Pnaic Jaboatão realiza seminário de encerramento

Com energia renovada, profissionais da educação voltarão do carnaval com todo vapor na próxima sexta-feira (11/02)

Com o tema A Prática Interdisciplinar Articulando Saberes, a Secretaria Executiva de Educação irá realizar o III Seminário Final do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) 2015, na próxima sexta-feira (12/02), no Portal do Mar Recepções, em Piedade, das 8h às 17h. Mais de 600 pessoas irão participar do encontro, o grupo será dividido em dois turnos de acordo com o horário de trabalho.

O objetivo é socializar e propiciar a troca de práticas de sala de aula através da interação entre os professores alfabetizadores da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes, onde apresentarão suas experiências/vivências de formação continuada no PNAIC e da prática do cotidiano escolar.

Em 2015 o Pnaic, chegou ao 3° ciclo, tendo como proposta a interdisciplinaridade, com a integração de áreas como Artes, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, apresentando  como eixo principal a formação continuada, proporcionando ao professor se colocar diante de outras formas de pensar e conceber o que faz, como faz e por que faz.

“Nos três anos de atuação do programa no município muitos avanços foram conquistados entre os destaques estão a rotina diária, o planejamento e a leitura.  Os professores fazem avaliações da aprendizagem de seus estudantes, propõem e executam intervenções necessárias, garantindo a aprendizagem mais qualitativa. Podemos destacar ainda, dentre outras práticas do professor, a rotina diária, o planejamento e a leitura”, enfatizou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

SERVIÇO:

III Seminário Final do Pnaic 2015

Local: Portal do Mar Recepções

Endereço: Rua Prof. Severiano Tolentino, 305, Piedade.

Horário:  das 8h às 17h

PROGRAMAÇÃO

Manhã – Palestra: “A Alfabetização no Contexto do PNAIC”,  ministrada pela orientadora de Estudos do Pnaic Yssinalva Amorim

Mesa Temática: “Relatos de Experiências no Ciclo da Alfabetização”

-3º ANO – Experiência: “ Religião se discute na Escola: Pesquisando e Conhecendo a Diversidade Religiosa”

- 1º ANO – Experiência: “ Texto coletivo: Trabalhando com saúde bucal”

-1º ANO – Experiência: “ A Escrita de Cartas e a apropriação da leitura e da escrita”.

-1º ANO  – Experiência “ A Arca de Noé: Uma experiência com leitura e escrita”

Tarde: Palestra: “ Rimas e Matemática Também Combinam” minsitrada pela  professora Flaviane Duarte do Monte

Mesa Temática: “ Relatos de Experiências no Ciclo da Alfabetização”

-1º ano – Experiência – “Cesta de Conhecimentos”,

-2º ano -Experiência – “Aprendendo com Brinquedos e Brincadeiras”

-2º ano – Experiência -“Projeto Conta Que Reconto”

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

O frevo invade a abertura do ano letivo 2016 de Jaboatão

Cerca de 700 profissionais de educação são esperados para dar as boas vindas de mais um ano letivo

Na próxima quinta-feira (04/01), a Secretaria Executiva de Educação, estará realizando a abertura oficial do ano letivo de 2016, às 9h, no Hotel Golden Beach, em Piedade. E para ocasião, nada mais adequado do que o frenético e energizante ritmo carnavalesco para dar o pontapé inicial e iniciar as aulas com todo gás ao som do cantor e compositor Getúlio Cavalcanti que irá acompanhar o Coral de Edgar Moraes.  As aulas já iniciaram no ultimo dia 2 de fevereiro, as unidades de ensino já recepcionaram os estudantes e este momento irá oficializar o início das aulas com um momento de descontração, integração e aprendizagem.

O ano letivo de 2016 tem como tema “Jaboatão: com a Educação a mudança Acontece”. O momento é de fortalecer o projeto educacional que vem sendo consolidado no município, com a contribuição de gestores, pais, alunos e profissionais de educação, obtendo resultados significativos.

O professor Janssen Felipe da Silva irá ministrar a palestra “Os educadores, a sociedade e a mudança pela educação”. Janssen é pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife, mestre e doutor em educação pela Universidade Federal de Pernambuco e é professor do Programa de Pós-Graduação em educação da UFPE.

Serviços:

Abertura do Ano Letivo

Local: Hotel Golden Beach

Endereço: Av. Bernardo Vieira de Melo, 1204 – Piedade

Data: 04/02/2016

Horário: às 8h30

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

A emoção tomou conta da posse dos professores concursados

2e8ba83c-d5f8-4892-86e0-7376d3f04390

Para Jaboatão: são mais 244 professores que irão contribuir para realização do sonho de muitas famílias. Para os novos concursados: mais um degrau na carreira profissional

O auditório do Hotel Golden Beach, em Piedade, ficou repleto de educadores e familiares com sorrisos nos rostos e olhos brilhantes. A satisfação de ser nomeado em um concurso público na área profissional escolhida, em meio a crise econômica nacional e índice crescente de desemprego, é um sentimento único. Esta foi a realidade dos 244 professores empossados na manhã de hoje (08/01/2015). Foram nomeados 138 professores I (pedagogia) e 106 professores II, sendo 13 de Língua Portuguesa; 5 de Língua Inglesa; 7 de História; 10 de Geografia; 21 de Matemática; 11 de Ciências; 7 de Artes, 5 de Música, e 27 de Educação Física. O último concurso realizado anterior a este foi em 2009.

A solenidade teve inicio com a apresentação do Coral Municipal Jaboatão Canta e para compor a mesa de abertura foram convidadas as secretárias de Desenvolvimento e Mobilização Social, Conceição Nascimento; e a da Fazenda e Planejamento, Mirtes Cordeiro; e os secretários executivos de Educação, Francisco Amorim, e de Orientação Jurídica, Valter Amorim. Além do Prefeito Elias Gomes. Durante o evento tomaram posse simbolicamente oito professores

O secretário Francisco Amorim deu as boas vindas. “Nós estamos investindo cada vez mais em educação humanista e inclusiva. Alcançamos o primeiro lugar da região metropolitana e tenho certeza que os resultados das avaliações externas de 2015 serão ainda melhores. Nós somos o meio, o foco principal são as crianças. Cerca de 70% dos professores da rede de Jaboatão têm especialização. Temos que unir as forças e desempenhar o nosso melhor. Temos professores do outro concurso que já passaram em seleção para gestor e para supervisor. Temos alguns outros professores que não têm compromisso, mas monitoramos para garantir uma educação de qualidade”, pontuou.

O prefeito Elias Gomes reafirmou o compromisso com a educação. “Este ano encerro minha gestão, mas estou deixando conquistas que se incorporaram como um legado para a cidade. Estamos distante do ideal, mas avançamos muito em Jaboatão. O Brasil se coloca como pátria educadora, mas cortou R$ 10 bilhões da educação.O mundo não muda sem a educação. Todos os países que saíram do subdesenvolvimento investiram em educação. Esta crise está assim por falta de governança, mas aqui em Jaboatão educação é prioridade. Não somos protagonistas solitários do desenvolvimento da educação municipal, estes avanços são frutos desse compromisso, do entusiasmo, da qualidade e sobre tudo do amor dos nosso professores”, concluiu..

“Esta nomeação reforça o nosso compromisso com a educação. Em meio a crise financeira, estamos nomeando 244 professores. Fizemos outro concurso para professores entre 2009 e 2010. Com trabalho árduo conseguimos fazer, mesmo diante da realidade do país”, reforçou a secretária Mirtes Cordeiro. A secretária Conceição Nascimento destaca a importância da educação. “Este é um momento muito importante, muitos concursados trouxeram a família para comemorar junto. A educação muda o mundo, a cidade, a vida das pessoas. A educação é responsabilidade de todos, mas o professor é o fundamental. A educação transforma o sonho das vidas das pessoas. Hoje temos mais famílias participando da vida escolar dos filhos, isso é muito importante também”, afirmou. Os educadores já serão localizados em escolas municipais nos próximos 15 dias e começarão a ministrar as aulas já no dia 02 de fevereiro.

80ece863-32ba-4349-a7f6-6784a854cf97

EMPOSSADOS

O discurso voluntário da jovem professora de Língua Portuguesa/Espanhol, Luana Ratiz, comoveu os presentes. “Estou muito feliz e emocionada. Me formei na Universidade Federal, fui estudante de escola pública. E a gente sabe o quanto é difícil a vida nas escolas públicas. A minha vontade é de contribuir para a mudança e para que os alunos possam ter um futuro melhor. Nós professores podemos fazer valer a pena. Hoje estou fazendo faculdade de Direito e quero contribuir cada vez mais”, ressaltou.

Já para a professora I, Luciana Ramos, o sentimento é de reafirmação da carreira escolhida. “Eu trabalho em Jaboatão desde 1990, já passei por várias funções. Fui gestora, supervisora e secretária. Comecei a trabalhar bem novinha e as pessoas diziam que me entusiasmo era por estar no início da carreira. Mas hoje posso dizer que meu entusiasmo continua do mesmo jeito. Eu escolhi ser professora”, afirmou.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educação nomeia professores concursados

Escolas municipais iniciarão o ano letivo de 2016 com mais professores concursados

Educação de Jaboatão inicia o ano de 2016 marcando mais um gol. Na próxima sexta-feira (08/01), a Prefeitura de Jaboatão, através da Secretaria Executiva de Educação, irá nomear 244 professores aprovados no último curso público realizado em 2015. A solenidade acontecerá no Hotel Golden Beach, em Piedade, às 9h. Os educadores já serão localizados em escolas municipais na próxima semana e começarão a ministrar as aulas já no dia 02 de fevereiro.

Tomarão posse 138 professores I (pedagogia) e 106 professores II, sendo 13 de Língua Portuguesa; 5 de Língua Inglesa; 7 de História; 10 de Geografia; 21 de Matemática; 11 de Ciências; 7 de Artes, 5 de Música, e 27 de Educação Física. O último concurso realizado anterior a este foi em 2009.

“O concurso possibilita que o nosso quadro efetivo de professores passe por formação continuada e aperfeiçoe o conhecimento, permanecendo na rede de ensino desempenhando sua função. Quando temos professores contratados a permanência tem tempo limite e mudamos os educadores com freqüência, ocasionando, algumas vezes, um déficit no ensino. Nossa prioridade é educação com qualidade social e o concurso público é mais uma ferramenta para isto”, afirmou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Parceria com iniciativa privada beneficia Escola Duque de Caxias

IMG-20160105-WA0007

O Banco Santander, através do Programa Escola Brasil, está construindo uma quadra esportiva na unidade de ensino

Em Jaboatão dos Guararapes a parceris público-privado vêm crescendo nos últimos sete anos, este movimento é fruto do reconhecimento do trabalho que está sendo desenvolvido pela gestão municipal e pelos profissionais que atuam diretamente na oferta dos serviços públicos, este desempenho conquistou a credibilidade de empresários e da sociedade civil. Diante deste contexto, mais uma parceria foi firmada e a Escola Municipal Duque de Caxias, situada em Sucupira, foi contemplada com a construção de uma quadra esportiva, financiada pelo programa Escola Brasil, do Banco Santander.

De acordo com a gestora da unidade de ensino, Ketlen de Souza Ximenes, as ações desenvolvidas na escola chamaram a atenção de uma pessoa conhecida que é funcionária do Banco. “Eu conheço uma pessoa que sempre acompanha as ações da escola e viu que tínhamos necessidade de apoio. Ela entrou em contato comigo e perguntou se aceitaríamos participar do programa. Recebemos a visita da equipe e assinamos o contrato”, pontuou.

“Estou na gestão dessa escola há cinco anos, essa quadra sempre foi um sonho. A comunidade sempre pediu. Vai ser um bom espaço para prática do Programa Mais Educação”, conclui Ketlen. As obras iniciaram em dezembro de 2015 e tem previsão de conclusão até o julho de 2016.

A escola já recebeu apoio também na parte pedagógica, doações de brinquedos para dia das crianças, material para pintura das salas e grades, e atividade lúdica na semana do meio ambiente com foco na preservação. A Escola Duque de Caxias oferece a modalidade de ensino de anos iniciais do Ensino Fundamental, funciona nos horários da manhã e da tarde. No ano de 2015, foram 275 estudantes atendidos, neste ano de 2016, as matrículas estão abertas.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão inicia matrículas para novatos no dia 5 de janeiro

Para o ano de 2016 são mais de 18 mil vagas para os interessados em ingressar na rede municipal de ensino

A partir do dia 05 de janeiro 2016, os responsáveis por estudantes que desejam realizar matrículas para novatos nas unidades de ensino da rede de Jaboatão dos Guararapes devem se dirigir a escola mais próxima de sua residência. Para efetivar a matrícula, é necessário os seguintes documentos: foto 3×4, comprovante de residência, documentos dos responsáveis e do estudante, além da transferência escolar.

Os estudantes que irão permanecer na mesma escola, já realizaram a renovação da matrícula e não precisam se dirigir a escola em janeiro. No entanto, os que necessitarem mudar de escola municipal devido a modalidade de ensino oferecida, têm até o dia 16 de janeiro para confirmar a matrícula na nova escola, posterior a este prazo as vagas estarão disponíveis para a comunidade.

As vagas estão distribuídas em 4.144 para Educação Infantil, 10.405 para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são 4.232. “Não medimos esforços para oferecer uma educação de qualidade em Jaboatão. No total, já são mais de 30 novas escolas na cidade. Estamos reorganizando a rede e reavaliando o número de estudantes por turmas, para melhor desempenho da prática pedagógica”, pontuou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

Clique aqui para conferir os endereços e contatos das escolas municipais.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Para adquirir conhecimento sempre é tempo, independente da idade

 

DESTAQUE EDUCACAO CONCLUITES DO EJA 2015-FOTO VALTER ANDRADE_MG_0348 aaOs anseios são muitos, vão desde qualificação para o competitivo mercado de trabalho a, simplesmente, satisfação pessoal

Nem todas as pessoas têm oportunidade de freqüentar a sala de aula no tempo certo, mas nunca é tarde para retomar os estudos e conquistar a independência. Segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) publicada em 2014, o analfabetismo no país ainda alcança 13 milhões de brasileiros acima de 15 anos. Diante deste contexto, atualmente mais de três mil jaboatanenses estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e na noite de ontem (21/12) cerca de mil pessoas festejaram a formatura do projeto. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campo, em Engenho Velho.

EDUCACAO CONCLUITES DO EJA 2015-FOTO VALTER ANDRADE_MG_0334 aa

No total, foram formados 1500 estudantes no segundo segmento da EJA, o projeto é subdividido em dois segmentos. O primeiro tem duração de três anos e é referente ao ensino fundamental I, já o segundo se refere ao ensino fundamental II e tem duração de dois anos, possibilitando a conclusão do ensino fundamental. Os concluintes são aptos para ingressar no ensino médio. Atualmente 68 unidades de ensino de Jaboatão oferecem a modalidade e 39 formaram turma neste ano de 2015.

“A gente sabe que não é fácil, nem para nós, professores, nem para os estudantes. Muitos têm atividades do dia a dia, e as aulas são de noite. Estes concluintes são vencedores e o resultado do nosso trabalho é ver os nossos alunos com ênfase profissional”, afirmou o professor Rinaldo Beltrão. O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, destaca a priorização da educação em Jaboatão. “Em todo o Brasil, as matriculas da EJA estão reduzindo, há muito desestímulo e evasão. Aqui, em Jaboatão, atendemos quase sete mil estudantes nesta modalidade e pretendemos ampliar. Estes jovens concluintes estão mudando de vida. Se for um pai ou mãe de família, vai poder participar mais da vida escolar do filho. Se for um jovem, vai dar mais um passo nos estudos, e entrar no ensino médio. Pretendemos, em 10 anos, erradicar o analfabetismo. Vamos fazer esta formatura mais vezes”, pontuou.

EDUCACAO CONCLUITES DO EJA 2015-FOTO VALTER ANDRADE_MG_0306 aa

O grande destaque da festa foi o formando José Cândido, 70 anos, que encantou o prefeito Elias Gomes com sua força de vontade. “Me sinto fortalecido de estar aqui com estes formandos e seus familiares. São pessoas vencedoras, mais fortes e que vão ingressar no ensino médio. Este estudante de 70 anos é um exemplo de força de vontade, ele é mais jovem do que todos nós. Antes a educação em Jaboatão estava em 14º lugar, hoje conquistamos o primeiro lugar do IDEB na região metropolitana”, reforçou o prefeito.

Para o estudante José Diniz o EJA foi um grande marco na vida. “O que aprendi no EJA contribuiu para minha aprovação no IFPE ( Instituto Federal de Pernambuco). Agora vou fazer o curso profissionalizante de refrigeração e climatização. Consegui o que eu queria e vou continuar os estudos”, enfatizou.

Na ocasião, foram entregues um certificado para um estudante de cada uma das sete Regionais do município, além de muita música com Allan Carlo e Banda, bolo, sanduíches e refrigerantes fizeram parte da festa. Para prestigiar o evento estavam presentes a secretária de Desenvolvimento e Mobilização Social e as superintendentes de Ensino, Edilene Soares; de Gestão Educacional, Maria do Carmo Azevedo; e de Administrativo Financeiro, Ednalda Matias. Além do Vereador Misael Barbosa.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Prefeitura antecipa o salário de dezembro e o pagamento das férias dos professores

Antes previstos para o dia 30, os dois pagamentos serão feitos na quinta-feira (24), véspera de Natal. Incremento na economia será de R$ 31 milhões

Por Carol Moura

Com as duas antecipações, o montante que será pago pela Prefeitura corresponde a R$ 31 milhões injetados na economia local. Segundo a secretária de Fazenda e Planejamento de Jaboatão, Mirtes Cordeiro, a decisão permitirá um fim de ano sem atropelos para todos os funcionários. “Os servidores irão passar o Natal e réveillon com seus familiares bem mais tranquilos. Além disso, esse dinheiro poderá aquecer o comercio local”, enfatizou. Mirtes ressaltou ainda a importância do adiantamento das férias dos professores. “Os professores tiram férias coletivas em janeiro e poderão aproveitar mais o período”, finalizou.

A Prefeitura do Jaboatão termina o ano de 2015 cumprindo todo o seu calendário salarial. Desde 2013, a gestão vem realizando medidas para reduzir gastos e manter os serviços, como os de Saúde, Educação e pavimentação, sem anormalidades.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão realiza a V COMUDE neste mês de dezembro

Nos dias 14 e 15 de dezembro, o Hotel Golden Beach, em Piedade, irá sediar a mais uma Conferência Municipal de Educação

Aproximadamente 300 pessoas estarão participando da 5ª edição da Conferência Municipal de Educação (Comude) de Jaboatão dos Guararapes, nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, no Hotel Golden Beach, em Piedade. Entre os delegados participantes estão pais, estudantes, profissionais da educação, sociedade civil organizada. A palestra magna ficará por conta do vice governador, Raul Henry, abrindo o evento com o tema Plano Municipal de Educação, na Consolidação de uma Cidade da Aprendizagem.Este ano o encontro será para definir prazos e prioridades das metas propostas no Plano Municipal de Educação.

O tema este ano é Política Educacional do Município de Jaboatão dos Guararapes: Avanços e Perspectivas, título da palestra que será explanada pelo secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, para abrir o segundo dia do evento. A Comude este ano está reunindo segmentos ligados à educação e sociedade civil para planejar como serão colocado em prática as metas colocadas no Plano Municipal de Educação da cidade, que foi aprovada este ano, após ter sido discutido com a sociedade em sete encontros regionalizados e com o comitê do Pacto Pela Educação. As metas são propostas para 10 anos e a cada dois anos nas conferências a população pode fazer o acompanhamento, além do monitoramento constante dos Conselhos Setoriais.

“Os avanços na educação foram muitos, mas temos consciência que ainda temos muita para fazer. Elaboramos o Plano Municipal da Educação junto coma a população e o acompanhamento é fundamental. A gestão vem proporcionado diversos momento com o intuito de trazer a sociedade para discutir, se empoderar”, pontuou o secretário executivo de Educação, Francisco Amorim.

Os grupos de trabalhos serão divididos em: Educação Infantil, Creche e Pré-escola: A Função Social, Política e Desenvolvimento da Educação Infantil; Alfabetização: O Ciclo de Alfabetização e a Garantia dos Direitos de Aprendizagem; Ensino Fundamental / Anos Iniciais: Construindo Caminhos na Pluralidade Educacional; Ensino Fundamental / Anos Finais: A Prática Interdisciplinar Articulando Saberes; Ensino Fundamental / Educação Especial/Inclusiva: As Interfaces da Educação Inclusiva; Ensino Fundamental / Educação de Jovens e Adultos: A Educação de Jovens e Adultos e seus Diferentes Sujeitos; Gestão Democrática: A Importância da Participação Popular na Gestão Escolar; Financiamento da Educação: O Financiamento da Educação Básica como Política Pública; Valorização do Magistério: Formação Continuada: Questão Fundamental para as Políticas Públicas; Educação de Tempo Integral: Desafios da política e do Currículo.

PROGRAMAÇÃO

14/12-  Segunda-feira

14h – Credenciamento

15h – Abertura:

15h30min – Apresentação Cultural:

§  Coro Jaboatão Canta;

16h – Palestra Magna: Raul Henry

§  Tema: Plano Municipal de Educação, na Consolidação de uma Cidade da Aprendizagem.

15/12- Terça-feira

08h30min – Leitura do Regimento;

09h30min – Palestra: Política Educacional do Município de Jaboatão dos Guararapes: Avanços e Perspectivas, Secretário Executivo de Educação, Professor Francisco Amorim.

10h – Mesas de Interesse, Avaliação e propostas:

12h30min – Almoço;

14h – Continuação das Mesas de Interesse;

15h – Plenária;

18h – Encerramento.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

55 mil alunos da rede municipal vão às ruas combater o Aedes aegypti

66680,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0

Dia D da Educação Contra o mosquito mobilizou as 129 escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes para uma aula prática de cidadania

Por Monaliza Brito

Na manhã desta sexta-feira (11), Jaboatão recebeu de suas crianças uma grande lição de cidadania. É que os 55 mil alunos das 129 escolas que integram a rede municipal de ensino participaram de uma grande mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Afiados, os alunos foram às ruas, no entorno das unidades, para conversar com os moradores a respeito de como prevenir e combater a criação de focos de infestação.

Os alunos do Ensino Fundamental. Participaram de atividades externas. Panfletagens, visita às casas, passeatas com tambores, cartazes e muita alegria deram o tom da manhã destes estudantes. Os mais jovens, alunos da educação infantil, participaram de ações internas como palestras e atividades lúdicas.

“É uma lição de cidadania. Estes alunos são multiplicadores. Imaginem 55 mil crianças ensinando seus pais, seus vizinhos, seus familiares a combater o Aedes aegypti”, disse o prefeito Elias Gomes. “Nenhum larvicida é tão poderoso quanto a união da nossa população”, completou.

Na Escola Municipal Oscar Moura, que recebeu a visita do prefeito pela manhã, os alunos mostravam orgulhosos, os cartazes temáticos que prepararam. A jovem Ingrid, aluna da Oscar Moura, chegou a preparar em casa pequenos panfletos com dicas de cuidados para entregar nas casas visitadas. “Eu fiz tudo em casa mesmo. Estou afiada para falar sobre dengue e quero fazer a minha parte”, assegurou a estudante.

Foto: Valter Andrade

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados