Prazeres abre circuito dos desfiles cívicos em Jaboatão

DESFILE  9 DESFILE  17

Mais de 1.500 estudantes movimentaram com apresentações encantadoras a Rua Santo Elias, na Regional

Portas e janelas das residências abertas, não houve munícipe da conhecida e movimentada Rua Santa Elias, em Prazeres, que não fosse conferir  a homenagem à Pátria feita por alunos jaboatanenses. A tarde deste domingo (14/09) deu início às comemorações do dia 7 setembro no município. No total, 16 escolas das regionais de Praias e Prazeres participaram do evento e mostraram o que vem sendo feito nas escolas. Entre os principais temas, religião, meio ambiente, esporte e educação. As bandas marciais foram grande destaque, deixando o público empolgado, juntamente com as bailarinas. O programa Mais Educação não poderia ser esquecido, já que, além de ampliar a permanência na escola, oferece diversas oficinas culturais.

A secretária de Políticas Sociais Integradas, Karla Menezes, prestigiou o evento. “Os desfiles cívicos demonstram respeito a nossa Pátria. Retrata também a união dos nossos alunos e comunidade”, pontuou. “Quero parabenizar a todos. Hoje não estamos só abrindo os desfiles cívicos no município, também estamos comemorando os nossos resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), somos o primeiro lugar da Região Metropolitana”, afirmou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

DESFILE  16 DESFILE  15

Juarez Vicente Lima levou a família toda para ver o desfile. “Estamos gostando muito, no próximo ano viremos de novo. Queremos matricular nossa filha em uma escola de Jaboatão em 2015”, disse. “A gente não sabia que ia ter, estávamos passando e resolvemos ficar. Está lindo. Gostei da Escola Natividade Saldanha, da banda”, enfatizou a esposa de Juarez, Maria Cícera da Silva.

A Escola Luiz Lua Gonzaga, melhor Ideb nos anos finais do município, fez uma apresentação sobre religiões que foi do islamismo ao espiritismo, e alertou sobre a intolerância religiosa. Além dela, também desfilaram as Escolas Natividade Saldanha, Nossa Senhora de Fátima, Nova Divinéia, Walfrido Coelho, Marízia dos Santos Melo, Oscar Moura, Vereador Antônio Januário, José Rodovalho, Alda Marques, Visconde Suassuna, Paulino Menelau, Cândida Andrade Maciel, Santa Edwirges, Bartolomeu de Gusmão e Poeta Castro Alves. Novos desfiles ainda vão acontecer no município, até o fim do mês. Confira a programação:

OS PRÓXIMOS DESFILES

18/09 – Desfile de Sotave, 14h.

19/09- Desfile de Muribeca dos Guararapes, 9h.

28/09- Jaboatão Centro, 14h; Jardim Jordão, 14h; Cavaleiro, 16h.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão anuncia “kit voz” para professores

parabenização pelo IDEB 3

Anúncio marcou, nesta sexta-feira (12/09), evento da Prefeitura comemorativo ao resultado positivo do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Por Rose Albuquerque

Ao mesmo tempo em que comemora o melhor  IDEB da Região Metropolitana do Recife, o município de Jaboatão dos Guararapes anuncia novas ações para a Educação. Uma delas é o “kit voz”, que vai contemplar aproximadamente 2.300 professores da rede de ensino do município. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12/09), numa casa de eventos, em Piedade, onde o prefeito Elias Gomes reuniu gestores, coordenadores e professores para agradecer o empenho de todos.

“Nós também temos que investir no ser humano. Vamos selecionar psicólogos para acompanharem o trabalho dos professores. Nossos professores precisam desse apoio”, afirmou Elias Gomes, antes de anunciar o “kit voz”, com microfone e caixa de som. “Será um esforço a menos que os professores terão para dar aulas, o de forçar a sua voz para ser ouvido pelos alunos em sala de aula. É a tecnologia a serviço do ensino”, justificou.

A entrega do equipamento para os professores da rede municipal de ensino é um avanço nas políticas públicas que zelam pela saúde do profissional de educação. O Centro de Assistência à Saúde dos Profissionais em Educação (Caspe), de Jaboatão dos Guararapes, atende hoje cerca de 400 professores, 60% deles apresentando problemas nas cordas vocais.

O município também tem 90 educadores readaptados por problemas de saúde, e tem mais 60 casos de readaptação temporária. “Começaremos a entregar a nova ferramenta de trabalho a partir do Dia do Professor (outubro), e em seguida faremos uma formação para que os mesmos saibam utilizá-lo e sobre os cuidados com a voz”, destacou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

Fotos: Marcelo Ferreira

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Prefeito agradece avanços na Educação e anuncia bônus para professores

parabenização pelo IDEB

Após novo destaque de Jaboatão no IDEB, Elias Gomes reúne gestores e agradece o empenho de todos. Também anuncia projeto para criação do BDEJAB, bôbus que, se aprovado pela Câmara, beneficiará professores das escolas que alcançarem o IDEB

Por Rose Albuquerque

Desde 2009, Jaboatão dos Guararapes vem atingindo as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). Além disso, tem se destacado com o primeiro lugar entre os municípios da Região Metropolitana do Recife. Em 2011, Jaboatão foi o melhor IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e em 2013, tirou o primeiro lugar geral da RMR, nas séries iniciais e finais. Numa forma de comemorar esses avanços, o prefeito Elias Gomes esteve reunido, na, manhã desta sexta-feira (11/09), com coordenadores, supervisores e gestores escolares para parabenizar a todos os profissionais da área.

“Quando assumimos, em 2009, encontramos muitos desafios. Esse momento representa uma ruptura de paradigmas. E isso aconteceu porque cada um de vocês assumiu o compromisso, cada um está fazendo a sua parte, não esperando pelo outro. Com isso, quero agradecer a cada um de vocês”, falou o prefeito Elias Gomes aos 250 presentes no encontro. O gestor ainda destacou a qualidade da equipe de profissionais do município e partilhou com todos o desejo de ver Jaboatão como o “território da Educação”.

Josinete Maria, uma das gestoras da Escola Luiz Lua Gonzaga (Prazeres), a primeira colocada no município, nos anos finais do Ensino Fundamental, relatou a alegria de toda a comunidade escolar com o resultado alcançado. “Isso é fruto da união e perseverança de toda a equipe. Todos estão muito felizes”, contou. A gestora ainda ressaltou que o programa Mais Educação contribuiu muito para alcançar este resultado. “Focamos em oficinas direcionadas, como Letramento e Matemática”, completou. A escola atende cerca de 1,3 mil estudantes, distribuídos nos três turnos, nas modalidades Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

parabenização pelo IDEB 2

O secretário executivo de Educação, Francisco Amorim, fez a abertura do encontro relacionando os números e as escolas mais bem colocadas na avaliação. Nos anos iniciais: Humberto Barradas  (Jaboatão Centro) e Porto da Cidadania (Lagoa das Garças), ambas com 5,8, em segundo, a Demery Carneiro (Cavaleiro), com 5,5; e em terceiro, a Vidal de Negreiros (Piedade), com 5,4. Já nos anos finais, a Escola Luiz Lua Gonzaga ficou com 4,3; e a Jaboatão dos Guararapes (Rio das Velhas) com 4,2; em terceiro, São Sebastião (Lote 92), com 4,0.

BÔNUS

Na ocasião, o prefeito Elias Gomes também assinou o projeto de lei que prevê o pagamento de um bônus para todos os profissionais de educação que alcançarem o IDEB. O Bônus por Desempenho Educacional de Jaboatão (BDEJAB) será anual e proporcional ao índice alcançado pela escola no IDEB, podendo chegar a um salário mínimo (R$ 724,00). O projeto será enviado à Câmara Municipal para votação. De acordo com o prefeito, assim que for aprovado e sancionado, os profissionais receberão o bônus, ou seja, pode ocorrer ainda este ano.

Fotos: Marcelo Ferreira

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Prefeitura e comunidade debatem atualização do Plano Municipal de Educação

PME 11-09

Plenárias regionalizadas estão sendo feitas para reeditar o PME em consonância com o plano nacional. Destaque de Jaboatão no IDEB 2013 é um dos avanços desse planejamento

Por Rose Albuquerque

A Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes está reeditando o Plano Municipal de Educação (PME).  Isso vem sendo feito em encontros com pais, alunos, professores e gestores, que acontecem nas sete Regionais administrativas do município. Nesta quinta-feira (11/09), a plenária aconteceu na Escola Municipal Cândida Maciel, em Cajueiro Seco. O PME vai traçar metas que deverão ser cumpridas até 2024.

De acordo com Maria do Carmo Mendes, gerente de Gestão Educacional de Jaboatão, o PME está sendo reeditado devido ao processo de atualização do Plano Nacional de Educação e conta com o apoio de toda a população. “Nosso objetivo com essas plenárias é levar informação, debater o nosso atual plano e coletar novas contribuições”, afirmou. “Essa atualização está sendo feita em consonância com o PNE, mas levando em consideração a realidade local”, completou.  Leidjane das Neves,  gerente de Ensino do município, também conduziu o encontro em Cajueiro Seco.

Uma comissão foi formada para comandar essa revisão. Entre os integrantes, estão representantes do governo municipal, de igrejas, do Conselho Municipal da Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar e Sindicato dos Professores.

Além disso, outros encontros já foram feitos nas Regionais do município. Plenárias também reuniram representantes do governo e da sociedade civil organizada do município para debater os pontos que devem ser revistos. A expectativa é que o Plano Municipal de Educação esteja pronto até o final de setembro. Depois de pronto, o documento será enviado à Câmara Municipal de Vereadores para a aprovação em forma de Lei.

AVANÇO

Em vigor desde 2010, o Plano Municipal da Educação ajudou a conquistar muitos avanços. Entre elas, está o melhor IDEB de 2013, da Região Metropolitana do Recife. Além disso, foi por meio do PME que o município avançou na parte de infraestrutura.  De 2009 até 2014 já foram construídas e adquiridas 20 escolas, seis delas entre 2013 e 2014. Mais seis escolas estão em construção e outras 15 serão iniciadas até dezembro deste ano. Além disso, só este ano, já foram reformadas e ampliadas oito escolas e até o fim do ano mais sete serão finalizadas. Já outras 50 passaram por manutenção e outras 20 receberão os serviços até o fim do ano.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Estudante jaboatanense é classificada em olimpíada de português

A etapa estadual acontecerá no período de 25 de setembro a 10 de outubro

Escola Municipal em Tempo Integral José Rodovalho, em Piedade, já colhe bom bons frutos do trabalho desenvolvido com perseverança. Com o título O Lugar Onde Eu Vivo a estudante Kaylane Stephany Leite Felix, do 5º ano A, de 10 anos, foi selecionada para participar da etapa estadual da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

O material produzido com supervisão da professora Patrícia Maria da Palma foi na categoria poema. As Comissões Julgadoras Estaduais farão a leitura e seleção no período de 25 de setembro a 10 de outubro. Caso o texto seja selecionado a jovem será semifinalista.

“Temos os programas Via Escola, Nas Ondas da Leitura e bibliotecas nas salas de aula. Os alunos fazem leituras nos intervalos e depois recriam a história junto com a professora. Fazemos trabalhos de leiturização com alunos do infantil a 8ª série. Temos alunos com 5 anos que já estão lendo”, destacou a gestora da escola Joseânia Lins de Arruda Vasconcelos.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Ideb de Jaboatão

Anúncio IDEB

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Secretaria realiza formação para Conselheiros Escolares

DSC01627

Os Conselhos Setoriais e sua Interface Com o Conselho Escolar”, com esse tema a Secretaria Executiva de Educação do município do Jaboatão dos Guararapes, através da Superintendência de Gestão Educacional, realizou Formação Regionalizada para os Conselhos Escolares nos dias 02 e 05 de setembro, regionais 5,6 e 7 na Faculdade Metropolitana e regionais 1, 2, 3, 4 na Escola Estadual Bernardo Vieira, respectivamente.

O encontro reuniu cerca de 100 conselheiros escolares e contou com a participação do Presidente do Conselho do FUNDEB e do Conselho Municipal de Educação (CME), o Sr. Ronildo Oliveira e a Presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), a Srª Alba Marine Ramos.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Mais estímulo à leitura nas escolas de Jaboatão

Secretaria de Educação lança o Caravana Cultural da Leitura, programa que vai distribuir livros para alunos de toda as modalidades de ensino do município

Por Rose Albuquerque

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reforça as ações para estimular o hábito de leitura entre os estudantes da rede municipal de ensino. Nesta segunda-feira (08/09), a Secretaria Executiva de Educação lançou mais um programa, o Caravana Cultural da Leitura, que vai distribuir livros para alunos das modalidades da Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O lançamento aconteceu na quadra da secretaria, em Piedade.

De acordo com o secretário Francisco Amorim, o objetivo do novo programa é fazer com que os estudantes leiam regularmente e tenham prazer pela leitura. “Temos como meta fazer com que todas as crianças do município, dos anos iniciais, leiam 40 livros por ano. Essa ação, entre outras, visa transformar Jaboatão em uma cidade de leitores. Entendemos que uma criança leitora pensa mais, se torna mais crítico, gosta de estar na escola e assim se sente estimulado à escrita”, destacou Amorim.

A estudante Camila Oliveira, 13 anos, do 7º ano da Escola Nossa Escola, de Candeias, contou que tem aprendido a gostar de ler. “É através da leitura que a gente descobre várias coisas e conhece o mundo sem sair daqui”, ressaltou. Além de gostar de poesias, o desafio para a estudante é ler crônicas. “Ganhei dois livros de crônicas e tenho certeza de que vou gostar também”, completou.

A expectativa é que até o final de setembro, todos os alunos das Escolas em Tempo Integral e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) recebam os kits do programa.

LEITURA

Entre os esforços para avançar no número de leitores, a Prefeitura desenvolve também o programa Um escritor na minha escola, que além de estimular a leitura, desenvolve ações para que eles produzam textos. O secretário Francisco Amorim  aproveitou para anunciar que no próximo mês, a cidade terá o Leitura na Praça, que consiste em bibliotecas itinerantes que passarão, nos fins de semana, nas praças do município, com um acervo de dois mil exemplares. “O objetivo é integrar ainda mais a escola e a comunidade”, ressaltou.

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Estudantes antenados com a ação preventiva da Defesa Civil

Nudec

Jovens voluntários participam, na UR-11, do trabalho de identificação de áreas de riscos. Eles conscientizam os moradores sobre a importância da prevenção

Por Crisly Castro

Com o objetivo de alertar crianças e adolescentes sobre possíveis problemas causados pelas chuvas a moradores de áreas de risco, e a como proceder nessas situações, a Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes realizou, na manhã deste sábado (06/09), a ação “Mapa de Risco Comunitário”.  A atividade contemplou alunos das escolas municipais Eurico Gaspar Dutra e Antônio Vieira de Melo, na UR-11, Regional 2 (Cavaleiro).

Os jovens envolvidos na ação realizaram o mapeamento da Rua Tatuíra, na UR-11. Além disso, receberam informações sobre a atuação da Defesa Civil, o que elas podem fazer para ajudar o órgão e entregaram aos moradores da localidade panfletos informativos sobre a importância da prevenção dos riscos. Eles atuam como voluntários da Defesa Civil, pois contam com os Nudec’s Jovens (Núcleos de Defesa Civil Comunitários) instalados em suas escolas.

Com os Nudec’s, os jovens recebem capacitação e atuam realizando trabalhos de conscientização e de prevenção, identificando possíveis pontos de riscos em suas comunidades. A partir daí, a Defesa Civil é comunicada sobre barreiras com risco de deslizar ou outros pontos vulneráveis e realiza as devidas intervenções.

Para a gerente de planejamento do órgão, Rejane Lucena, é muito importante desenvolver este trabalho.”Nossa ação visa conscientizar a população e mobilizar os jovens junto às comunidades. Com o mapeamento, identificamos as áreas de risco e os jovens podem ver na prática qual é o papel da Defesa Civil, além de constatar de perto os riscos e entender o que pode ser feito para minimizar esta vulnerabilidade”, explicou Rejane Lucena.

Os jovens participantes mostram-se conscientes da importância do trabalho, em total sintonia com o verbo prevenir. “Uma ação como esta é muito importante para a comunidade entender melhor sobre a questão dos riscos e para a gente conhecer os pontos e informar à Defesa Civil, já que somos voluntários”, disse Talita Aquino, 18, moradora do bairro de Monte Verde. “É muito bom podermos contribuir para salvar a vida das pessoas”, emendou Mateus Alexandro, 11 anos, estudante da Escola Antônio Vieira de Melo.

MUTIRÃO

Nos finais de semana, a Defesa Civil do Jaboatão realiza mutirões para sensibilizar a população, conhecer as áreas de risco e prevenir que a ação das chuvas cause danos maiores aos moradores dos morros. Neste sábado, o mutirão contemplou a 2ª Travessa José Liberato/Getúlio Vargas, na Regional 2 (Cavaleiro). Participaram 45 profissionais, entre engenheiros, coordenadores, técnicos operacionais e motoristas.  Foram realizadas 48 vistorias, colocação de uma lona, capinação em quatro áreas e 28 atendimentos de educação preventiva.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão é 1º lugar no IDEB da Região Metropolitana do Recife

O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira (05/09) no site do INEP

Por Felipe Leite

A Educação de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tem grandes motivos para comemorar. Isso porque o município tirou o primeiro lugar geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nas séries finais, do 6º ao 9º ano, ficando a frente da capital, Recife, nessa categoria. Além disso, o município está dividindo o 1º lugar nas séries iniciais, do 1º ao 5º ano, com a capital. Jaboatão também é o município da RMR que mais cresceu no exame, em relação ao resultado divulgado há dois anos, ampliando os índices em 12%.

Para Elias Gomes o momento é de comemoração. “Essa é a maior e mais importante de todas as obras. As famílias, os educadores se engajaram colocando Jaboatão naquilo que defini quando assumi a prefeitura em 2009, no território da educação. Jaboatão está se transformando no território do conhecimento. Essa avaliação nos coloca na vanguarda entre os municípios pernambucanos e também se destacando no cenário nacional. Isso nos deixa muito satisfeitos e ainda mais motivados para levar esse esforço, e fazer uma educação de melhor qualidade para ver nossas crianças ingressando no caminho do futuro”, ressaltou Elias Gomes.

Segundo o secretário executivo de Educação de Jaboatão, Francisco Amorim, o resultado é fruto de um esforço da gestão. “Crescemos de 3,9 para 4,3 nas séries iniciais e de 3 para 3,4 nas séries finais, ficando em primeiro lugar. Isso é resultado do esforço da gestão municipal em aplicar as políticas públicas educacionais, investir na formação continuada e na infraestutura. Em 2013, os investimento chegaram a R$199 milhões, o que representa 28,5% de toda a arrecadação, 3,5% a mais dos 25% obrigatórios”, salientou.

 BALANÇO DA EDUCAÇÃO – De 2009 até 2014 já foram construídas e adquiridas 20 escolas, 6 delas entre 2013 e 2014. Mais 6 escolas estão em construção e outras 15 serão iniciadas até dezembro deste ano. Além disso, só este ano, já foram reformadas e ampliadas 8 escolas e até o fim do ano mais 7 serão finalizadas. Já outras 50 passaram por manutenção e outras 20 receberão os serviços até o fim do ano.

MAIS EDUCAÇÃO – O município também anunciou recentemente a ampliação do Mais Educação, programa que aumenta o tempo dos alunos nas escolas, com a oferta de diversas oficinas, e ajuda a melhorar os índices educacionais e a reduzir o risco de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. A partir deste mês, 114 escolas da rede municipal passam a contar com o programa, o que representa 24 mil estudantes na escola por mais 3 horas, diariamente. Com as atividades do Mais Educação, 107 unidades passam a contar com o atendimento aos alunos em Tempo Semi-Integral, as outras 7, são integrais. Um reforço considerável numa área que vem tendo toda a atenção da gestão municipal.

São diversas as oficinas oferecidas pelo programa nas escolas de Jaboatão: Esportes, Judô, Percussão, Dança, Rádio Escola, Horta, Canto Coral, Violão, Capoeira, Banda Fanfarra, Robótica, Xadrez, Natação, Taekwondo e Informática. Isso sem contar os reforços de Letramento e matemática.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados