centro; Vânia Laranjeira, em Cajueiro Seco; e Santa Edwirges, em Candeias. A primeira unidade de ensino está realizando a atividade no laboratório de informática da própria escola, as demais estão realizando no Colégio Divino Mestre, em Piedade.

De acordo com a chefe de Núcleo dos Anos Finais da Educação, Michely Almeida, trata-se de uma novidade. “A avaliação está sendo feita por amostragem, Jaboatão dos Guararapes e Recife estão sendo pioneiros nesta ação. O programa disponibilizou esta avaliação para observar como os estudantes estão e analisar a contribuição do material na aprendizagem”, destacou.

O município aderiu o programa desde 2012 e beneficia 21 unidades de ensino. As avaliações estão sendo aplicadas por turmas, cada estudante tem um login e uma senha, o resultada será divulgado no final de agosto.

Programa Mente inovadora

Aproximadamente 300 educadores do município participam de capacitação do Programa Mente Inovadora, da Mind Lab. O município de Jaboatão dos Guararapes foi o primeiro do Estado a aderir à metodologia do programa que busca desenvolver habilidades sociais, cognitivas, éticas e emocionais. Cada escola recebe um kit, com um Laboratório de Jogos de Raciocínio contendo aproximadamente 500 itens. O Kit do aluno contém dois livros para registro das atividades; um livro de raciocínio avançado para os alunos do 4º ano em diante; um jogo componente do currículo; um encarte; e uma pasta acondicionadora. Já o kit do professor tem dois livros de; um livro de raciocínio avançado para os alunos do 4º ano em diante; um jogo componente do currículo; um encarte; um livro “Mediação da Aprendizagem”; uma revista “Projeto Mente Inovadora na Escola” e uma pasta acondicionadora.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Parceria privada beneficia escola municipal em Piedade

IMG_5039

A Escola em Tempo Integral José Rodovalho atende quase 600 estudantes e passará por reforma estrutural

Sala de aula de Educação Infantil, horta comunitária, estacionamento, parquinho, duas áreas de convivência, além de uma estação de tratamento de esgoto são as melhorias que a Escola em tempo Integral José Rodovalho, em Piedade,foi contemplada através do projeto Renovando Nossa Escola, da Concessionária Rota do Atlântico. As benfeitorias estão previstas para começar ainda nesta semana, uma equipe técnica do projeto já visitou a escola na semana passada.

De acordo com a gestora da Escola, Joseânia Vasconcelos, a estação de tratamento foi escolha da comunidade. “Esta iniciativa é muito boa. A proposta inicial deles era trazer mais conforto para escola reformando as salas de aulas, mas a nossa necessidade era o sistema de esgoto, então eles mudaram para a estação de tratamento. Além de parquinho e mais uma sala de aula”, enfatizou.

No mês de maio foi instalado o biodigestor na Escola, agora está sendo encaminhada umas obras para prosseguir com a Estação de Tratamento do Esgoto e Reuso da Água. Ainda no segundo semestre de 2015, a unidade de ensino também receberá uma quadra poliesportiva coberta para prática de educação física, as obras estão sendo finalizadas.

O Renovando Nossa Escola é viabilizado por meio da Concessionária Rota do Atlântico em parceria com o governo municipal, na fase inicial do projeto foram entrevistados professores, pais e alunos para a elaboração do diagnóstico de cada escola.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Rede municipal de ensino volta às aulas

64787,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

São aproximadamente 55 mil estudantes atendidos em 129 escolas de Jaboatão dos Guararapes

Escolas municipais voltaram a ter “vida” nesta segunda-feira (20/07). Desde 06 de junho, término do primeiro semestre, as estudantes estavam de férias, durante este recesso a secretaria Executiva de Educação trabalhou arduamente e planejou estratégias para melhor receber os estudantes. Para o segundo semestre o governo preparou algumas novidades entre elas o curso preparatório para escolas técnicas que será direcionado para aproximadamente 600 estudantes do 9º ano da rede municipal, as aulas acontecerão aos sábados a partir do mês de agosto.

A superintendente de Ensino, Edilene Soares, enfatizou que um dos objetivos do governo é monitoramento da aprendizagem das crianças. “Analisamos e apresentamos os resultados bimestrais para os gestores.Temos que ter estratégias para diminuir as dificuldades na aprendizagem. Os gestores e supervisores juntos aos professores buscam a melhor forma de trabalhar a prática pedagógica com sucesso”, pontuou.

Durante este recesso, mais de 150 estudantes de 13 escolas municipais participaram do Encontro de Férias, na Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, localizada em Piedade. O encontro aconteceu do dia 13 a 17 de julho e ofereceu aos jovens atividades como teatro, capoeira, artes plásticas, percussão, dança, grafite, entre outras.

Ainda no mês de agosto o governo municipal estará pagando o Bônus por Desempenho Educacional (BDEJAB) individual, além de continuar as atividades de formação e gestão participativa, trazendo a sociedade para discutir a educação municipal.

Foto: Marcelo Ferreira

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Gestores escolares participam de formação continuada

P1060923

P1060924

Serviço de merenda e monitoramento do rendimento escolar dos alunos foram as temáticas trabalhadas no encontro

Os gestores escolares das 129 unidades de ensino de Jaboatão dos Guararapes participaram de mais encontro do Programa de Formação de Gestores nesta terça-feira (30/06), no Espaço de Formação, em Piedade. A formação aconteceu nos dois turnos, pela manhã para as Regionais 1, 2 e 3, e durante a tarde para as Regionais  4, 5 e 6. A reunião foi subdividida em duas turmas com temáticas distintas: “Otimização dos serviços prestados pela Gerência de Nutrição e Alimentação da Rede Escolar” e “Acompanhamento do Rendimento Escolar e Cumprimento dos Prazos na entrega dos Documentos”.

As nutricionistas da Secretaria Executiva de Educação, Rosália Martins e Iris Campos, abordaram as possibilidades de como otimizar o serviço de merenda nas escolas, tanto na questão de qualidade quanto na pontualidade.  A superintendente de Ensino, Edilene Soares, destacou a importância de monitorar a aprendizagem dos estudantes. “Estamos apresentando uma análise do primeiro bimestre. Temos que ter estratégias para diminuir as dificuldades na aprendizagem. Os gestores e supervisores juntos aos professores buscam a melhor forma de trabalhar a prática pedagógica com sucesso”, pontuou.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, visitou a formação. “Estas formações são fundamentais para ampliar o conhecimento dos profissionais. Estamos buscando melhorar cada vez nosso serviço, através dos colóquios vimos a necessidade de avaliar o nosso atendimento na Secretaria. Implantamos uma ferramenta para avaliar a satisfação do público que vai até lá. Em agosto estaremos pagando o BDEJAB individual”, enfatizou. O secretário também informou sobre uma novidade na Educação municipal, a partir do segundo semestre aproximadamente 600 estudantes do 9º ano farão um curso preparatório aos sábado para escolas técnicas.

Espaço de Formação – A Prefeitura inaugurou um centro de formação para os profissionais da educação neste primeiro semestre. O espaço é composto por oito salas climatizadas e possui todos os equipamentos necessários para as capacitações. O prédio está localizado na Rua Professora Sílvia Ferreira, nº 568, Piedade.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Mais educação ambiental nas escolas municipais

Equipe de educação ambiental da Prefeitura desenvolve atividades com crianças da Escola Municipal São Sebastião, no Lote 92, em Jaboatão Centro

Por Carol Moura

Estudantes do 5º Ano da Escola Municipal São Sebastião, localizada no Lote 92, em Jaboatão Centro, aprenderam, nesta segunda-feira (22), a cuidar mais do meio ambiente. Uma equipe de educação Ambiental, da Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura, apresentou a política dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), além da coleta seletiva  e como separar o lixo corretamente.

As atividades fazem parte do Programa de Educação Ambiental, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana, e buscam incentivar os estudantes das escolas municipais a serem cidadãos mais conscientes quanto à preservação da natureza

Durante as atividades, as crianças assistiram a um curta metragem sobre reciclagem e responderam, através de desenho, à seguinte a pergunta: Como colaborar com o meio ambiente?. Eles também participaram de um quiz sobre o assunto e os vencedores ganharam um jogo de trilha ecológica.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

O primeiro São João no Cantinho da Leitura

64845,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

A primeira festa junina do projeto, desenvolvido na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, animou estudantes da Escola Municipal Liliosa Ramos

Por Aline Rodrigues

Com bastante animação, os matutinhos e matutinhas da Escola Municipal Liliosa Ramos marcaram presença na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, nesta segunda-feira (22), para a primeira apresentação do “Arraiá do Cantinho da Leitura”. Mais uma vez, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico, promoveu momentos de diversão a crianças jaboatanenses.

As apresentações ficaram por conta dos alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º anos. Pouco mais de 30 estudantes participaram dos festejos juninos. Demonstrações de danças juninas, sorteios e escolha do rei e rainha do milho foram executados pelas crianças, com a ajuda dos professores e familiares, que  ficaram muito orgulhosos com as apresentações dos filhos.

E os pequeninos não foram à festa só para se apresentar, não! Muitos deles se instalaram no Cantinho da Leitura para aprender mais sobre a cultura histórica através da leitura. Foi o caso do estudante Júlio Henrique, de oito anos. “Os livros são minha inspiração, eles trazem muitas coisas importantes e divertidas. Sem eles não saberíamos ler, falar, nem escrever. Além da festa de São João, ler é muito bom”, disse muito animado o matutinho Júlio.

“Um dos objetivos é poder conciliar a leitura, forró e diversão. Fazer com que as crianças se sintam bem com os livros, compreender que as obras também são cultura, assim como o São João. E o Cantinho está aqui, não só para servir às crianças, mas todos aqueles que sentirem o desejo de ler. A Casa da Cultura sempre estará de portas abertas”, disse a professora Mirtes, coordenadora de Equipamentos Culturais, ao falar da festa.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Conselheiros escolares participam de formação

P1060907

As palestras aconteceram nos dias 18 e 19 de junho, para todos os segmentos dos conselhos

A Secretaria Executiva de Educação, através da Superintendência de Gestão Educacional, realiza trimestralmente formações para os conselheiros escolares.  O último seminários aconteceu nesta quinta (18) e sexta (19), o primeiro dia foi para as Regionais 4, 5, 6 e 7, no Colégio Divino Mestre, em Piedade. Já o segundo dia foi para as Regionais  1, 2 e 3, na Escola Estadual Nestor Gomes. No total mais 120 pessoas participaram.

De acordo com a superintendente de Gestão Educacional, Carminha Mendes, a ação faz parte de um governo participativo. “O nosso modelo de gestão traz a sociedade para discutir educação, dentro de um viés democrático. Não se trata de um projeto de governo, mas sim de todos os profissionais que estão na escola, da equipe gestora. É importante a sociedade participar da construção junto à gestão”, enfatizou.

O seminário contou com a palestra A participação da família e da comunidade na escola, ministrada pela doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Iágrici Lima, pesquisadora na área de conselhos escolares no município de Jaboatão dos Guararapes.

“Eu apresento quais as contribuições dos conselhos escolares para a construção de uma gestão democrática. É fundamental a participação dos pais na dinâmica das escolas. Essa gestão trouxe uma maior abertura, incentiva os conselhos escolares. Os pais têm várias possibilidades dentro da escola, eles devem pensar de forma mais autônoma”, pontuou Iágrici.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Escola Nossa Senhora do Carmo é entregue repaginada

64790,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

São quase 350 estudantes beneficiados na unidade de ensino localizada em Cajueiro Seco

O prefeito Elias Gomes concluiu no final da tarde, desta terça-feira (16/06), a maratona de entrega de escolas reformadas. A última unidade de ensino entregue foi a Nossa Senhora do Carmo, em Cajueiro Seco. A reforma foi completa: pintura, retelhamento, cobertura nova, piso, cerâmica, e reparos elétricos e hidráulicos, além de grafitagem no muro. A escola atende quase 350 estudantes e oferece as modalidades de anos iniciais do Ensino Fundamental  e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A nossa educação não é só aparência, a mudança é mais profunda. Jaboatão está mudando a essência. Nossa principal obra não é a praça, a avenida, os prédios… Muitos criticam, porque não têm a sensibilidade de entender que a mudança é de dentro para fora. O reconhecimento da educação no município de Jaboatão dos Guararapes vai além de infraestrutura, a qualidade do ensino já é destaque na região metropolitana, onde conquistamos o primeiro lugar do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Governos anteriores tratavam muito mal nossas crianças. Hoje temos crianças em fase de leitura que lêem cerca de 40 livros por ano”, lembrou o Prefeito Elias Gomes

Para a gestora da escola, Karla Cavalcanti, o fundamental é a parceria. “Eu só tenho que agradecer a paciência dos pais. Tudo isso é fruto de um trabalho realizado em parceria. Peço que as famílias continuem junto a escola”, destacou.  Já a aluna do EJA, Francisca Soares, falou do orgulho que tem da escola onde estuda. “O município teve muitos avanços. Eu vou ao posto de saúde e sou atendida e consigo meus medicamentos. A escola está muito boa, nunca uma escola foi tão bem cuidada. Temos uma escola feliz. Todos atendem muito bem”, disse.

A secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento, enfatizou que o trabalho não para. “Na próxima sexta estaremos entregando cinco Unidades Básicas de Saúde. Vão ser mais equipamentos para  a população, estamos entregando escolas, o trabalho é constante. A prefeitura não trabalha sozinha a gente precisa da população também”, pontuou.

No decorrer do dia também foram entregues as Escolas Municipais Professor Costa Pinto, no Curado IV; Gildo Veríssimo, em Cavaleiro; Professora Luziana Maria Pereira da Silva, em Jardim Jordão. No total, foram 1,5 mil estudantes beneficiados.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados