Jaboatão apresenta medidas para garantir direto de estudantes

Desde o dia 13 de abril alguns professores da rede municipal de ensino estão trabalhando em regime de “operação tartaruga”

Apesar de não ser oficializada a chamada “operação tartaruga”, alguns professores da rede municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes estão trabalhando com horário reduzido, liberando os estudantes antes do término das aulas. A medida acontece desde 13 de abril, tendo alguns dias com paralisação e assembleia. A Secretaria Executiva de Educação destaca a importância e o direito do cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas/aula.

O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, apresentou algumas medidas para o período de estado de greve. “Os professores têm o direto de fazer greve, no entanto os dias de trabalho só serão pagos quando as aulas forem repostas. Os descontos na folha de pagamento, referentes à ausência das aulas, já serão aplicados no pagamento do mês de abril”, destaca. O secretário acrescenta que amanhã será aberto um processo seletivo para professores, com o objetivo de substituir os professores que por ventura estejam em estado de greve. Os gestores deverão solicitar os profissionais, quando necessário, com a máxima urgência, no sentido de não prejudicar os estudantes.

“Atualmente o piso nacional para 200h/a é de R$ 1.917,00, Jaboatão está pagando R$ 2.634,00, ou seja, 30% a cima do nacional. Daremos 6,5% de acordo com o índice da inflação, o pagamento será retroativo a janeiro este ano. Os professores que recebem o piso receberão os 13,01%. E as demais categorias receberão 8,2 %”, enfatizou Francisco Amorim. As aulas descontadas em abril serão reembolsadas quando os professores repuserem.

O desenvolvimento e investimentos na educação municipal são constantes, este ano já foi entregue o kit voz, amplificadores, para os professores para contribuir com os cuidados com a voz dos educadores, e também foram distribuídos bônus para as escolas  que alcançaram o IDEJAB.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Instituto Votorantim abre inscrições para concurso de redação com o tema “Grandes Atitudes pela Educação”

Com informações da Assessoria da Votorantim Cimentos

O Nordeste será representado pelos municípios pernambucanos de Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Iniciativa faz parte das ações da Parceria Votorantim pela Educação (PVE)

O Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Canal Futura, Todos pela Educação e Comunidade Educativa (CEDAC), anuncia a abertura das inscrições para o concurso de redação Tempos de Escola 2015 do Programa Parceria Votorantim pela Educação.

O Nordeste será representado pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Paulista (PE), no Grande Recife. Poderão participar estudantes da rede municipal de ensino. No ano passado, três estudantes paulistenses foram premiados no concurso.

Esta é a 7ª edição do Tempos de Escola. O tema deste ano é “Grandes Atitudes pela Educação”. As inscrições podem ser feitas pelo site www.blogeducacao.org.br de 1º de abril até 17 de julho. Os vencedores serão conhecidos em setembro.

Serão quatro categorias: Categoria 1: Alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental; Categoria 2: Alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental; Categoria 3: Alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio; Categoria 4: EJA (Educação de Jovens e Adultos): Alunos inscritos no segmento ensino fundamental (modalidade EJA), ou no ensino médio (modalidade EJA).

O Concurso Tempos de Escola é uma das ações de mobilização da sociedade do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que foi lançado em 2008 e já beneficiou mais de 40 municíp, com atividades conjuntas com as Secretarias Municipais de Educação, gestores das escolas públicas e a comunidade em geral.

Para 2015, as metas do PVE estão relacionadas a aumentar a sinergia entre a educação escolar e a familiar, e o programa assume o tema “Família e Escola Juntas: uma atitude que transforma”, em linha com a proposta do movimento Todos pela Educação, do qual o Instituto Votorantim passou a ser parceiro este ano.

Ainda sobre o concurso, em 2014 houve mais de 3.400 inscrições, com o recorde de 249 por município.

Cidades participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação em 2015

Aracruz/ES, Aripuanã/MT, Cachoeira/BA, Cajamar/SP, Conceição da Barra/ES, Imbituba/SC, Jaboatão dos Guararapes/PE, Niquelândia/GO, Paulista/PE, Primavera/PA, Resende /RJ, Rondon do Pará/PA, São Gonçalo do Abaeté/MG, Selvíria/MS, Três Marias/MG e Vazante/MG.

Para saber mais sobre o concurso acesse: www.blogeducacao.org.br

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios. O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educadores recebem microfones para comemorar dia da voz

O dia Mundial da Voz é celebrado em 16 de abril e para festeja a secretaria Executiva de Educação entregou o Kit Voz

No dia Mundial da Voz, 16 de abril, educadores jaboatanenses foram presenteados com o Kit Voz. Um microfone amplificador para o professor que irá contribui para saúde vocal dos profissionais de forma preventiva, além de proporcionar uma menor poluição sonora nas salas de aula. No total são 2.300 profissionais beneficiados, as entregas já haviam iniciado, no entanto nesta data foi realizada a entrega das 28 unidades de ensino restantes. O encontro aconteceu na Coordenação de Apoio à Saúde dos Profissionais de Educação (Caspe) e contou com orientações da fonoaudióloga Ubirajane Oliveira, além de um delicioso coffe break.

De acordo com a Ubirajane, coordenadora do Caspe, é essencial ensinar a manusear o equipamento. “Muitas vezes o professor ganha a ferramenta, mas por não saber usar pode agravar o quadro de alteração vocal. Precisamos orientar e explicar como usar. Também fazemos um trabalho com os estudantes para diminuir a poluição sonora na sala de aula”, destacou.

“Temos um grande número de professores em tratamento, se não dermos atenção a saúde dos profissionais a qualidade do ensino deixará a desejar. Quando investimos na qualidade de vida dos professores também estamos pensando no futuro das nossas crianças que terão uma educação de qualidade. Este kit é fruto do bom desempenho que tivemos no Ideb de 2013”, destacou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim. Atualmente a Coordenação e Assistência a Saúde dos Profissionais de Educação (Caspe) realiza triagens e tratamentos dos profissionais.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Jaboatão sedia encontro sobre trabalho infantil

EDUCACAO-SEMINARIO-ERRADICACAO-TRABALHO-INFANTIL-IMG_9113-aa texto

O auditório da Prefeitura, em Prazeres, reuniu cerca de 50 profissionais de educação no Seminário Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil

Representantes da área educacional dos municípios de Nazaré da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes participaram do Seminário Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, na manhã desta quarta-feira (15/04), na sede da Prefeitura de Jaboatão, em Prazeres. A ação promovida pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com o governo municipal trouxe o procurador Leonardo Mendonça para fazer uma palestra sobre a temática, orientado como os educadores podem contribuir com a realidade de algumas crianças, e para debater e tirar dúvidas sobre os direitos das crianças. O evento faz parte do projeto Ministérios Público na Escola, que este ano irá beneficiar 16 unidades de ensino de Jaboatão.

EDUCACAO-SEMINARIO-ERRADICACAO-TRABALHO-INFANTIL-IMG_9073-aa texto

Na ocasião também estava presente a secretária Executiva de Assistência Social, Socorro Araújo. “É um trabalho constante e desafiador, temos que devolver a infância para estas crianças. O Trabalho infantil tem endereço certo e é a pobreza. As pessoas não pedem para colocarmos nossos filhos para trabalharem, mas o de família pobre, sim. Meu desejo é que nenhuma criança tenha direito a menos”, destacou Socorro Araújo.

Para o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, alguns pontos são fundamentais. “É importante as parcerias e a conscientização da sociedade. O Ministério Público do Trabalho junto às Secretarias, trabalhando de forma integrada, os demais municípios também realizando ações em prol desse direito, possibilita melhores resultados. Temos que mostrar para sociedade que dar dinheiro ou utilizar serviços de menor de idade não traz benefícios”, destacou.

“Quando trabalhamos com as crianças nas escolas a temática do trabalho infantil, eles conversam com os pais. Que por sua vez conversam com vizinhos e assim vai disseminando está causa para sociedade. Aos poucos vamos conseguimos. Só não conseguimos se ficarmos parados”, estacou Rosineide Fernandes, de Nazaré da Mata.

O procurador de Ministério Público do Trabalho, Leonardo Mendonça, apresentou alguns dados e abordou um pouco da realidade do trabalho infantil. “Só em Pernambuco temos hoje 130 mil crianças trabalhando, estudos revelam que estas crianças terão mais dificuldades para estudar e consequentemente de serem inseridas no mercado de trabalho formal quando adultas por falta de qualificação. No caso da unidade prisional do Carandiru, foi feito um estudo que revelou que os detentos tinham trabalhado na infância. É um problema que precisa ser trabalhado de forma contínua. Temos uma grande desigualdade social”, enfatizou.

Os participantes receberam cartilha, história em quadrinhos e DVDs para trabalharem Erradicação do Trabalho Infantil nas escolas. Também foi entregue o regulamento do Prêmio MPT na Escola 2015, são quatro categorias: conto/ poesia; esquete teatral; pintura e música. As etapas serão: municipal, estadual e por fim nacional.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

O mundo da imaginação invade as escolas municipais

P1060395

P1060195

Oficinas e apresentações de contações de histórias fazem parte do projeto Contando e Encantando a Escola em Jaboatão dos Guararapes

“Jaboatão, Cidade Leitora”. Este é o tema do ano letivo de 2015 que será trabalhado através de estratégias diversas, como o projeto Contando e Encantando a Escola em Jaboatão dos Guararapes, desenvolvido pela Secretaria Executiva de Educação, pela professora, Drica Shinohara. O objetivo é, através da ludicidade, com brincadeiras e músicas, contar histórias para os estudantes estimulando o hábito da leitura contribuindo para a prática pedagógica.

Silva e Monteiro (2007), na pesquisa Contação de história: a importância do papel das narrativas lúdicas no ensino-aprendizagem concluíram que adolescentes e pré-adolescentes, quando expostos com regularidade à literatura, de uma forma lúdica, de modo geral, melhoram seu desempenho escolar. Realidade que pode ser colocada em prática com contação de histórias.

Em 2014, no segundo semestre o projeto teve início com Formação em Contação de Histórias para 25 professores readaptados que estão desempenhando função nas bibliotecas. Foram quatro encontros com duração de 4h, mais 4h de estudo em casa, totalizando 20 horas de aula. O mini curso, teórico e prático, com certificado foi para estes profissionais desenvolverem atividades nas bibliotecas das escolas municipais envolvendo os alunos.

De acordo com a professora responsável professora, Drica Shinohara, o projeto está numa nova etapa. “Estou visitando as Escolas que têm professores que participaram da formação. É uma forma de ver como está o desdobramento e estimular os educadores que tiverem interesse. Já fui nas Escolas Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro”, destacou.

Ainda em 2014 foram distribuídas Tendas do Desafio do Conhecimento para as sete regionais do município e 23 unidades de ensino. Com mais de 2 mil títulos, o material é utilizado de acordo com a necessidades nas comunidades e no Projeto Leitura nas Praças. Até o final deste mês de abril a ação irá passar nas seguintes escolas: Dr. José Queiroz, São Sebastião, Santo Amaro, Rural Elisabeth Menezes, Porto da Cidadania, José Rodovalho, Paulino Menelau, Ubaldino Figuerôa, Walfrido Coelho, Professora Raquel Gomes, Vereador Antônio Januário, Nossa Senhora de Fátima, Cemei Professora Simone Patrícia Ferreira da Silva.

Drica Shinohara- Pedagoga, contadora de histórias, brinquedista, escritora e especialista em ludicidade. Também neste mês de abril a escritora lança a sua oitava obra, A casa do senhor coelho. Trata-se de um conto de tradição oral, uma grande paixão da contadora. A ilustração é de Cayo Ogam.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Dia Mundial da Voz é celebrado em Jaboatão

IMG-20150409-WA0006

IMG-20150409-WA0003

Ações intersetoriais das Secretarias Executivas de Educação e Saúde movimentam a cidade em prol de cuidados com a voz

Como de costume, o município de Jaboatão dos Guararapes mobiliza a sociedade no mês de abril para chamar a atenção da importância dos cuidados com a voz. A data é em alusão ao dia 16 de abril, cujo se comemora o Dia Mundial da Voz. Este ano, a campanha Seja Amigo da Sua Voz, acontece entre os dias 06 e 17 e abril, em escolas municipais e em ações governamentais voltadas para a população em geral, como Prefeitura com Você e Balcão da Cidadania.

Durante este período serão feitas orientações, triagens e encaminhamentos para exames para as pessoas que tiverem alguma alteração detectada. Os exames de videolaringoscopia serão realizados no Hospital IMIP, Hospital do Câncer e Hospital Agamenon Magalhães. Já para tratamentos pós- exames os encaminhamentos serão para as Policlínicas Municipais e clínicas das universidades

A mobilização está sendo realizada pela Coordenação de Assistência à Saúde dos Profissionais da Educação (Caspe) e pelos profissionais dos, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), através do Programa Saúde na Escola. A ação também conta come estudantes voluntários da Unicap,UFPE e Funeso. Materiais educativos, maçãs e águas minerais são distribuídas.

“Vamos dar prioridade para escolas que não receberam a campanha em outros anos. Além de materiais educativos para os adultos também levamos gibis para os alunos, temos que trabalhar a conscientização com eles também. Esperamos atingir mais de 15 mil pessoas este ano, somando população, profissionais da educação e estudantes”, destacou a coordenadora de Assistência à Saúde dos Profissionais da Educação (Caspe), Ubirajane Oliveira.

Tendo em vista que a profissão de professor é uma das que mais são afetadas com problemas vocais, a partir de maio as formações dos professores da rede de Jaboatão dos Guararapes contarão com a temática de cuidados com a voz. Nos encontros serão abordados prevenção e tratamento, além de como utilizar equipamentos como o kit Voz distribuídos pela Secretaria Executiva De educação.

Atualmente a gestão municipal oferece tratamento fonoaudiológico e psicológico na Coordenação e Assistência a Saúde dos Profissionais de Educação (Caspe). O serviço disponibilizado pela Secretaria Executiva de Educação beneficia mais de 200 servidores mensalmente com atendimentos individuais ou/e em grupos.

CASPE

End. Rua José Nunes da Cunha – nº 4479, Candeias – Jaboatão dos Guararapes

Fone: 3469-3813

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Gestores escolares participam de colóquio com secretário

P1060752

Tarde com clima de bate-papo para discutir o responsável pela pasta Executiva de Educação, Francisco Amorim

“Estamos buscando aproximar a sociedade com a gestão da educação municipal através dos Programas Educação em Debate, Fórum de Pais e Pacto pela Educação. Mas ainda faltava ouvir os gestores escolares. Nesse sentido resolvemos fazer Colóquios para saber os que os gestores pensam e ouvir críticas e sugestões. Um novo formato de relacionamento, pois acompanhamos mais o macro devido ao tamanho do município”, com estas palavras o secretário Francisco Amorim iniciou o 1º Colóquio de 2015 com representantes das unidades de ensino da regional de Prazeres. O encontro aconteceu na Escola Municipal Cândida Maciel na última sexta (27/03) e também contou com a presença da gerente de Gestão Educacional, Selma Melo.

Entre os temas colocados em pauta estavam: eleição de gestores, atendimento na Secretaria Executiva de Educação e formato da gestão escolar. Por unanimidade o atual formato de dois gestores é aprovado, de acordo com os gestores não há uma hierarquia, todos têm a mesma responsabilidade e respondem pela escola na ausência do outro. “Nós gestores temos um horário muito complicado, principalmente se houver outra rede, Eu acho que deveria existir horário alternados na Secretaria para atender a gente na hora do almoço também”, foi a sugestão da gestora da Escola Nossa Senhora do Carmo, Karla Cavalcante.

P1060741

“Este momento é muito bom para os gestores, porque o secretário tem poucotempo e com os colóquios ele reserva este momento para nos receber e ouvir”, destacou Cely Bezerra da Escola Nossa Senhora do Carmo. “O colóquio é essencial. Aqui a gente coloca as nossas ideias, sem discussão. Muito bom também a gente unir as escolas da mesma regional. A postura imparcial do secretário também é muito positiva”, completou a outra gestora Karla Cavalcante.

Na ocasião foram escolhidas três pessoas para ficar responsável pelas discussões da regional de Prazeres: Karla Cavalcante (Escola Nossa Senhora do Carmo); Alba Sobreira Aretakis (Escola Vânia Laranjeira), e Zilma Marinho (Escola Luiz Lua Gonzaga).

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educação prorroga inscrições de seleção simplificada

Professores que tiverem interesse em concorrer às vagas poderão realizar a inscrição online até o próximo domingo (29/03)

As inscrições online da seleção simplificada para Professor 1 para o exercício do magistério no Programa de Correção de Fluxo Escolar – Projetos Se liga e Acelera Pernambuco, de Professor 2, licenciados para o ensino da disciplina de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental do 6º (sexto) ao 9º (nono) ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA, Módulos IV e V, foram prorrogadas para o próximo domingo dia (29/03).

As outras datas do cronograma não foram alteradas, portanto a entrega presencial da documentação é nos dias 30 e 31 de março, das 8h às14h na sede da Secretaria Executiva de Educação, situada na Rua Antônio Ferreira Campos, 2718- Candeias/Jaboatão dos Guararapes. A contratação é de 12 meses podendo ser renovada por igual período. O Edital 02/2015 e as inscrições estão disponíveis no portal http://see.jaboatao.pe.gov.br/ESL.html

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Educação abre seleção simplificada para professor

São seis vagas para professor temporário para as áreas de língua inglesa e para programa de correção de fluxo

Com o objetivo de oferecer cada vez mais um serviço de qualidade na educação municipal a Secretaria Executiva de Educação abriu seleção simplificada visando à contratação temporária de Professor 1 para o exercício do magistério no Programa de Correção de Fluxo Escolar – Projetos Se liga e Acelera Pernambuco, de Professor 2, licenciados para o ensino da disciplina de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental do 6º (sexto) ao 9º (nono) ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA, Módulos IV e V. As inscrições são online no endereço http://see.jaboatao.pe.gov.br/ nos dias 26 e 27 de maço.

A entrega dos documentos será nos dias 30 e 31 e março, das 8h Às14h na sede da Secretaria Executiva de Educação, situada na Rua Antônio Ferreira Campos, 2718- Candeias/Jaboatão dos Guararapes. A contratação é de 12 meses com podendo ser renovada por igual período. Para saber mais o edital está disponível no portal http://see.jaboatao.pe.gov.br/ESL.html, as inscrições podem ser feitas no mesmo endereço.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Comunidade de Jardim Prazeres recebe Fórum de Pais

P1060720

P1060722

Responsáveis por estudantes de cinco escolas municipais da microrregional debateram sobre segurança nas unidades de ensino

Policiais militares, guardas municipais e delegados participaram do Fórum de Pais, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Maria de Fátima da Silva, em Jardim Prazeres, na manhã de hoje (24/03). O encontro foi direcionado à segurança nas escolas os palestrantes informaram como funcionam cada órgão e como a população pode contribuir, além de tirar as dúvidas dos responsáveis por estudantes de cinco escolas da localidade. A temática trabalhando foi escolhida pelos próprios moradores da comunidade, através do programa Educação em Debate que aconteceu no início do mês de março. A reunião contou com mais de cem participantes.

A Secretaria de Desenvolvimento e Mobilização Social, através da Executiva de Educação, vem realizando o Fórum de Pais com a proposta de reunir os responsáveis por microrregionais, ampliando a participação e o empoderamento social. “Os pais devem saber os horários da escola de seus filhos, o caminho que eles fazem, com quem eles andam e os locais que costumam brincar. É fundamental um diálogo com os filhos, a participação na vida deles e ensinar que a Polícia é parceira. Seus filhos têm que confiar em vocês”, destacou o Major Renan da Polícia Militar.

O delegado Ricardo Silveira da DHPP também levou a sua contribuição á reunião. “Aqui é uma comunidade carente que precisa de mais atenção. É um lugar onde as pessoas querem o melhor para o seu filho, que não querem que eles entrem para criminalidade. E podemos ter atitudes que põem mudar a vida dos nossos filhos. Tem muita gente que quer ser parceira da polícia e não sabe como, em outra de legacia que trabalhei consegui grandes mudanças através de um canal com a população. Muita gente não sabe o telefone da polícia, não sabe que a denúncia pode ser anônima e El alguns casos não são bem recebidos nas delegacias. Mas vamos deixar aqui os contatos para que vocês possam ajudar a gente”, enfatizou. O delegado Breno Varejão, o major Cláudio da Polícia Militar e inspetor Barros da Guarda Municipal também participaram da reunião.

“Temos que nos informar e nos unir para construir a paz que queremos ter em nosso município”, reforçou o responsável pelo Fórum da Secretaria Executiva de Educação, Ednário Lopes. A mãe Rosineide da Silva aprovou a iniciativa. “É bom a gente saber como pode ajudar. Gostei de tudo, principalmente a fala sobre a paz. Apesar de meu filho ter apenas 5 anos converso muito com ele, educo”, disse.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados